Como o EaD é visto no mercado de trabalho

Um dos motivos que levam pessoas a não quererem uma formação EaD é o temor de sofrer algum tipo de discriminação, por se tratar de um novo modelo de ensino bem diferente do tradicional, e ainda recente em território brasileiro.

Neste texto, vamos desmistificar de uma vez por todas os mitos sobre a graduação EaD, além de mostrar como ela está realmente sendo vista pelo mercado brasileiro e mundial. Para conferir tudo isso, continue a leitura.

Mitos sobre a formação EaD

Uma das principais mentiras sobre o tema é que aquela que diz que o certificado EaD não tem a mesma validade do que o de um diploma convencional. Desde que a faculdade, presencial ou EaD, seja corretamente certificada pelo MEC, ambos os diplomas terão a mesma validade.

Outro mito afirma que realizar uma faculdade EaD para cursos mais práticos é algo ineficaz. Entretanto, para este tipo de área, a grade curricular é moldada para que exista uma frequência maior de aulas dentro dos polos, o que não compromete o desempenho do aluno.

Alguns ainda afirmam que a qualidade de ensino não seria a mesma do que uma faculdade presencial, por conta de sua menor estrutura. Entretanto, a grade curricular é a mesma do que as modalidades presenciais, além do fato de que as matérias mais práticas são estudadas nos polos, que são equipados para atender a necessidade dos seus alunos.

Uma grande vantagem do modelo a distância de ensino é a possibilidade dele se tornar até 60% mais barato que uma faculdade particular, porém com a mesma qualidade.

Como o mercado de trabalho vê um profissional com formação EaD

O mercado está cada vez mais receptivo aos profissionais que tenham formações EaD. Isso acontece, pois o profissional que tem um certificado EaD conta com um maior senso de responsabilidade e organização, além de ter adquirido o mesmo conhecimento de um estudante do modelo presencial.

O conhecimento adquirido sobre determinada área para qual o graduado está se candidatando será confirmada por meio dos testes feitos durante a etapa de contratação, na qual alunos de instituições presenciais e online contam praticamente com o mesmo desempenho.

É muito importante que o profissional procure se atualizar e fazer especializações, pois essa é uma forma de manter os seus conhecimentos sempre “frescos”, além de se tornar mais valiosos para as empresas por se tornar capacitado.

Agora que você entendeu como o mercado realmente vê estudantes de faculdades EaD, você poderá perder o medo de fazer uma graduação a distância, conseguindo, assim, investir em uma carreira de sucesso gastando menos e ganhando muita flexibilidade.

Ainda está com receio sobre a validação dos diplomas emitidos por instituições EaD? Confira este outro post em nosso blog onde explicamos se a instituição é realmente reconhecida pelo MEC.