Confira a classificação oficial do Processo Seletivo 2019 de Medicina.
Classificação individual Classificados para 2ª etapa

O que se estuda na faculdade de Arquitetura e Urbanismo

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo chama a atenção tanto de quem tem uma veia artística quanto de quem curte a parte mais relacionada às Ciências Exatas. O que pode parecer uma contradição, mas essa interdisciplinaridade é justamente a característica mais marcante desta carreira.

As disciplinas básicas do curso incluem aulas de desenho, história, informática e cálculo. Além das práticas em elaboração de projetos, nas quais o aluno integra todos esses conhecimentos. E é a aparente contradição de temas que dita como é estudar Arquitetura e Urbanismo, uma real mescla de saberes.

Que tal conhecer um pouco mais a fundo a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo? Continue lendo o post e entenda melhor o que você aprende no curso e como esses conhecimentos são aplicados na prática da profissão. Acompanhe!

A técnica e a tecnologia em Arquitetura e Urbanismo

Uma imagem muito comum nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo é de um aluno carregando sua pasta A3 ou um tubo extensível. Esse estudante também deve ter uma coleção de lápis e lapiseiras, assim como réguas de todo tipo e uma boa variedade gramaturas de papel.

Esses são alguns exemplos de materiais utilizados no curso de Arquitetura e Urbanismo. Eles representam bem a parte mais técnica da grade curricular, como as disciplinas de Desenho Arquitetônico e Geometria Descritiva. São nelas que o aluno aprende a fazer representações para projetos.

Agora, não esqueça de incluir um bom computador na sua imagem do aluno. Mesmo que não seja o caso de uma faculdade de Arquitetura a distância, o estudante utiliza essa ferramenta nas aulas de Computação Gráfica. Elas servem para a elaboração de modelos em 3D, maquetes, plantas e projetos em geral.

Referências e recursos arquitetônicos

Outra expectativa sobre o profissional da área é que ele conheça a história da cidade e as influências artísticas de seu conjunto arquitetônico. Essa visão também é bastante pertinente, pois a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo realmente contempla esses temas.

O aluno do curso estuda sobre História da Arquitetura e História da Arte. Essas disciplinas oferecem as bases artísticas que o futuro profissional irá utilizar para desenvolver seu próprio estilo. Além disso, essas matérias são importantes para apresentar ao estudante as possibilidades de uso de materiais.

A formação contempla em diversos momentos os Materiais de Construção, suas características, aplicações e limitações de uso. Esse é um bom exemplo de como arte e técnica relacionam-se nessa área: como utilizar elementos estéticos preservando a viabilidade do projeto e vice-versa.

Prática e profissão

Toda a grade curricular da formação em Arquitetura e Urbanismo é voltada às capacidades que o profissional precisa ter para dominar as demandas do mercado. No entanto, essa vivência ocorre de forma mais direta nas disciplinas de Projeto Integrado, a qual contempla Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

É nessas matérias que o aluno irá desenvolver trabalhos práticos para desenvolver sua habilidade multidisciplinar. Em outras palavras, como utilizar ferramentas e conceitos técnicos adaptando-se aos requisitos artísticos e sociais de um projeto específico.

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é tecnicamente exigente, mas prepara um profissional que sabe projeta obras de arte para morar e usufruir. É uma excelente escolha de curso para quem procura mesclar conhecimentos e trazer mais beleza e funcionalidade as cidades.

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo e compartilhe o post com seus amigos conhecerem também!

Baixe o e-book de curso!