• Notícias

Revista Multi-Science Research (M-SR) é destaque com a sua nova classificação do MEC

No meio acadêmico, a revista é importante para a formação dos alunos, pois visa promovê-los a um nível diferenciado de profissionalismo em suas áreas de atuação no mercado.

A Revista Multi-Science Research (M-SR) foi classificada com Qualis B3 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC).

Antes de aprofundarmos um pouco mais, você sabe do que se trata a Revista Multi-Science Researh? É uma revista  científica periódica planejada e editada com pesquisas realizadas por alunos e professores das faculdades Multivix e intuições parceiras brasileira e internacional.

As revistas científicas, no geral, são constituídas por artigos de pesquisas científicas de diferentes áreas do conhecimento de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas realizadas em todo o mundo.

O principal foco da revista é a divulgação de resultados de pesquisas inéditas, incentivadas por problemas locais e regionais que demandaram investigações mais profundas.

Romário Gava Ferrão

Romário Gava Ferrão. D. Sc Genética e Melhoramento de Plantas, professor, pesquisador, coordenador de pesquisa da Multivix e Editor da Revista M-SR

Ao perguntar o objetivo da revista para o editor dessa publicação,  doutor professor Romário Gava Ferrão, ele afirmou: “A revista tem como objetivo principal estimular e desenvolver pesquisas, difundir os resultados e os avanços oriundos de investigações para o meio acadêmico e científico. Dessa forma, contribuímos para o avanço da ciência e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Para a Multivix, a revista aproxima os envolvidos com a pesquisa, que são os alunos, professores, áreas de conhecimento e responsáveis pelos mais diversos cursos. Além disso, a classificação recebida pela CAPES eleva a instituição a um nível ainda maior de qualidade e comprova suas qualificações já reforçadas pelo MEC. Dessa forma, promove a Multivix  a  um ambiente de maior visibilidade, destaque e competitividade no âmbito acadêmico e científico.

E quando se fala em meio acadêmico, o professor Romário reforça a importância da revista também para os Multivixers. “Para o meio acadêmico, a revista é importante para a formação dos alunos de várias formas, desde o despertar para o interesse pela leitura, análises e interpretação de acervos científicos, até mesmo para realizarem as pesquisas, exercitar o trabalho em grupo, alimentar o currículo e construir uma jornada profissional diferenciada”, disse.

A Revista Multi-Science Research (M-SR)

A revista tem sido publicada nos formatos impressos e eletrônico, duas vezes ao ano:  janeiro a junho e de julho a dezembro.

Ainda de acordo com o Dr. Romário Ferrão,  destaca que a revista M-SR fortalecer o compromisso da Multivix com sociedade: “É mais um meio da Multivix contribuir com informações técnicos científico nas várias áreas do conhecimentos para os diferentes segmentos da sociedade, podendo influenciar de forma positiva também na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Em relação ao conteúdo, cada volume e número da M-SR é composto por oito artigos distribuídos de 9 a 150 páginas que, geralmente, são escritos por 20 (ou até 30) autores e dez instituições de ensino e pesquisa no nível Brasil e internacional.

Fotos das capas da Revista M-SR Editadas em 2022

Atualmente a Multi-Science Research (M-SR) recebeu o ‘qualis’ B3 pela avaliação da CAPES (na época de seu lançamento, ela era uma revista científica, mas sem ‘qualis’). A meta para a próxima avaliação (triênio 2021/2023) é alcançar o ‘qualis’ B2.

Os principais critérios de avaliação visando a ascensão de uma revista científica são regularidade no cumprimento da periodicidade semestral nos formatos eletrônico e impresso, qualidade dos artigos técnico científico, normatização e designers,  interdisciplinaridade, multi institucionalidade, número/frequência de consultas e citação de conteúdos em outros artigos.

“Esperamos que a Revista Multi-Science Research (MSR) contribua para ampliação do conhecimento da comunidade científica em geral, que envolve estudantes, professores, técnicos e pesquisadores de forma multidisciplinar. Buscamos, ainda, que seja uma publicação para fortalecimento de parcerias, elos e intercâmbio com outras instituições e que promova uma maior aproximação com a sociedade”, disse Dr. Romário Ferrão.