Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Curso de Psicologia é bom? Saiba tudo sobre a profissão!

Curso de Psicologia é bom? Saiba tudo sobre a profissão!

Curso de Psicologia é bom? Saiba tudo sobre a profissão!
Teste de Carreiras Gratuito

Se você entrou nesta página porque está pensando na carreira em Psicologia como uma opção de um futuro profissional e se se o curso de Psicologia é bom, você veio ao lugar certo. Neste artigo, você vai entender mais sobre a área, como funciona a faculdade e a expectativa para o mercado de trabalho nos próximos anos.

Confira mais a partir dos próximos tópicos:
– O curso de Psicologia é bom?
– Por que fazer curso de Psicologia?
– Um psicólogo ganha quanto?
– Curso de Psicologia é bom para mim?

Boa leitura!

O curso de Psicologia é bom?

Para se formar em Psicologia, você terá que trilhar um caminho amplo e cheio de descobertas.

São 5 anos de estudos, divididos entre 10 períodos de curso. O foco da aprendizagem gira em torno das ações humanas e contextos sociais, a partir de conceitos teóricos, técnicos e práticos.

A grade curricular conta com matérias teóricas de conhecimentos diversos sobre a sociedade, psique humana, saúde e história em contextos político-sociais.

Dessa forma, durante a faculdade de Psicologia o aluno deve se preparar para muitas leituras interessantes, informações pouco conhecidas e discussões incríveis na sala de aula.

Durante o curso, o aluno é convidado a procurar, analisar, refletir, questionar e entender diversos aspectos da vida humana e convivência social.

Aos curiosos que gostam de desbravar novos universos e descobrir coisas novas, o curso pode ser uma diversão à parte.
Entre as matérias passadas nesses primeiros anos de curso, podemos destacar os conteúdos de Psicologia e Desenvolvimento Humano, Antropologia e Teorias Comportamentais.

Por outro lado, conforme os períodos do curso vão passando, surgem as matérias mais práticas como Avaliação Psicológica e Prática de Extensão Interdisciplinar.

Nestes casos, o aluno é convidado a praticar os conhecimentos colhidos ao longo das aulas teóricas e já começa a entender a realidade profissional.

Nesse sentido, a grade do curso de Psicologia ainda conta com um extenso período de estágio que duram do meio até o final do curso.

Os estágios são sempre supervisionados por professores especialistas que acompanham o serviço de perto e servem como um meio de orientação para os alunos.

Entretanto, neste momento, os alunos de Psicologia já podem praticar a profissão e aprender durante os atendimentos reais, como se já fossem profissionais.

Dessa forma, a faculdade de Psicologia proporciona um conhecimento teórico rico e um período prático bem no estilo “mãos na massa”, possibilitando uma formação completa e preparando o profissional para uma carreira de sucesso.

Se você é uma pessoa que gosta de ler, descobrir coisas novas e fazer a diferença na vida das pessoas, a Psicologia é uma ótima opção de profissão para você!

Se você deseja iniciar uma faculdade de Psicologia e ter uma carreira de sucesso, é essencial escolher uma faculdade que ofereça um bom corpo docente, com professores especialistas nos assuntos do curso.

Além disso, a infraestrutura é essencial, afinal, a biblioteca e os laboratórios serão seus melhores amigos ao longo dos estudos.

Do mesmo modo, estudar em uma instituição que tenha projetos extracurriculares como pesquisas, grupos de estudos e estágios ou monitorias também fará total diferença na sua formação profissional, possibilitando mais capacitação e desenvolvimento.

Estes detalhes podem parecer pequenos, mas a escolha da faculdade certa (ou não) será crucial na sua qualidade como profissional.

Para te ajudar nesse processo desafiador, confira o nosso artigo: Como escolher a faculdade ideal.

Por que fazer curso de Psicologia?

No momento em que você se questionar “Por que fazer curso de Psicologia?”, pense que o primeiro passo é entender o que você realmente quer.

A escolha da profissão pode parecer difícil, mas todos nós passamos por isso e não é nenhuma missão impossível, então fique tranquilo!

Preparamos um pequeno tutorial para você se dar bem. Confira!

Possibilidades de Carreiras

O primeiro passo é separar o “Top 3” dos cursos que gostaria de fazer. Em seguida, consulte um Teste de Carreiras.

Se precisar de mais orientações para essa etapa, você pode conferir tudo no artigo Confuso sobre qual profissão seguir? Teste de carreiras pode te ajudar a tomar essa decisão.

De forma geral, é bem prático, além de ser on-line e gratuito. Você só precisa responder algumas questões pessoais e, por fim, receberá uma análise psicológica do seu perfil profissional.

O Teste de Carreiras ainda irá apontar opções de carreiras ideias para você e mais informações sobre cada uma delas.

Agora que você tem essas informações em mãos, basta identificar qual profissão traz aspectos que você mais goste.

As melhores faculdades

Outra opção muito utilizada para escolher uma carreira, é identificar a melhor instituição para sua formação profissional.
Por exemplo, se você já escolheu a Psicologia como uma profissão ideal para você, fique de olho em qual lugar oferece o melhor ensino, infraestrutura e abertura para o mercado.

Consulte o site Melhores Faculdades para ver as melhores pontuações no MEC. O órgão faz avaliações periódicas para identificar a qualidade do ensino oferecido, estrutura e demais detalhes essenciais para uma formação completa.

Pesquisa

Sendo o método mais comum e mais eficiente, a pesquisa não pode faltar no seu processo de escolha.

