O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, reunindo mais de 930 milhões de usuários ativos.
Quando o assunto são empresas, mais de 58 milhões de organizações marcam presença na rede social, sendo que 77% dos recrutadores também estão por lá.
Talvez seja por isso que, a cada minuto, 8 pessoas sejam contratadas através da plataforma.
Esses números são realmente surpreendentes, não?
E é justamente por isso que o LinkedIn vem crescendo a passos largos nos últimos anos, sendo uma importante ferramenta de networking e busca de empregos.
Se você está procurando trabalho, talvez a sua oportunidade de ouro esteja te esperando por lá. Mas, para não perder nenhuma chance, é fundamental marcar uma boa presença no LinkedIn.
Continue a leitura e saiba como se destacar!
Otimizando seu perfil no LinkedIn para encontrar trabalho
O ponto de partida para fazer do LinkedIn uma ferramenta incrível para encontrar oportunidades de trabalho é ter um perfil profissional bem construído na rede.
Nesse sentido, mais do que preencher cada campo com suas informações, você deve usar palavras-chave que possam ser usadas por recrutadores em suas buscas.
Por exemplo: se você cursa graduação em marketing digital e está em busca de uma posição nessa área, convém usar termos relacionados, como:
- social media
- automação de marketing
- criação de landing pages
- marketing estratégico
Obviamente, só liste aquelas atividades que você já aprendeu ou nas quais tem alguma experiência. Assim, no momento da entrevista, passará mais segurança ao recrutador.
Construa um bom networking no LinkedIn
Depois de criar seu perfil e otimizá-lo, o segundo passo para que o LinkedIn te ajude a encontrar trabalho é conectar-se com as pessoas certas.
Comece seguindo aquelas empresas nas quais você gostaria de trabalhar. Geralmente, elas divulgam vagas em suas páginas corporativas.
Encontre pessoas que trabalham nessas empresas e envie um convite de conexão. Para tanto, apresente-se brevemente.
Lembre-se que o networking vai além de se conectar com pessoas interessantes. Você precisa se manter no radar das pessoas.
E como fazer isso? Interagindo nas publicações dessas pessoas, emitindo opiniões ponderadas e embasadas com argumentos e fatos.
Você também deve compartilhar temas interessantes, escritos por você ou que você tenha lido em algum lugar. Certifique-se sempre de que as fontes são confiáveis!
Aplique para as vagas certas
A cada segundo, são feitas 101 candidaturas para vagas disponibilizadas no LinkedIn. Isso corresponde a mais de 6 mil aplicações por minuto.
Embora pareça atraente aplicar para todas as vagas disponíveis, o ideal é que você se candidate apenas para aquelas para as quais sente que tem preparo.
Essa atitude poupa o seu tempo e o tempo dos recrutadores. Além disso, demonstra responsabilidade e respeito para com a empresa que está em busca de determinado perfil profissional.
Caso você queira muito trabalhar em determinado lugar, mas não tenha nenhuma vaga disponível na sua área, entre em contato com o setor de recursos humanos e envie seu currículo mesmo assim.
Aproveite para fazer uma breve apresentação, dizendo o porquê de querer trabalhar na empresa e como acredita que pode contribuir.
Deixe que as pessoas saibam que você está procurando emprego
Com certeza você já ouviu a frase “quem tem boca vai à Roma”, certo?
Quando se trata de encontrar trabalho no LinkedIn, isso se aplica perfeitamente.
Em outras palavras, se você não disser às pessoas que está em busca de trabalho, pode perder grandes oportunidades.
E sabe por quê? Porque as empresas estão, cada vez mais, investindo em programas de indicação. Ou seja, existem vagas que sequer chegam a ser anunciadas publicamente.
Nesse sentido, quanto mais pessoas souberem que você está em busca de oportunidades, melhor. Assim, você pode obter indicações preciosas para entrevistas de emprego e sair à frente das centenas de pessoas que também estão tentando encontrar trabalho no LinkedIn.
Use o storytelling para vender suas ideias
Storytelling é uma técnica de narrativa que ajuda a construir conexões verdadeiras com as pessoas, gerando mais engajamento e identificação.
Essa técnica é tão poderosa que os roteiristas de Hollywood a usam para criar roteiros incríveis, como O Senhor dos Anéis e Titanic, por exemplo.
E a boa notícia é que, ao dominar a arte do storytelling, você pode contar a sua própria história de uma forma interessante, que chame a atenção dos recrutadores.
Além disso, pode usá-la para criar posts incríveis nas redes sociais, atraindo mais seguidores e ampliando sua visibilidade para que outras pessoas te encontrem.
Obtenha recomendações de pessoas-chave
O LinkedIn permite que outras pessoas deixem depoimentos sobre você na rede social, o que contribui para aumentar sua autoridade online.
Quanto mais recomendações sinceras e positivas você tiver, mais confiança as empresas terão em te contratar.
Nesse sentido, peça que professores, colegas de faculdade ou mesmo colegas de trabalho deixem depoimentos para você.
Faça a mesma gentileza para eles, deixando seu feedback também. Assim, você vai construindo uma rede de contatos mais próxima e conectada entre si.
Compartilhe suas conquistas
Nossa última dica de hoje para que você aproveite todo o potencial do LinkedIn para encontrar trabalho, é: compartilhe suas conquistas.
Fez matrícula na faculdade? Compartilhe. Acabou de apresentar um projeto que foi um sucesso? Compartilhe.
Mostre a sua proatividade e o quanto você está investindo na sua carreira. As empresas valorizam pessoas com um perfil de lifelong learners.
Depois que estiver tudo ok com seu perfil no LinkedIn, lembre-se de se preparar para a entrevista de emprego!