A Enfermagem é um dos ofícios mais antigos do mundo, marcado pela forte competência humanitária e assistencial. A carreira, no entanto, é moderna e atual. A Enfermagem faz parte da área da saúde e é responsável pelo cuidado integral do ser humano em seu desenvolvimento.
Os profissionais de Enfermagem estão capacitados para planificar, organizar e avaliar, garantindo a promoção da saúde e bem estar do ser humano, a prevenção de doenças e os cuidados de pessoas doentes ou com discapacidades.
Quem exerce esta profissão deve estar em sintonia com os avanços tecnológicos na área da saúde e as demandas da sociedade. Uma demonstração disso é a . Enfermagem em Home Care, ramo de atuação do enfermeiro no lar do paciente.
Enfermagem em Home Care
Enfermagem em Home Care nada mais é que o atendimento do profissional em domicílio. A atuação da Enfermagem em domicílio é regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem n°270 de 2002, onde exige que empresas que oferecem serviços de saúde domiciliar tenham o profissional formado em Enfermagem atuando.
As principais funções da Enfermagem em Home Care são:
- Avaliar a condição do domicílio do paciente para o atendimento
- Planejar o atendimento do paciente com base em suas necessidades
- Capacitar o cuidador do paciente para realizar o tratamento correspondente
- Manter o paciente e familiar informados sobre o diagnóstico e respostas do tratamento do paciente
- Elaborar os relatórios do atendimento ao paciente
- Cuidar dos detalhes logísticos de seu trabalho, como materiais e recursos humanos
O curso de Enfermagem capacita o estudante a desenvolver seu trabalho em domicílio, ampliando a sua atuação no mercado de trabalho.
Decidindo onde estudar Enfermagem? Descubra quanto custa cursar Enfermagem e saiba mais sobre o curso em nosso e-book!
Perfil do enfermeiro
Para trabalhar no segmento de Home Care é necessário ser organizado em sua atuação e nas necessidades do paciente. O profissional de Enfermagem deve elaborar seu plano de trabalho com base na rotina do paciente e levando em conta a família com a que o paciente reside.
O diferencial é a paciência. Cada paciente tem uma necessidade diferente e desafios que o profissional em Enfermagem deve auxiliar a superar. O enfermeiro deve ouvir o paciente e atender suas necessidades com amabilidade, ganhando sua confiança.
O respeito pelas crenças e costumes do paciente e as pessoas que ali convivem são essenciais para não gerar situações de atrito. O enfermeiro deve estar atento a não interferir em situações que não tenham relação direta com o tratamento do paciente, ainda que sejam contra a ética do profissional.
Trabalhar com assistência domiciliar abre os horizontes para novas experiências de aprendizagem na Enfermagem. Não é um trabalho exaustivo, dado que os horários são flexíveis. O salário atual é de R$ 2.924,00.