Faculdade de Engenharia: fique por dentro dessa formação!

Está considerando fazer faculdade de Engenharia, mas ainda não tem ideia de qual delas? Mecânica, Elétrica, Civil, Ambiental, Nuclear… São tantas opções que às vezes fica difícil escolher.

Por ser uma das carreiras mais concorridas em todos os vestibulares, vale a pena refletir sobre alguns aspectos desse curso antes de se jogar de cabeça. Que tal conhecer um pouco melhor esta formação?

Faculdade de Engenharia: grade curricular e duração do curso

O primeiro passo para escolher a sua faculdade de Engenharia é consultar as disciplinas ministradas em cada curso.

Embora todos os ramos envolvam conhecimentos de matemática, álgebra e propriedades físico-químicas, existem particularidades que devem ser levadas em consideração.

Se você der uma olhada na grade curricular de Engenharia Civil, perceberá um foco maior no estudo de diferentes tipos de estruturas, materiais de construções e instalações hidrossanitárias.

Por outro lado, o curso de Engenharia da Computação prioriza o aprendizado de algoritmos, estatística e banco de dados.

Percebe a diferença? Mesmo que as graduações em Engenharia tenham a mesma base de Exatas, a aplicação será completamente diferente dependendo do nicho escolhido.

Em relação à duração do curso, quase toda faculdade de Engenharia dura 5 anos ou 10 semestres. Caso esteja em dúvida ou não encontre a informação, entre em contato com a instituição.

Faculdade de Engenharia é muito cara?

Antes de sair se perguntando quanto custa uma faculdade de Engenharia Civil, Engenharia Química ou qualquer outra, lembre-se que o dinheiro não deve ser um obstáculo para os seus sonhos.

Diversas instituições de ensino superior oferecem soluções para dar uma aliviada no orçamento do universitário: financiamento estudantil, bolsas de estudo, desconto pelo desempenho no Enem ou por pagar a mensalidade antes da data de vencimento, entre outras.

Avalie as alternativas disponíveis e escolha a que melhor cabe no seu bolso!

Nova call to action

Qual faculdade de Engenharia fazer?

Se você já conferiu a grade curricular dos cursos de Engenharia no site da faculdade, conversou com seus pais, amigos, professores do colégio e ainda não sabe qual ramo seguir, preste atenção nessas dicas:

Pense com o que você gostaria de trabalhar

Na hora de escolher sua faculdade de Engenharia, este é um excelente filtro. Pense como seria seu futuro profissional ideal e veja qual ramo da Engenharia cabe melhor nesses planos.

Fique de olho nas pesquisas salariais

Nem só de amor pela profissão a gente vive, não é mesmo? Para tomar uma decisão ponderada sobre qual faculdade de Engenharia escolher, acompanhe as pesquisas salariais naquelas que lhe interessam. Isso ajudará a determinar se o mercado é promissor ou está em declínio.

Considere as habilidades técnicas necessárias

A faculdade de Engenharia vai lhe ensinar muita coisa, mas o ritmo não é o mesmo da escola. Pesquise quais são as habilidades técnicas dos profissionais que atuam na área e analise com honestidade seus pontos fortes e fracos ao escolher uma das vertentes da Engenharia.

Se mesmo depois de todas esses conselhos você ainda está com a pulguinha atrás da orelha, existe um teste que ajuda estudantes indecisos a escolher o ramo ideal da Engenharia.

Por meio de perguntas de múltiplas escolhas, gera-se um relatório analítico personalizado, que indica qual faculdade de Engenharia se alinha melhor com seus interesses profissionais. É uma ferramenta interessante para quem precisa de um empurrãozinho extra!

Curtiu este artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros amigos indecisos!