• Blog
  • Engenharia Ambiental é profissão para quem pensa no futuro

Engenharia Ambiental é profissão para quem pensa no futuro

Engenharia Ambiental é profissão para quem pensa no futuro

O desenvolvimento sustentável é uma das pautas mais discutidas por diferentes lideranças governamentais e empresariais em todo o mundo nos últimos anos. Entre os pilares da Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar um futuro sustentável, estão energia limpa e acessível, água e saneamento e saúde e bem-estar.

O profissional formado em Engenharia Ambiental desempenha atividades que se relacionam diretamente com essas metas. Por isso, essa é uma carreira para quem pensa no futuro e deseja fazer parte da construção de uma sociedade sustentável.

Se esse é o seu caso, então continue lendo este post. A seguir, apresentamos alguns dados sobre sustentabilidade e a importância do engenheiro ambiental para alcançarmos os objetivos nessa área. Não perca!

Cresce a preocupação com sustentabilidade em diferentes setores

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, a preocupação das pessoas com problemas ambientais no Brasil aumentou nos últimos anos. 94% dos brasileiros entrevistados disseram que se preocupam com o meio ambiente. Além disso, 59% declararam que separam algum tipo de lixo para a reciclagem.

Esses dados impactam diretamente na mudança nos padrões de consumo e comportamento dos brasileiros. Hoje, mais pessoas consomem produtos orgânicos e adotam medidas de redução de consumo de energia e água.

Mas a preocupação com o meio ambiente não é apenas da sociedade civil. Entre os governos de diferentes países, os debates sobre sustentabilidade também aumentaram. Em 2015, por exemplo, 195 países assinaram o Acordo de Paris, comprometendo-se a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

As empresas também já demonstram preocupação em relação à sustentabilidade do planeta. Os modos de produção de diferentes setores da economia já começam a mudar.

Desenvolvimento de fontes de energia renovável, redução no uso de energias não-renováveis, otimização do uso de água e adoção de novas tecnologias são alguns exemplos de posturas adotadas pelas organizações privadas em busca da sustentabilidade.

Gostou das informações? Faça download do e-book da graduação em Engenharia Ambiental da Multivix e explore essa carreira!

Nova call to action

Oportunidade para profissionais de Engenharia Ambiental

O engenheiro ambiental é um dos profissionais mais importantes para o desenvolvimento sustentável. Por isso, com a preocupação crescente sobre esse tema, Engenharia Ambiental é uma das profissões mais promissoras para os próximos anos.

O objetivo de quem se forma na faculdade de Engenharia Ambiental é reduzir os impactos que as atividades humanas causam ao meio ambiente de forma a preservar os recursos e proteger a saúde das pessoas.

Elaboração, implantação, avaliação e monitoramento de projetos são algumas das atividades desempenhadas por quem se forma em Engenharia Ambiental. Esses projetos podem ser sistemas de tratamento de esgoto, de prevenção da poluição do ar e de reciclagem, entre outros.

Nos primeiros semestres do curso de Engenharia Ambiental, assim como acontece em outros cursos de Engenharia, o aluno estuda matérias das ciências exatas, a exemplo de Cálculo e Física. Em seguida, a grade conta com disciplinas específicas da área, como Ecossistemas, Poluição Ambiental, Qualidade da Água e Avaliação de Impactos Ambientais.

Neste post, você descobriu que a sustentabilidade é uma preocupação crescente para sociedade, governos e empresas e que a Engenharia Ambiental é muito importante nesse cenário. Além disso, também conheceu alguns dos conteúdos estudados na graduação em Engenharia Ambiental.

Inscreva-se agora!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!