• Blog
  • Faculdade de Letras: 7 carreiras para além da sala de aula

Faculdade de Letras: 7 carreiras para além da sala de aula

Faculdade de Letras: 7 carreiras para além da sala de aula

Se você alguma vez já se perguntou “o que faz uma pessoa de Letras” e não conseguiu encontrar outra resposta senão “ministrar aulas”, chegou a hora de desmistificar essa carreira.

Embora a faculdade de Letras tenha sim um viés bastante focado no ensino da língua portuguesa, esta não é uma carreira somente para quem deseja adentrar as salas de aula.

Continue a leitura e saiba o que te aguarda na graduação em Letras!

Origem da faculdade de Letras

A invenção da escrita pelos mesopotâmicos foi uma importante ferramenta de evolução para a humanidade. A partir dos registros do cotidiano, pôde-se transmitir o conhecimento de uma civilização a outra, levando ao fortalecimento de culturas, ao surgimento do estudo da História e, claro, ao desenvolvimento de textos de cunho literário, por exemplo.

Além disso, a escrita se tornou uma das mais importantes formas de comunicação do ser humano. Mas, para que isso fosse possível, havia a necessidade de se sistematizar essa forma de comunicação, para que todas as pessoas de uma mesma cultura compartilhassem do mesmo entendimento sobre o que estava sendo comunicado.

Foi quando os primeiros sistemas de escrita, como o sânscrito e o copta, surgiram nas regiões do Vale do Indo e Egito, respectivamente.

De lá para cá, muita coisa mudou. Mas algo que permanece no campo da linguística é a necessidade de compreendermos em profundidade um idioma ou língua para que possamos nos expressar adequadamente em uma determinada cultura.

E a faculdade de Letras prepara o estudante exatamente para essa missão: ter o conhecimento completo de um sistema linguístico para poder comunicar ideias, pensamentos, sentimentos, projetos e tudo o mais que a mente humana possa criar, de forma clara e objetiva.

Quais são as vantagens de estudar Letras na faculdade?

O estudo de um idioma permite que você aprenda a ler, escrever e se comunicar de forma clara e objetiva, transmitindo ideias e pensamentos de forma que outras pessoas compreendam aquilo que você quer dizer.

Portanto, um verdadeiro mundo de oportunidades se abre para quem se forma na faculdade de Letras. Vamos a algumas delas:

Saber se expressar e comunicar com qualidade

Este é um dos maiores benefícios da faculdade de Letras, pois a comunicação e a expressão são requisitos básicos para qualquer outra profissão. Não à toa, durante todos os nossos anos escolares, temos a disciplina de língua portuguesa.

Só para você ter uma ideia, a língua portuguesa tem em torno de 300 mil palavras. E uma pessoa muito culta usa aproximadamente 5 mil durante a sua vida. Ou seja, usa apenas 1,66% de todo o vocabulário que temos disponível.

Adquirir conhecimento com mais facilidade

Ter domínio da língua portuguesa — ou de qualquer outro idioma — nos permite adquirir conhecimento com mais facilidade. E o motivo disso está na análise e interpretação de textos, uma das disciplinas mais importantes dentro da graduação em Letras.

A análise e interpretação de textos nos ajuda a desenvolver a nossa capacidade crítica, além de facilitar na hora de ler ou ouvir qualquer tipo de conteúdo que estejamos aprendendo e reter o conhecimento.

Abrir-se para novas culturas

Em um país de proporções continentais como o Brasil, é praticamente impossível conhecermos as nuances culturais de cada região.

Mas, no curso de Letras, você tem acesso às escolas literárias, entra em contato com autores que retrataram os diferentes períodos históricos do país, tem acesso a diferentes estilos de escrita…

Tudo isso contribui para que você aumente o seu repertório cultural, desenvolvendo maior habilidade de adaptação a novas culturas.

Quais carreiras uma pessoa formada em Letras pode seguir?

O mercado de trabalho para quem se torna profissional de Letras é amplo e guarda segredos que nem todo mundo conhece. Confira as oportunidades que te esperam:

1. Escrever livros

Sim! Quem tem o sonho de escrever um livro e ganhar o hall da fama dos mais lidos no mundo deveria começar fazendo uma faculdade de Letras.

O motivo é simples: com uma formação ampla, você ganha a capacidade de escrever com mais propriedade, diversifica o seu vocabulário e não tem dificuldades de expressar suas ideias em forma de texto.

2. Criar roteiros

Outra possibilidade de atuação para quem faz faculdade de Letras é criar roteiros, seja para filmes, peças de teatro ou mesmo vídeos do YouTube. Aliás, com a ascensão da carreira dos youtubers, a necessidade de criação de roteiros para essa plataforma também aumentou bastante. E sabe qual é a boa notícia? Tem pouca gente especializada nessa área.

3. Produzir conteúdos para a web

Mesmo com a aparição de tecnologias como o ChatGPT e outras plataformas de criação de conteúdo com inteligência artificial, a profissão de redator continua em alta.

E o motivo é simples: a tecnologia ainda não é capaz de humanizar um texto a ponto de se conectar emocionalmente com quem está lendo. Além disso, plataformas como o Google já estão preparadas para barrar o posicionamento orgânico de textos criados via IA.

4. Fazer crítica literária

Já pensou ler o maior número de livros possível e ainda receber dinheiro para falar dessas obras? Este é o papel da pessoa que faz críticas literárias.

E adivinha quem tem mais chances de atuar neste mercado? Justamente quem faz faculdade de Letras. Isso porque, durante a graduação, você tem disciplinas que te habilitam a conhecer os diversos estilos literários e desenvolver a sua capacidade crítica.

5. Edição de livros

Outra possibilidade de carreira para quem faz graduação em Letras é atuar na indústria editorial.

Diferentemente da pessoa que escreve livros, quem os edita trabalha no refinamento do texto, para que ele se torne mais envolvente e tenha a capacidade de se conectar realmente com o público.

6. Revisão de textos

Na esteira da indústria editorial, ainda temos a figura da pessoa que revisa os textos. E não há ninguém melhor do que uma pessoa formada em Letras para realizar este trabalho, já que ele exige um profundo conhecimento gramatical da língua.

7. Tradução

Nossa sétima e última dica de carreira para quem faz faculdade de Letras é a tradução. O detalhe aqui é que, além de dominar a língua portuguesa, você também precisa dominar outro idioma, seja o inglês, francês, espanhol, alemão…

Opções não faltam. Há, inclusive, pessoas que fazem trabalhos de tradução de línguas antigas, como o sânscrito, o grego ou copta, por exemplo.

Gostou de conhecer mais a respeito das oportunidades que a faculdade de Letras te traz? Então aproveite e conheça a graduação em Letras da Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!