O ser humano sempre foi dependente de relacionamentos para sobreviver. Mesmo nos tempos mais remotos, em que as tribos nômades se deslocavam de um lugar a outro em busca de comida, havia a necessidade de se reunir em grupos para garantir a sobrevivência.
Enquanto alguns caçavam, outros coletavam frutos e raízes. Havia quem fosse responsável pela fogueira, pelo cozimento dos alimentos, da feitura das roupas… E foi dessa forma que começamos a desenvolver a nossa comunicação.
Se considerarmos a origem do homo sapiens como o início dessa habilidade, então chegaremos a 200 ou 300 mil anos de história da comunicação humana.
Dentro dos nossos parâmetros atuais, seria tempo mais do que suficiente para termos desenvolvido uma comunicação assertiva. No entanto, ainda hoje, essa continua sendo uma barreira não só nos relacionamentos pessoais como também nos profissionais.
Por isso, neste artigo vamos trazer algumas dicas de como você pode desenvolver a sua habilidade de se comunicar assertivamente, buscando melhorar a qualidade dos seus relacionamentos.
Continua com a gente?
O que é uma comunicação assertiva?
Comunicação assertiva é uma forma de transmitir seus pensamentos, ideias e emoções de forma direta, sem desrespeitar os direitos e opiniões das outras pessoas.
Embora pareça fácil ter uma comunicação assertiva, a verdade é que essa é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver. Isso porque a maioria dos diálogos que temos visa convencer as demais pessoas sobre o nosso ponto de vista. E, quando a outra pessoa expressa uma opinião contrária à nossa, surge um conflito.
Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia, assim como a necessidade de nos comunicarmos. O que torna a falta de comunicação assertiva um problema é que, em muitos casos, não sabemos lidar de forma madura com os conflitos que surgem.
Então, tentamos impor aos outros o que pensamos. E isso pode acontecer de maneiras não muito agradáveis, como fazer pequenas chantagens, elevar o tom da voz, discutir e até brigar. Consequentemente, os relacionamentos são prejudicados.
Por que ter uma comunicação assertiva?
Quantas vezes você já se sentiu contrariado quando alguém discordou de uma sugestão que você deu? E quantas vezes acabou elevando a sua voz para impor um pensamento a outra pessoa? E quantas vezes deixou de falar com alguém porque a comunicação entre vocês não foi assertiva?
Seguramente, todos nós já passamos por situações das quais nos arrependemos no minuto seguinte. Então, ficamos por horas, quem sabe até dias, remoendo pensamentos como “eu não deveria ter dito isso” ou “tudo poderia ter acontecido de outra maneira”.
De fato, muitos relacionamentos — amorosos, familiares, profissionais, de amizade — acabam pela falta de diálogos mais assertivos. Portanto, o principal motivo pelo qual você deveria desenvolver uma comunicação assertiva é para preservar as suas conexões, nutrir suas relações e assim construir uma vida mais saudável.
Mas existem outros benefícios que essa habilidade pode trazer para você:
- Mais segurança no momento de expor suas ideias;
- Mais credibilidade no mercado de trabalho;
- Mais empatia pelas pessoas à sua volta;
- Mais autocontrole em situações de conflito;
- Mais senso de responsabilidade sobre o que você fala;
- Maior desenvoltura para apresentar ideias e projetos;
- Mais respeito das pessoas que convivem com você.
Bom, agora que você já sabe o que é uma comunicação assertiva e qual a importância de desenvolver essa habilidade, que tal descobrir como aprimorar essa competência?
4 dicas para desenvolver uma comunicação assertiva
Que a comunicação é algo inerente ao ser humano, ninguém duvida. Mas, assim como outras habilidades, como liderança, criatividade e proatividade, ela pode ser melhorada dia a dia. Confira como fazer isso:
Atenha-se aos fatos
Em uma situação de conflito, é comum trazermos à tona questões que não têm a ver com os fatos, como destacar algum erro passado da outra pessoa ou até mesmo depreciar alguma característica dela.
Para desenvolver uma comunicação assertiva, você deve se ater aos fatos. Ou seja, se uma pessoa marcou um compromisso com você e chegou atrasada, é sobre isso que deve ser comunicado. Questões do passado devem ficar no passado ou serem conversadas em outro momento.
Foque no aqui e agora
Ter uma comunicação assertiva também é saber ouvir quando as outras pessoas estão falando com você. Nesse sentido, evite ficar olhando para celular, falando com outras pessoas ou mesmo divagando em ideias particulares.
Preste atenção ao que está sendo dito. Somente desta maneira você poderá manter um diálogo sadio com a outra pessoa, a partir de uma compreensão mútua do que está acontecendo.
Use “eu”, em vez de “você”
Em vez de assumir um tom acusatório, do tipo “você sempre chega atrasado”, prefira exprimir aquilo que você está sentindo no momento. Por exemplo: “eu estou desapontado por você ter chegado atrasado e gostaria que isso não se repetisse nas próximas vezes”.
Quando você assume que o que está sentindo naquele momento é de sua responsabilidade, deixa de se colocar no papel de vítima e também convida a outra pessoa para que ela expresse suas razões.
Aprenda a dizer “não”
Não. Uma palavra tão simples, mas tão difícil de ser dita em determinadas situações, não é mesmo? Entretanto, saber dizer “não” pode ser uma das melhores coisas a fazer por você e pela sua saúde.
A sobrecarga de trabalho, e até mesmo de estudos, pode acarretar em problemas como insônia, ansiedade, estresse e outros problemas de saúde. Nesse sentido, é importante que você saiba dimensionar o que é realmente importante na sua rotina e aprender a dizer “não” para as demais tarefas.
Mas atenção: diga “não” com carinho, com respeito e expondo seu ponto de vista de forma clara, combinado?
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que possa desenvolver uma comunicação mais assertiva em seu dia a dia. E, caso queira ir ainda mais a fundo na sua habilidade comunicacional, não deixe de conferir o MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Interna!