• Blog
  • Como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil?

Como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil?

Como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil?

Está pensando em começar um curso de Engenharia Civil, mas não sabe se essa é mesmo a sua área? Leia o texto abaixo para saber como é essa formação e como está o mercado de trabalho!

Como é o curso de Engenharia Civil?

O(a) engenheiro(a) civil faz o papel de projetar, executar e gerenciar obras de diferentes áreas e de variados tipos (barragens, estradas, viadutos, etc). A duração da faculdade de bacharelado em Engenharia Civil é de 5 anos.

O(a) profissional de Engenharia Civil precisa acompanhar todas as etapas referentes às construções, se certificando de que a obra está ocorrendo como o planejado, e se todas as normas de segurança estão sendo cumpridas.

Baixe o nosso e-book e saiba tudo sobre a área de Engenharia Civil e quais oportunidades profissionais lhe esperam!

Nova call to action

Como está o mercado de trabalho para engenharia civil?

O(a) engenheiro(a) civil é um dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho, afinal, em todos os setores é necessária a execução de obras, que, por sua vez, precisam ter um(a) engenheiro(a) responsável.

Esse profissional não precisa ficar preso apenas à função de engenheiro(a) civil. É possível atuar em outros campos, como mineração, consultoria, equipamentos industriais, telecomunicações, materiais de construção etc.

Como se destacar nesse mercado?

Mesmo que seja uma profissão com uma alta empregabilidade, é importante procurar ser um profissional ímpar. Dessa forma, você pode conseguir os melhores empregos, se destacar no mercado de trabalho, bem como se tornar uma referência em sua área de atuação.

Tenha um bom relacionamento interpessoal

Um(a) engenheiro(a) precisará trabalhar em equipe boa parte do tempo. Por isso, é necessário desenvolver técnicas de relacionamento interpessoal para conseguir se comunicar da maneira correta e conseguir liderar seu pessoal da melhor maneira possível.

Procure por inovações na área

A área de Engenharia Civil sempre está passando por mudanças, e novidades no setor sempre podem surgir. Por isso, sempre procure por notícias e artigos da área e procure adaptar as novidades para o seu dia a dia profissional.

Não pare de estudar

Ainda seguindo a ideia do tópico anterior, sempre procure estudar sobre a sua área, seja para aprender coisas novas ou rever o que estudou na faculdade de Engenharia Civil, mas ainda não conseguiu colocar em prática.

Colecione experiências práticas

Durante o período de estágio e na atuação plena como Engenheiro(a) Civil, é possível adquirir diversos tipos de experiência. Utilize os feedbacks e observações diárias para se aprimorar profissionalmente.

Seja criativo

Apesar da área de Engenharia Civil aparentar ser mais engessada, o(a) profissional precisa se mostrar criativo e proativo para conseguir se destacar no mercado. E, para isso, ele precisa conhecer bastante a sua profissão.

Saiba ser um bom gestor

Um(a) engenheiro(a) também precisa saber como ser um bom gestor, mesmo ainda não tendo o seu próprio negócio. Isso o(a) ajudará a administrar todas os setores nos quais é encarregado(a).

Depois de saber como é a faculdade de Engenharia Civil, como está o mercado da área, além de algumas dicas de como se tornar um bom formando do curso de Engenharia Civil, você poderá começar a se preparar a partir de agora.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!