Arquitetura e urbanismo é um campo de conhecimento que compreende a ideação, planejamento, execução e reforma de construções dos mais variados tipos, como casas, edifícios, praças, parques, museus, dentre muitos outros.
Sendo um dos campos profissionais mais antigos da humanidade, a arquitetura e urbanismo continua se destacando pela criatividade e inovação inesgotáveis.
Mas o que há de novo nesse campo profissional e quais são as áreas de atuação que mais se destacam na atualidade? Continue a leitura e descubra!
Urban Design
O crescimento das cidades e a consequente necessidade de readequar os espaços urbanos tem levado muitos profissionais a se especializar em urban design ou design urbano.
Essa área de atuação dentro da arquitetura e urbanismo se concentra em projetar edifícios e seu entorno, de modo a maximizar seu valor ambiental, social e econômico. Se essa tríade te lembra alguma coisa, sim, estamos falando de ESG.
O design urbano lida com conjuntos de construções, como vilas, bairros e até mesmo cidades, considerando todas as nuances do ambiente a ser trabalhado.
Trata-se de uma área interdisciplinar, que trabalha em sintonia com outras vertentes do mercado, como construção civil, paisagismo e engenharia de tráfego, dentre outras.
Urbanismo biofílico
Outra área de atuação para se destacar é o urbanismo biofílico, uma abordagem que visa a integração entre natureza e espaços urbanos.
O objetivo dessa abordagem é proporcionar uma experiência natural nas cidades, minimizando os impactos ambientais e climáticos do excesso de construções por meio da sinergia com a natureza.
Diante da emergência climática, essa vertente da arquitetura e urbanismo se faz urgente, o que favorece a carreira daqueles profissionais que buscam se diferenciar no mercado por atuações inovadoras e conectadas com as reais necessidades da sociedade.
Caminhabilidade
Ainda dentro dos projetos de arquitetura e urbanismo, temos a tendência de caminhabilidade.
O aumento do custo de vida, aliado aos desafios do trânsito e a pressão sobre os sistemas de transporte públicos têm levado as pessoas a buscarem alternativas como caminhos pedonais e espaços públicos mais seguros.
Essa tendência favorece a construção de espaços prioritários para pedestres, assim como a integração destes com ciclovias, a fim de facilitar o deslocamento da população.
Para quem trabalha com arquitetura e urbanismo, estar a par deste tipo de tendência é a melhor forma de propor soluções inovadoras e conquistar projetos de grande valor.
Construções modulares
A fim de facilitar a construção de determinados projetos, como hotéis, resorts e instalações médicas, a arquitetura também adentrou uma outra área de atuação bastante interessante: a de construções modulares.
Nesse campo de trabalho, o arquiteto e urbanista projeta edifícios que podem ser construídos em blocos, de modo a facilitar com que cada módulo seja fabricado em um lugar e transportado até outro.
Além de promover maior mobilidade de soluções arquitetônicas, as construções modulares também facilitam a expansão planejada de edifícios, como hospitais e complexos comerciais.
Essa dinâmica facilita a gestão de projetos de construção, trazendo maior controle sobre qualidade, prazos e resultados, o que pode significar melhor otimização de recursos e maior valor agregado para os contratantes.
Construções impressas em 3D
Não é de hoje que profissionais de arquitetura e urbanismo estão acostumados a projetar edifícios em 3D. Mas que tal concluir um projeto em AutoCAD e colocá-lo para imprimir logo em seguida?
Essa é uma das grandes inovações da arquitetura e urbanismo e que se integra perfeitamente às construções modulares.
Por meio de tecnologias avançadas, é possível imprimir qualquer tipo de construção, utilizando materiais ecologicamente corretos e sustentáveis.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as construções impressas podem reduzir os custos de projetos por meio da otimização de tempo e mão de obra.
Por fim, os projetos baseados em construções impressas podem ser facilmente replicados em qualquer lugar do mundo, aumentando a acessibilidade à moradia.
Edifícios flutuantes
A integração com a natureza não se limita apenas a espaços sólidos. Já existe todo um campo da arquitetura e urbanismo focado em projetos de edifícios flutuantes.
Mais do que requinte e disrupção, esse tipo de projeto arquitetônico leva em consideração a segurança diante de eventos climáticos, como furacões, inundações e tempestades.
Só para você ter uma ideia, um escritório de design italiano projetou uma cidade flutuante inteira, com capacidade para abrigar 60 mil pessoas. Se você ficou curioso para saber mais sobre essa ideia incrível, pode conhecer o projeto Pangeos aqui.
Materiais inteligentes
Além de criar projetos incríveis, a arquitetura e urbanismo também se preocupa com o uso de materiais inteligentes, isto é, matéria prima que traga valor a cada construção.
E quando entramos nesse universo, as opções são inúmeras. Exemplo disso são os smart glasses ou vidros inteligentes. Essa tecnologia faz com que o vidro mude de cor de acordo com a incidência de luz, o que faz com que se tenha um melhor aproveitamento da luz solar.
Esse pequeno detalhe pode levar à economia de centenas de reais em contas de energia elétrica, além de ser mais sustentável.
Por onde começar?
Como você percebeu, existem inúmeras áreas para se destacar na arquitetura e urbanismo. Mas, para trilhar uma carreira de sucesso, você precisa garantir uma formação de qualidade.
É por isso que aqui na Multivix oferecemos o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, uma formação que te prepara desde o primeiro dia de aula para se tornar um profissional de destaque no mercado, apto a atuar de forma estratégica na ideação, planejamento, execução e reforma dos mais variados tipos de projetos arquitetônicos.
Quer saber mais sobre essa carreira? Baixe agora mesmo o e-book do curso de Arquitetura e Urbanismo e tire todas as suas dúvidas!