• Blog
  • O que é psicopedagogia e por que ela é o futuro da educação?

O que é psicopedagogia e por que ela é o futuro da educação?

O que é psicopedagogia e por que ela é o futuro da educação?

A partir do momento em que a criança nasce, ela começa a aprender. Engatinhar, andar, falar, brincar… são ações que, na visão de um adulto, são naturais. Mas esquecemos que elas também fazem parte de um processo de aprendizado, isto é, de assimilação de conhecimento.

Quando ingressa na escola, esse processo de assimilação de conhecimento se torna ainda mais intenso, pois a criança é estimulada de várias maneiras. Algo que vai permanecer por toda a vida dela, independentemente do seu nível de estudos.

Neste processo de aprendizado contínuo, a pessoa é influenciada por fatores internos e externos, psicológicos e pedagógicos. E são justamente esses fatores que são o alvo da psicopedagogia, um campo de estudos que une psicologia e pedagogia.

Continue a leitura e entenda o que é psicopedagogia e por que ela é o futuro da educação!

O que é psicopedagogia?

O termo psicopedagogia se refere ao campo de estudos que une psicologia e pedagogia para investigar a relação entre o aprendizado e a mente do ser humano, buscando formas de melhorar o processo de assimilação de conhecimento das pessoas.

Embora vejamos a psicopedagogia mais ativa nas escolas, ela também pode ser aplicada ao processo de aprendizagem dos adultos, a fim de identificar as potencialidades de cada indivíduo e desenvolver métodos mais eficazes de aprendizagem de acordo com o perfil de cada pessoa.

A psicopedagogia pega o que há de melhor em cada uma das áreas que a compõem para transformar os processos de aprendizado de forma terapêutica. Ou seja, ela une os conhecimentos sobre o funcionamento da mente humana da psicologia aos processos de aprendizagem da pedagogia.

Como surgiu a psicopedagogia?

A psicopedagogia surgiu a partir da identificação da necessidade de ajudar crianças que tinham dificuldades de aprendizado, tanto de cunho cognitivo quanto social.

Num primeiro momento, acreditava-se que as dificuldades de aprendizagem e convívio social eram sintomas de algum desequilíbrio da própria criança. Isto é, desconsiderava-se os fatores externos, como o ambiente em que a criança vivia, o modo como ela era criada pelos pais e os métodos de ensino utilizados, por exemplo.

Isso porque as crianças eram consideradas mini-adultos. Portanto, as pessoas esperavam que elas se comportassem de igual maneira e absorvessem o conhecimento da mesma forma. O que hoje sabemos que não se aplica.

Foi quando filósofos e teóricos, no século XVII, passaram a se questionar sobre a infância e como esse processo se dava. Algo que levou a reflexões profundas ao longo das décadas seguintes e a uma verdadeira transformação do entendimento sobre a educação de crianças, jovens e adultos.

Apesar de ter suas raízes no século XVII, a psicopedagogia chegou ao Brasil somente em meados de 1960, com as primeiras faculdades de psicopedagogia.

No entanto, os distúrbios de aprendizagem ainda eram classificados como problemas neurológicos, levando a um outro problema: a estigmatização de que as pessoas mais pobres não eram capazes de aprender. O que não era analisado, porém, é que as classes mais pobres e trabalhadoras não tinham acesso a um ensino de qualidade.

Foi somente nas últimas décadas do século XX que a psicopedagogia passou a explorar as dificuldades de aprendizagem a partir de outros pontos de vista, como o econômico, social e ambiental, por exemplo.

Sendo assim, ainda é um campo de estudos que precisa ser ampliado e apoiado para que se torne, cada vez mais, uma ferramenta de facilitação para que as pessoas desenvolvam seu pleno potencial.

O que faz um psicopedagogo?

O trabalho do psicopedagogo é analisar os processos de ensino-aprendizagem e como os fatores psicológicos influenciam eles, com o objetivo de buscar melhores formas ou estratégias de assimilação de conhecimento.

Como cada pessoa é única, esse tipo de orientação também precisa ser personalizada. Assim, em um atendimento de psicopedagogia, o profissional vai investigar e analisar quais são as potencialidades de cada indivíduo, seja criança, jovem ou adulto, e buscar métodos mais efetivos de ensino-aprendizagem para cada um.

Quais são as oportunidades de trabalho para quem faz psicopedagogia?

A psicopedagogia é extremamente importante nas escolas, seja no ensino fundamental ou médio. Mas não é apenas neste segmento que o profissional pode atuar.

Cada vez mais as empresas investem em universidades corporativas e programas de treinamento e desenvolvimento que demandam profissionais de psicopedagogia para otimizar a performance dos colaboradores.

O campo da pesquisa também é uma possibilidade para quem faz psicopedagogia, pois ainda há muito a ser pesquisado e desenvolvido nessa área, a fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem.

O segmento editorial também traz grandes oportunidades para quem se forma em psicopedagogia, podendo ser uma extensão da pesquisa. Isso porque o psicopedagogo pode atuar na elaboração de livros que ajudarão outros profissionais.

Como desenvolver uma carreira em psicopedagogia?

Para trabalhar no campo da psicopedagogia, existem dois caminhos básicos: a graduação e a pós-graduação.

A graduação em psicopedagogia tem duração de 4 anos e concede ao egresso o título de bacharel em psicopedagogia.

Ao longo dos 8 semestres de curso, você tem disciplinas como Processos Cognitivos e Inteligência, Bases Neurológicas da Aprendizagem, Gestão Democrática da Educação, dentre outras.

Você também vai se aprofundar em Psicopedagogia Institucional, Metodologias Ativas para o Aprendizado e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além disso, fazem parte da grade curricular Altas Habilidades – Superdotação, Tecnologia e Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista.

Ao final do curso, você ainda pode realizar disciplinas optativas, como Tópicos Avançados em Aprendizagem e Tópicos Avançados em Psicopedagogia.

Já na pós-graduação, existem outras possibilidades, como a Psicopedagogia Institucional e a Neuropsicopedagogia.

Na primeira, você vai se especializar em psicopedagogia aplicada às organizações. Nesse sentido, essa especialização é ideal para quem trabalha com gestão de pessoas, universidades corporativas e programas de treinamento e desenvolvimento.

Na Neuropsicopedagogia, você vai se aprofundar nos processos cognitivos que envolvem o ensino-aprendizagem. Portanto, essa especialização é ideal tanto para profissionais de educação quanto para profissionais da área de saúde.

Gostou de saber mais sobre a psicopedagogia? Aproveite e descubra o que é inteligência emocional!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!