Faculdade de Engenharia Civil: tudo o que você queria saber!

Você costuma admirar as grandes obras de engenharia perguntando-se como foram erguidas ou observar as estruturas de pontes e viadutos com curiosidade? No ensino médio sempre preferiu as matérias de ciências exatas? Pois saiba que qualidades como essas contribuem para a formação de um bom engenheiro. A faculdade de Engenharia Civil pode ser para você.

Ao ler o nosso artigo, você saberá o que esperar do curso e da carreira de engenheiro civil. Faça bom proveito da leitura!

A grade curricular da faculdade de Engenharia Civil

O curso forma profissionais aptos a desenvolver suas atividades nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Estradas e Transportes, Obras Hidráulicas e Saneamento Básico.

O conteúdo de uma faculdade de Engenharia Civil é voltado para o conhecimento técnico, e por isso, inclui muitas disciplinas da área das Ciências Exatas, como Cálculos, Física, Química, Mecânica, Hidráulica e outras.

Por outro lado, a grade multidisciplinar inclui, também, estudos de Sociologia, Comunicação e Expressão, Ética e várias outras matérias de Ciências Humanas. Entre as optativas, é possível escolher até mesmo Cultura Afro-brasileira e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a grade curricular completa de Engenharia Civil da Multivix.

Os laboratórios

Em cursos de engenharia, os laboratórios são espaços úteis para que o aluno aprenda, com modelagens e simulações, sobre o que será o trabalho depois de se formar. As aulas de laboratório servem para que o estudante saia do campo teórico e amplie seus conhecimentos na prática.

Na faculdade de Engenharia Civil, as aulas de laboratório começam no sexto período e continuam até o final do curso. Como exemplo, você terá laboratórios de Materiais de Construção Civil, de Mecânica de Solos, de Química e de Física.

O estágio

A partir do oitavo período, o estudante que ingressar na faculdade de Engenharia Civil já estará apto para começar o estágio supervisionado. É nesse momento que se estreitam as relações entre teoria e prática.

A carga horária do estágio é de vinte horas semanais, sempre em jornadas que não coincidam com as aulas na faculdade, mas pode ser estendida para quarenta horas semanais nas férias escolares.

Vale lembrar que as instituições do ramo oferecem boas oportunidades de estágio remunerado para estudantes de Engenharia Civil. Os salários giram em torno de R$ 1.326,43, de acordo com informações do site de empregos Catho.

A empregabilidade

Os índices de empregabilidade do engenheiro civil são afetados pela conjuntura política e econômica do momento. O advento da Copa do Mundo de 2014 provocou um grande demanda por engenheiros, mas o mercado imobiliário sofreu desaquecimento nos anos posteriores, levando à estagnação da área de construção civil.

As perspectivas começam a melhorar em 2018 com a retomada de investimentos do governo. Uma das informações importantes é de que o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal já anunciaram altos investimentos na área de saneamento básico e de infraestrutura.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou fortalecimento das expectativas e crescimento nos índices de confiança da construção no Brasil em setembro de 2018. Em vista disso, pode-se esperar que esse ano seja o início da recuperação dos bons níveis de empregabilidade na área.

Gostou de nosso artigo? Aproveite e faça o download do e-book do curso de Engenharia Civil e aprenda ainda mais sobre essa carreira!

[rock-convert-cta id=”32389″]

O ingresso

As melhores faculdades de Engenharia Civil permitem diferentes modos de ingresso, que podem ser:

• por processo seletivo próprio de cada universidade;
  • pela nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem);
  • para cursar uma segunda graduação;
  • por transferência de outra instituição de ensino.

O valor da mensalidade de Engenharia Civil é bastante variável. Lembre-se de que você pode se inscrever em programas de financiamento estudantil, além de se candidatar a bolsas de estudo e descontos.

Inscreva-se agora!