Coloque o nome do curso ou do curso com o nome da instituição no Google e veja as informações que surgem.

Uma dica é pesquisar profundamente cada detalhe, entrar em contato, procurar experiências de quem está estudando e também de quem já se formou.

A troca de informações vai te ajudar a entender as qualidades, especificidades e possíveis lados negativos da carreira.
Dessa forma, você terá uma visão mais realista, evitando decepções e com a consciência que não está vacilando, mas sim, escolhendo o que acha melhor para você.

A carreira para o curso de Psicologia é boa?

Por último, se você já está certo que vai seguir a carreira na Psicologia, agora é o momento de saber cada detalhe da profissão.

Tão importante quanto escolher a profissão e a instituição de ensino para sua formação, também é indispensável pensar a longo prazo.

Ou seja, na carreira. Entenda como está o mercado de trabalho, quais são as principais oportunidades de emprego e onde elas estão, bem como, tudo que você precisa fazer ou aprender para se dar bem no futuro.

Além disso, neste momento você também já pode começar a procurar as possibilidades de especializações e segmentos de atuação no mercado de trabalho. Onde e com o que você quer atuar após a formação?

Afinal, cada profissão possui opções diferentes de áreas para atuação, ou seja, com o curso de Psicologia, é possível trabalhar em diferentes segmentos e locais.

Após descobrir quais são as opções e identificar a que melhor se encaixa com seu perfil, você poderá ter um visão geral das suas possibilidades de carreira e se é isso que você realmente deseja fazer.

Pronto! Por fim, você estará pronto para começar sua faculdade de Psicologia e conquistar uma carreira de sucesso no ramo.

Em conclusão, pesquise, converse, procure e analise cada detalhe antes de tomar uma decisão sobre seu curso. Você vai arrasar!

Um psicólogo ganha quanto?

O mercado de trabalho para o Psicólogo vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade moderna, já que nos últimos anos vivemos o aumento das doenças mentais.

Apesar de ser um dado preocupante, atualmente temos profissionais ainda mais preparados e engajados na busca por soluções, entre eles, o psicólogo.

Dessa forma, a procura por psicólogos tende a aumentar cada vez mais e o mercado de trabalho para este profissional segue a todo vapor no Brasil e no mundo.

Atualmente, um psicólogo ganha uma média salarial inicial de R$2.965 durante os primeiros anos de carreira. Entretanto, a remuneração e o estilo de vida adotado pelo psicólogo vai depender muito da sua escolha de especialização e segmento de atuação para a carreira podendo chegar a mais de R$10.000,00.

Ou seja, como já falamos no item anterior, é importante avaliar essas possibilidades desde o momento da escolha de profissão, antes de entrar na faculdade, para entender se atende seus objetivos de vida.

Ao longo do curso de Psicologia, o segredo é explorar seus conhecimentos, conversas com professores, profissionais reconhecidos e participar de estágios e projetos.

Especializações e Carreiras

Por se tratar de uma formação de Bacharelado, o curso de Psicologia é bem generalista e prepara o estudante para trabalhar em diversas áreas, inclusive naquelas que muitos não sabem que um psicólogo pode trabalhar.

Por exemplo, nos setores de Recursos Humanos, Marketing, Consultoria de Carreiras e Análises Comportamentais para os mais diversos públicos e objetivos, entre outros.

De forma geral, são muitas opções disponíveis para um psicólogo trabalhar. As mais comuns atualmente são: Clínica, Hospitalar, Carreiras, Psicopedagogia e Jurídica.

Já quando falamos em locais de trabalho, a diversidade também é um destaque. Um psicólogo encontra trabalho em clínicas, hospitais, empresas privadas, concursos públicos, escolas, ONG’s, agências de emprego e centros de reabilitação.
Por outro lado, uma opção muito comum também é abrir o próprio negócio.

Alguns profissionais optam por ter a própria clínica para prestação de atendimento psicológico com pacientes ou oferecer consultorias particulares para pessoas e empresas.

O leque de opções é extenso e cheio de possibilidades, cabe ao profissional identificar qual é a melhor área que poderá atender seus objetivos e talentos da melhor forma possível.

Curso de Psicologia é bom para mim?

Bom, a única pessoa capaz de responder a esta pergunta é você mesmo, mas temos algumas dicas para não vacilar e acertar em cheio na sua escolha!

Primeiro, atente-se aos detalhes do curso. Ele tem a ver com você? O que você mais gosta no curso de Psicologia? O que menos gosta? O que pesa mais entre lados positivos e negativos? Você consegue se imaginar trabalhando como psicólogo?
Primeiramente, estes questionamentos devem ser feitos e respondidos por você.

Após esta etapa, pense em outros detalhes mais práticos, como por exemplo: Eu gostaria de estudar essa grade curricular? Posso dedicar 5 anos aos estudos? Posso pagar pela faculdade? A instituição escolhida tem bolsas e financiamentos para me ajudar?

Por último, o foco é no seu futuro. Onde eu quero estar daqui 5 anos? O salário de um psicólogo me atende? Estarei satisfeito com essa carreira?

Após finalizar essa reflexão e identificar todas as informações que falamos ao longo do artigo, você estará pronto para fazer a escolha certa.

Caso já tenha decidido pela faculdade de Psicologia, aproveite para começar esse sonho agora! A Multivix está com inscrições abertas para o vestibular 2021, saiba mais.

Saiba tudo sobre bolsa de estudo, financiamento estudantil e descontos.