Ingressar no ensino superior é o sonho de 80% dos jovens brasileiros. Entre os motivos que levam tantas pessoas a desejarem entrar na faculdade estão a possibilidade de conseguir emprego na área escolhida e a oportunidade de mudar de vida por meio da educação.
Para tanto, as áreas de conhecimento mais buscadas são a de saúde, negócios e tecnologia. Mas há espaço para todas as áreas, é claro. No entanto, nem sempre é possível arcar com os custos de uma faculdade particular.
É nesse contexto que muitos estudantes procuram alternativas, como conseguir uma bolsa de estudos.
Se este é o seu caso, continue a leitura. Vamos te mostrar como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares e realizar seu sonho de ingressar na graduação!
O que é uma bolsa de estudos?
Uma bolsa de estudos é uma condição especial oferecida pela instituição de ensino na qual o estudante tem a possibilidade de obter desde descontos até a isenção completa do pagamento da mensalidade do curso.
Esse tipo de benefício visa possibilitar o acesso de mais pessoas às instituições de ensino particulares, de modo que possam realizar a graduação que desejam, no local que desejam.
A bolsa de estudos também é uma importante porta de entrada para o ensino superior para milhares de estudantes que não puderam ingressar em instituições públicas de ensino.
Quais as vantagens da bolsa de estudos em faculdades particulares?
A primeira e mais importante vantagem de conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular é ter acesso ao ensino superior com descontos significativos, podendo chegar à isenção total da mensalidade. Ou seja, o custo financeiro da sua formação pode se tornar bem menor.
Outro ponto a ser levado em consideração é a possibilidade de estudar em uma instituição de renome, em um curso de qualidade, sem ter que pagar por isso.
Ao conseguir uma bolsa de estudos em faculdades particulares, você também pode se dedicar mais à sua formação. Afinal, muitos estudantes acabam tendo que conciliar trabalho e estudos para pagar as mensalidades. Com a bolsa, isso nem sempre é necessário.
Além disso, você pode ter acesso a tecnologias de ponta, programas internacionais e outros incentivos que tornem o seu aprendizado ainda maior durante a graduação.
Como conseguir uma bolsa de estudos em faculdades particulares
Conseguir uma bolsa de estudos em instituições privadas nem sempre é fácil. Afinal, a concorrência é bastante grande. Mas existem medidas que você pode tomar para ficar mais perto de conquistar a sua.
Faça uma boa pesquisa
O primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudos em faculdades particulares é pesquisar as opções disponíveis.
Existem programas governamentais, como é o caso do Prouni, do Governo Federal, e o Nossa Bolsa, do Governo do Estado do Espírito Santo.
Existem também programas particulares, mantidos pelas próprias instituições de ensino ou por entidades privadas.
Portanto, comece fazendo a sua pesquisa para entender quais são as possibilidades mais interessantes para o seu momento estudantil.
Mantenha boas notas
Se você ainda está no ensino médio ou até já ingressou no ensino superior, mas está em busca de uma bolsa de estudos, é fundamental manter boas notas.
Isso porque muitas instituições que oferecem bolsas de estudos consideram o histórico acadêmico como um dos indicadores para concessão do benefício.
Em outras palavras, boas notas podem ser um grande diferencial na hora de conquistar a sua bolsa de estudos.
Participe de concursos e premiações
Você também deve ficar atento a concursos de bolsas e premiações por projetos estudantis, pois algumas instituições de ensino estabelecem como prêmio por desempenho a concessão de bolsas de estudos parciais e integrais.
Esta é uma forma de reconhecer o empenho de estudantes no desenvolvimento de projetos de iniciação científica, criatividade e inovação, por exemplo.
Prepare-se para o processo seletivo
Como a procura por bolsas de estudos em faculdades particulares é grande, é bastante comum que haja processos seletivos para a concessão desse tipo de benefício.
Sendo assim, após ter feito a sua pesquisa de quais opções de bolsa você tem, lembre-se de se preparar para as etapas de seleção.
Isso pode envolver a realização de provas, como o Enem, elaboração de redação, carta de intenção ou comprovação financeira, por exemplo.
Via de regra, também é necessário apresentar uma série de documentos, como histórico do ensino médio, dentre outros. Portanto, faça esse levantamento e mantenha tudo bem organizado.
Informe-se sobre parcerias empresariais
Se você já está no mercado de trabalho, vale a pena conversar com o setor de recursos humanos da sua empresa para averiguar se existem convênios ou parcerias com instituições de ensino.
Muitas empresas mantêm esse tipo de benefício para incentivar que os trabalhadores continuem estudando e se aprimorando. Afinal, ter uma mentalidade de aprendizado contínuo é um dos requisitos mais buscados no mercado de trabalho.
Considere bolsas de estudo internacionais
Além de buscar bolsas de estudos em instituições brasileiras, você pode pesquisar sobre bolsas oferecidas por universidades estrangeiras. Neste caso, geralmente é solicitado o domínio de um segundo idioma, como inglês, espanhol ou francês, por exemplo.
Em muitos casos, as bolsas internacionais cobrem tanto o custo com mensalidades quanto oferecem uma ajuda financeira para que o estudante se estabeleça no país e possa estudar com tranquilidade.
Essa é uma ótima maneira de interancionalizar o seu currículo e também acessar instituições de ensino reconhecidas mundialmente.
Aqui na Multivix, acreditamos no poder transformador da educação. Por isso, fazemos parcerias com empresas que compartilham dessa visão e também investem no desenvolvimento dos nossos estudantes.
Uma dessas empresas é o Santander, que oferece bolsas de estudos para alunos da graduação. Confira todos os detalhes aqui!