• Blog
  • Biomedicina forense: o que é e como ingressar na área

Biomedicina forense: o que é e como ingressar na área

Biomedicina forense: o que é e como ingressar na área

Se você é daquelas pessoas que adora uma série de suspense e fica tentando desvendar os crimes junto com os CSI, talvez a biomedicina forense seja uma boa área de atuação para você.

Esse campo de conhecimento que é pouco conhecido pela maioria das pessoas guarda oportunidades únicas de carreira e a possibilidade de desvendar mistérios na vida real.

Além disso, possibilita uma vida profissional bem remunerada e de prestígio, com oportunidades de crescimento e até atuação fora do país.

Gostou da ideia? Então continue a leitura e entenda o que é biomedicina forense e como ingressar na área!

O que é biomedicina forense?

A biomedicina forense se concentra na aplicação de princípios científicos para a resolução de questões legais, contribuindo de maneira significativa para investigações criminais e processos judiciais.

Nesse sentido, os profissionais utilizam seus conhecimentos em biologia molecular, genética, toxicologia, patologia e outras disciplinas biomédicas para analisar evidências biológicas.

Essas evidências podem incluir amostras de sangue, saliva, cabelo, tecidos e outros fluidos corporais, desempenhando um papel fundamental na solução de crimes.

O biomédico forense atua como uma ponte entre a ciência e a justiça, aplicando métodos científicos avançados para validar e interpretar as informações obtidas a partir das amostras biológicas.

Essa contribuição é vital para a construção de argumentos robustos em processos judiciais, garantindo a integridade do sistema legal e a busca pela verdade.

O que faz um biomédico forense?

O biomédico forense faz a coleta, análise e interpretação de amostras biológicas em um contexto legal, como sangue, saliva, cabelo, tecidos e outros fluidos corporais relevantes.

Após a coleta, o biomédico forense conduz análises laboratoriais avançadas, como espectrometria de massa, análise de DNA, cromatografia e microscopia.

O trabalho do biomédico forense também envolve a colaboração com uma variedade de profissionais, incluindo peritos criminais, peritos médicos legistas, investigadores e advogados.

Além disso, o biomédico forense também pode ser chamado a testemunhar no tribunal como especialista, emitindo parecereGiuls e auxiliando no estabelecimento da verdade em um processo criminal.

Quais são as habilidades que uma pessoa deve ter para trabalhar com biomedicina forense?

A biomedicina forense é um campo de atuação que exige atenção aos detalhes, bem como um olhar observador.

Capacidade analítica é outra competência requerida para trabalhar nesta área, pois uma das funções do profissional é analisar provas dos mais variados tipos.

Por se tratar de um campo de atuação interdisciplinar, a biomedicina forense também exige que você tenha uma comunicação assertiva. Ao mesmo tempo, você precisa saber trabalhar em equipe, já que existem muitos profissionais envolvidos em uma investigação.

Saber lidar com a pressão por resultados e prazos curtos para a resolução de análises também é um requisito que você deve considerar para seguir esta carreira.

Além disso, muita discrição e ética profissional são requeridas, uma vez que você lida diariamente com processos jurídicos que impactam a vida de outras pessoas.

Em quais áreas um biomédico forense pode atuar?

A biomedicina forense abrange uma variedade de campos especializados, cada um desempenhando um papel fundamental na investigação e resolução de casos criminais.

Esses campos específicos utilizam diferentes abordagens e técnicas para analisar e interpretar evidências biológicas. Confira alguns exemplos:

  • genética forense
  • toxicologia forense
  • antropologia forense
  • patologia forense
  • entomologia forense
  • odontologia forense
  • biologia forense
  • psicologia forense

Como você pode ver, existem diversas áreas nas quais um biomédico forense pode atuar. Mas onde essas oportunidades estão?

Oportunidades de carreira em biomedicina forense

A biomedicina forense é um campo de atuação altamente especializado, que exige profissionais em constante atualização.

Boa parte da demanda por biomédicos forenses está nos Institutos de Medicina Legal, onde as evidências de crimes são analisadas.

Como muitas dessas evidências necessitam de análises laboratoriais, os laboratórios de análises forenses são naturalmente bons empregadores.

Laboratórios particulares também podem contratar o profissional formado em biomedicina forense para realizar testes de DNA e pesquisas relacionadas.

A pesquisa acadêmica e as agências de segurança pública também podem ser boas opções para quem almeja seguir essa carreira, já que oportunizam tanto a teoria quanto a prática profissional.

Além disso, é possível escolher a carreira de consultor, auxiliando pessoas físicas e jurídicas em ações criminais.

Um campo muito atrativo para quem segue carreira nessa área é a antropologia forense, que pode lidar com descobertas arqueológicas e na investigação de civilizações antigas.

Essas são apenas algumas das possibilidades de carreira para quem opta pela biomedicina forense. Quando você ingressa na área, descobre uma infinidade de outras possibilidades de atuação, podendo trilhar sua carreira de sucesso em um campo com o qual tenha afinidade.

Por onde começar uma carreira em biomedicina forense?

Como você viu, a biomedicina forense é um campo altamente especializado, em que os profissionais buscam aperfeiçoamento contínuo para oferecer sempre os melhores serviços. Mas o primeiro passo para atuar nessa área é sempre o mesmo: começar por uma faculdade de biomedicina.

No bacharelado em biomedicina você aprende as bases necessárias para atuar no campo da biomedicina forense com propriedade e segurança. Também se prepara para o momento da especialização, onde você poderá escolher entre genética, patologia, toxicologia ou qualquer uma das áreas de atuação do biomédico forense.

Para você ter uma ideia, durante a graduação de biomedicina você tem acesso a disciplinas como fisiologia humana, métodos e técnicas de análises laboratoriais, genética, patologia e toxicologia.

Todos esses conhecimentos servirão para você ingressar na área de biomedicina forense com a certeza de poder contribuir em todos os tipos de investigações.

Quer conhecer melhor a graduação em biomedicina da Multivix? Baixe o e-book gratuito agora mesmo!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!