Quando chega a hora de fazer vestibular e Enem, todas as atenções se voltam para o que virá depois deste processo, certo?
Então, surge a pergunta: como é fazer faculdade? Será que é muito diferente do ensino médio?
Para algumas pessoas, essa pergunta se torna tão importante que uma visita in loco para conhecer as instalações e, por que não, participar de uma aula, se faz totalmente necessário.
Já outras, preferem deixar para matar essa curiosidade no primeiro dia de aula, com aquele friozinho na barriga dos novos começos.
Independentemente de como você almeja dar os primeiros passos no ensino superior, é sempre bom conferir algumas dicas e saber como é a faculdade na prática.
O que esperar da faculdade?
Uma das dúvidas mais comuns sobre como é fazer faculdade é o que esperar desta nova experiência. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a ir se preparando para esta nova fase:
Mais flexibilidade
As aulas da faculdade costumam ser mais flexíveis, com a possibilidade de você fazer disciplinas eletivas (por escolha). Isso contribui para que você construa um currículo acadêmico mais personalizado, de acordo com os seus interesses.
Claro que existem as disciplinas obrigatórias também, que conformam a estrutura basal da formação. Mas as eletivas permitem que você comece a dar um direcionamento à sua carreira ainda no ensino superior.
Mais responsabilidade
Fazer faculdade também requer mais responsabilidade, já que você passa ser protagonista no seu desenvolvimento.
Os professores não ficam cobrando que você estude ou entregue trabalhos, ou seja, você precisa se organizar para manter sua rotina em dia e seus compromissos entregues.
Você também precisa se organizar melhor com os horários, prazos e matérias a serem cursadas. Além disso, deve se atentar às datas de rematrícula, segundas chamadas de provas e demais atividades.
Autodidatismo
Uma característica marcante da faculdade é que você precisa começar a desenvolver com mais afinco o autodidatismo, isto é, a capacidade de aprender por si mesmo.
Os professores agem como mediadores do conhecimento, instigando perguntas, propondo ideias e fomentando debates. Enquanto isso, você precisa se aprofundar nos conteúdos dados, buscar novas fontes de conhecimento e expandir sua capacidade crítica por conta própria.
Networking
Na faculdade, é comum construirmos redes de relacionamento mais amplas, que vão além da sala de aula.
Como existem projetos independentes, como é o caso dos grêmios estudantis, projetos de iniciação científica, incubadoras de empresas, entre outros, você pode conhecer mais pessoas interessantes.
Esse networking pode durar para além da universidade, mantendo-se no mercado de trabalho e até na vida pessoal. Dessa forma, você constrói vínculos que podem te ajudar na busca por uma carreira mais sólida e oportunidades melhores de trabalho.
Iniciação científica
Se você se identifica com a carreira de pesquisador, pode aproveitar as bolsas de iniciação científica para se inserir nessa área ainda na faculdade. Assim, desenvolve as competências necessárias para adentrar o mercado de trabalho com mais segurança.
Além disso, adquire a experiência que precisa para aplicar para outras oportunidades, como mestrado e doutorado, por exemplo. Com um currículo lattes fortalecido, você tem mais acesso a programas estudantis, financiamentos governamentais e outras formas de crescer acadêmica e profissionalmente.
Como navegar a faculdade?
Agora que você já sabe tudo o que te espera na faculdade, talvez esteja se perguntando como navegar tudo isso de forma tranquila, sem atropelos. Por isso, também selecionamos algumas dicas importantes:
Organize-se
Com matérias acontecendo de forma concomitante, vários trabalhos, leituras, projetos e atividades extracurriculares, a faculdade demanda uma boa dose de organização. Portanto, comece organizando seus dias da semana, as matérias e demais compromissos.
Você pode fazer essa organização em agendas de papel, aplicativos para celular, planilhas, quadros kanban ou qualquer outro formato que seja simples de ser atualizado e acompanhado.
Crie uma rotina de estudos
Ter uma rotina de estudos pode evitar que os conteúdos se acumulem e você acabe sobrecarregado de afazeres. Afinal, com semanas de provas, entregas de trabalhos e atividades complementares, sem uma boa rotina a parte principal, que é estudar, pode acabar prejudicada.
Separe um horário na sua agenda para rever matérias dadas em sala de aula e programe-se para revisar aqueles conteúdos mais difíceis, nos quais você sente mais dificuldade.
Forme grupos de estudos
Uma boa forma de manter os estudos em dia é fazer isso em grupo. Reuna-se com colegas periodicamente para avançar nas matérias, resolver exercícios, trocar conhecimentos e experiências.
Façam uso de métodos de estudo, como flash cards e mapas mentais, para fixar os conteúdos aprendidos e aproveitem os talentos uns dos outros para aprofundar em matérias que são de maior dificuldade.
Visite a biblioteca
Com o acesso facilitado à internet e uma infinidade de conteúdos online, é comum que esqueçamos da existência das bibliotecas físicas. Porém, você pode encontrar muito material de estudo, além de poder se encontrar com colegas de outras turmas. Além de livros, você pode consultar periódicos, revistas, artigos científicos e bases de dados que podem complementar seus estudos e pesquisas.
Aproveite o espaço da faculdade
Mesmo cursando uma graduação EAD, se você tiver oportunidade, vivencie a experiência de estar no campus da faculdade. Conheça os espaços físicos, vá atá a biblioteca, faça uso dos laboratórios de informática, participe dos eventos presenciais.
Converse com coordenadores de curso, professores e funcionários acadêmicos e administrativos. Uma boa parte da experiência de como é fazer faculdade está nestes pequenos detalhes.
Dê o próximo passo
A curiosidade sobre como é fazer faculdade é apenas a primeira etapa para uma experiência incrível na graduação. Para comprovar tudo isso e muito mais na prática, você precisa dar o próximo passo.
Acesse nosso site e confira todas as opções de curso que a Multivix tem a te oferecer!