Curso de biotecnologia: o que é e como ingressar?

O mercado de biotecnologia está estimado em mais de 820 bilhões de dólares e deve crescer a uma taxa de 12,3% até 2030.

Isso significa não só crescimento da indústria e serviços, mas também das oportunidades para quem faz um curso de biotecnologia, seja a nível técnico, superior ou de pós-graduação.

De acordo com a Coherente Market Insights, o aumento das doenças crônicas no mundo, somado ao lançamento de novos produtos serão os grandes responsáveis por esse crescimento.

Além disso, as fusões e aquisições de empresas do setor também devem contribuir para o avanço do mercado.

Dentro deste contexto, é essencial a presença de profissionais altamente qualificados, capazes de responder às demandas e atuar de forma estratégica no desenvolvimento de soluções.

Quer saber como você pode se preparar para essa oportunidade? Continue a leitura!

O que é biotecnologia?

Antes de vislumbrarmos as oportunidades do mercado de biotecnologia, é importante conhecermos o que é, de fato, essa profissão, certo?

Pois bem, biotecnologia é a área que faz uso de processos biológicos de organismos vivos para desenvolver produtos e serviços que gerem bem-estar e qualidade de vida.

Esse campo de estudos é abrangente e pode ser usado em diversos nichos de mercado, como a medicina, a agropecuária, a indústria de produtos químicos, entre outros.

Neste artigo, vamos focar na biotecnologia aplicada ao segmento de saúde, que envolve a pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços voltados à saúde humana.

Como você deve imaginar, o curso de biotecnologia une conhecimentos de biologia e tecnologia. Logo, para ingressar nessa área, você precisa desenvolver suas habilidades nesses dois campos de atuação.

O que faz um biotecnólogo?

O primeiro passo para entrar no mercado de biotecnologia e saúde é ingressar em uma faculdade de biotecnologia ou áreas correlatas, como a biologia, a engenharia biomédica, biomedicina ou a química, por exemplo.

Durante a graduação, será fundamental para você participar de estágios e programas de iniciação científica, a fim de ganhar mais experiência e se aprofundar nos conhecimentos necessários para atuar com biotecnologia.

O avanço na carreira de biotecnólogo se dá por meio de pós-graduações na área, seja a nível de especialização, mestrado ou doutorado.

No caso de você ter se formado em áreas relacionadas à biotecnologia, a especialização será ainda mais importante. Afinal, na especialização, você terá conteúdos totalmente focados na sua área de interesse.

Além disso, terá contato com outros profissionais que estão seguindo no mesmo caminho, o que poderá abrir portas para novas oportunidades de carreira.

Fazendo a escolha certa

Na hora de escolher o melhor curso de biotecnologia, é fundamental que você dedique algumas horas a fazer uma pesquisa de qualidade sobre quais são as suas opções.

Para quem já possui uma formação superior, é possível fazer uma segunda graduação, que tem duração de aproximadamente 5 anos, ou então, optar pela especialização.

A especialização em biotecnologia permite que você dê continuidade aos seus estudos de modo a avançar na sua qualificação. Isto é, ela é um degrau a mais no seu currículo, o que pode representar um diferencial no mercado de trabalho.

Outra vantagem é que a duração da especialização é menor do que a segunda graduação. Portanto, você pode se inserir mais rapidamente no mercado de biotecnologia e saúde.

Desse modo, seu investimento em educação pode retornar mais rápido, através de melhores oportunidades de emprego e remunerações mais interessantes.

Conhecendo a oferta acadêmica

Uma vez que você já tenha se decidido pelo curso de biotecnologia, o próximo passo é conhecer as instituições de ensino que ofertam essa formação.

Aqui na Multivix, por exemplo, você tem a opção de estudar ciências biológicas, engenharia química, biomedicina ou medicina na graduação e depois optar pela especialização em biotecnologia.

A Multivix possui mais de 20 anos de tradição no ensino superior de qualidade, formando profissionais que se destacam não só pelos conhecimentos técnicos, mas também pela dedicação à sociedade.

Por isso, se você pensa em dar continuidade à sua carreira em uma instituição de renome, seguramente precisa conhecer as nossas instalações.

Aprimorando seu currículo

A graduação e a pós-graduação são exigências básicas para quem deseja atuar no segmento de biotecnologia e saúde. Mas, se você deseja ir além e se destacar, precisa desenvolver outras competências. E é sobre elas que vamos falar agora.

Domínio do inglês

O inglês é o idioma mais usado nas ciências médicas. Além disso, ele é amplamente usado nas áreas de tecnologia. Logo, para ter acesso às melhores oportunidades de emprego, você precisa dominar esse idioma.

Nesse sentido, você pode optar por aulas particulares ou turmas compartilhadas, online ou presencialmente. Opções não faltam para que você aprimore o seu inglês.

Liderança

Outra habilidade fundamental para atuar na área de biotecnologia e saúde é a liderança. Afinal, pioneirismo e inovação são temas que permeiam a vida de quem trabalha nessa área.

Você pode desenvolver suas habilidades de liderança através de cursos de extensão ou mesmo por meio de mentorias. Mas cabe lembrar que na pós-graduação em biotecnologia da Multivix, você também tem essa disciplina como parte do seu programa de aprendizado.

Perfil lifelong learner

Estar sempre a par das novidades do seu setor, bem como de áreas relacionadas, é uma das premissas básicas para quem deseja fazer um curso de biotecnologia.

E não é para menos: as inovações nessa área acontecem todos os dias, e perder uma novidade que seja pode custar caro.

Sendo assim, uma das competências mais buscadas nos profissionais da área é o perfil lifelong learner.

Agora que você já sabe como dar continuidade à sua carreira, que tal conhecer a pós-graduação em biotecnologia da Multivix?