Será que vale a pena estudar jogos digitais? Se você acredita no seu talento, é apaixonado por games, tem muitas ideias e é uma pessoa muito criativa, ser um desenvolvedor de jogos digitais representa uma incrível oportunidade profissional.
Até mesmo porque, como é muito comum em outras carreiras de tecnologia da informação (TI), as empresas têm dificuldades de preencher suas vagas por falta de profissionais qualificados.
E não estamos falando somente de vagas no Brasil.
O mundo todo enfrenta a falta de desenvolvedores de jogos, com uma pesquisa indicando que praticamente um terço das empresas afirma ter dificuldades de encontrar e reter talentos nesse setor.
Resumindo, se você curte a ideia de estudar jogos digitais e já viu que não vão faltar oportunidades de trabalho, só dá pra entender que estudar jogos digitais é uma excelente ideia.
Temos mais pra te contar sobre o mercado de trabalho de jogos digitais ainda neste post.
Siga conosco, confira as principais inovações dessa área e tenha mais certeza ainda de que o seu futuro está mais do que garantido!
Inovações no setor de Jogos Digitais
Um segmento altamente inovador, os de jogos digitais não para de surpreender. Dá só uma olhada no que você pode fazer quando cursar essa carreira.
#01 Realidade Virtual (RV) em Games
Os games de RV criaram uma perspectiva completamente nova na forma como experimentamos um software.
Os jogadores mergulham em realidades alternativas nas quais podem lutar contra invasores de outro planeta, lutar na idade média ou tentar sobreviver ao apocalipse.
O melhor, tudo em primeira pessoa e com ares de vivenciar toda a experiência como se fosse na própria pele. Algo assim só virou realidade por causa dos avançados hardwares e processadores gráficos super potentes dos óculos de RV.
Grandes nomes como Meta, Google e a Apple fazem parte dos grandes players mundiais que apostam no desenvolvimento de jogos de RV. A tecnologia RV ainda é cara, mas a tendência é que fique mais em conta nos próximos anos, ampliando este mercado.
Os egressos de Jogos Digitais que vão para essa área ainda encontram oportunidades não só nos games, como também em treinamentos e no setor de educação.
#02 Inteligência Artificial (IA)
Hoje em dia, a IA está em tudo. O campo da Inteligência Artificial se desenvolveu e expandiu também para o mundo dos jogos, onde é capaz de criar experiências únicas.
Com algoritmos de IA, os criadores de jogos podem desenvolver personagens que aprendem com o tempo e se comportam de forma muito parecida a nós, pessoas.
Os NPCs (Non-player Characters), ou personagens não-jogáveis dos games, agora podem tomar decisões e mudar a forma como atuam, de acordo como os jogadores se comportam.
Ou seja, esqueça das manhas que alguém tinha para passar de fase. A IA adaptativa transforma o jogo de forma dinâmica, criando verdadeiras experiências personalizadas para todos os perfis de jogadores.
A expectativa é de que 50% dos jogos terão suporte para IA em aproximadamente 5 anos. Isso é muito mais do que os 5% da atualidade e vai criar muitas oportunidades de trabalho para quem se formar em Jogos Digitais.
#03 Jogos de Metaverso
Os jogos de metaverso estão com tudo. Companhias como a Ediiie são um bom exemplo de empreendimento que aposta todas as suas fichas em serviços e soluções para metaverse games.
A expectativa é de que, até 2027, o mercado global de jogos digitais de metaverso atinja a cifra de quase 800 bilhões de dólares.
Com os óculos de RV, que citamos antes, os jogos de metaverso se tornam mais imersivos. Além disso, rodam em outros dispositivos e oferecem uma experiência mais envolvente do que a dos jogos tradicionais.
Os jogadores podem criar seus personagens (avatares), escolher explorar diferentes mundos ou interagir com outros jogadores, tudo em tempo real.
Jogos de metaverso também estão muito associados a outra inovação tecnológica, as blockchains. Atualmente, os 3 mais famosos rodam sobre cadeias de blocos.
#04 Blockchain Games
E já que a gente falou de redes de blocos, que tal falar de uma das maiores inovações do mundo de hoje? Os jogos digitais descentralizados chegaram para ficar e oferecem muitas oportunidades de trabalho.
Um mercado que deve atingir mais de 65 bilhões de dólares até 2027 e que também está sofrendo com a falta de talentos.
Aliás, essa falta é tanta que, segundo um meio especializado em games, a própria indústria dos games só não avança mais rápido pela falta de profissionais.
Nos games blockchain, encontramos modalidades como os play-to-earn, o desenvolvimento de games NFT, de jogos do Metaverso, da Web3, Cassinos, jogos Move-to-earn, RPG, Fitness, e uma infinidade de outras opções.
A nível global, falando de quem desenvolve Jogos Digitais, cerca de 27% dos programadores estão interessados em aprender ou trabalhar em games de blockchain.
O mercado de trabalho e suas carreiras
O crescimento das áreas que você conheceu acima é compartilhado por outros segmentos do mercado de trabalho em jogos digitais. Além dos segmentos mais inovadores, você também pode atuar nas seguintes carreiras.
- Game Designer: faça parte de todas as etapas de desenvolvimento de um jogo, da modelagem até o lançamento, passando por ambientação e criação de personagens. Salário médio no Brasil: R$ 9.000,00.
- Desenvolvedor independente: além de trabalhar como freelancer, você também pode montar seu próprio estúdio de jogos digitais. Com plataformas como a Unreal Engine, você pode criar jogos incríveis.
- Roteirista: a história dos games é tão importante quanto suas linhas de códigos. Como roteirista, você cuida do enredo, dos diálogos, efeitos, entre outros aspectos. O salário pode chegar a R$ 12.000,00.
- Game tester: atue também avaliando jogos, procurando por falhas e sugerindo melhorias. Game testers chegam a ganhar quase mil reais por protótipos jogados.
Como você viu, não faltam oportunidades no mundo dos jogos digitais para se forma em Jogos Digitais. Com uma formação de excelência, você sai apto para atuar em qualquer fase ou tipo de desenvolvimento de games.
Quer saber mais sobre esse curso? Acesse nossa página e confira!