• Blog
  • Como colocar experiência informal no currículo?

Como colocar experiência informal no currículo?

Como colocar experiência informal no currículo?

O currículo é um documento estratégico na busca por uma oportunidade de emprego. Afinal, ele é a sua apresentação profissional formal para o mercado e potenciais contratantes. Por essa razão, ter um currículo bem elaborado é fundamental.

Mas quando você está começando a sua jornada, é comum não ter muitas experiências profissionais formalizadas, o que pode gerar uma certa insegurança no momento de elaborar esse documento tão importante.

Por isso, hoje vamos falar de um assunto recorrente entre os jovens: como colocar experiência informal no currículo?

Experiência formal x informal: quais as diferenças?

Quando falamos em experiência formal, é aquela que você tem como comprovar, seja por um contrato de trabalho, um termo de estágio ou mesmo um registro em carteira de trabalho.

A experiência informal, por sua vez, é aquela que você não tem nenhum tipo de comprovação formalmente aceita pelo mercado de trabalho.

Pode ser, por exemplo, um trabalho voluntário, um trabalho que você realiza em um negócio da família ou até um intercâmbio no qual você trabalhou para ter acesso a um benefício.

Entre experiências formais e informais, você molda o seu perfil profissional, descobre quais são as atividades de que mais gosta e aquelas que não lhe atraem muito.

Também pode aprender diversos ofícios, que podem servir de base para a construção de uma carreira plural e interdisciplinar.

Qual a importância da experiência informal?

Ter experiências formais é muito bom e contribui significativamente para a construção de um currículo sólido e competitivo. Mas as informais não ficam muito atrás. 

Elas podem te colocar em contextos inovadores, apresentar oportunidades inusitadas e despertar seu interesse por áreas nunca antes pensadas.

As experiências informais de trabalho também tiram o peso de ter que ser em determinada área, porque você já a está estudando ou até mesmo trabalhando nela.

Isso abre espaço para que você transforme hobbies em atividades laborais ou aplique outros talentos, como escrita, pintura, oratória, dança, entre outros, em prática.

Abraçar oportunidades de trabalho informais também pode te colocar em contato com pessoas que, de outra maneira, você jamais conheceria. É o caso, por exemplo, das viagens combinadas com serviços voluntários.

A experiência informal também te dá mais liberdade para ousar, seja no empreendedorismo ou no desenvolvimento de projetos sociais comunitários.

Já está identificando algumas possibilidades de experiência informal para colocar no seu currículo? Então vamos ver como fazer isso!

Como colocar experiência informal no currículo de forma estratégica

Como você viu, a experiência informal pode trazer oportunidades únicas para o seu crescimento pessoal e profissional. Mas como colocar esse tipo de informação no seu currículo?

No campo “experiência profissional”

Caso você exerça qualquer tipo de atividade em uma empresa familiar sem ter um vínculo formal de trabalho, pode citá-la no campo experiência profissional do seu currículo e pedir uma declaração para o gestor da empresa.

Isso também pode ser aplicado em trabalhos voluntários em ONGs, OSCIPs ou quaisquer instituições formalmente constituídas, com CNPJ regular e ativo.

Lembre-se de listar suas atividades e resultados, a fim de transmitir uma ideia concreta sobre suas tarefas.

No campo “outras experiências”

Se você já tem algumas experiências profissionais formais e quer separá-las das informais, uma boa maneira de fazer isso é criando um campo “outras experiências”.

Nele, você pode listar trabalhos voluntários, intercâmbios, participação em feiras e eventos, entre outras situações que possam ter trazido algum tipo de aprendizado ou possibilitado que você aplicasse um talento.

Imagine que você acabou de ingressar na faculdade e neste momento ajude estudantes do ensino médio com aulas extracurriculares. Este é um bom exemplo de trabalho informal que pode ser colocado no campo “outras experiências”.

Embora você não seja docente formalmente, está ministrando aulas a outras pessoas. Além disso, esse tipo de iniciativa demonstra liderança e senso de compartilhamento de conhecimento.

No campo “experiências internacionais”

Intercâmbios para outros países, intermediados pela faculdade ou outras empresas, também podem figurar como experiência informal no currículo.

Você pode colocá-las em um campo específico, como “experiências internacionais” e contar um pouco do que fez.

Se foi apenas para estudos, participou de algum projeto ou atuou profissionalmente em um estágio, vale a pena listar.

Na carta de apresentação

Outra possibilidade de citar suas experiências informais de trabalho é na sua carta de apresentação.

Esse documento costuma acompanhar o currículo e faz uma breve apresentação de quem você é e porque está pleiteando uma vaga em determinada empresa.

A carta de apresentação costuma ser elaborada em forma de narrativa, o que pode ajudar a construir um bom relato em torno da sua experiência informal.

Desse modo, você pode manter seu currículo no formato tradicional, citando as informações mais relevantes e experiências formais, e deixar para a carta de apresentação aquelas informações que julgar como diferenciais para a conquista da sua tão sonhada vaga.

Unindo experiência formal e informal no currículo

A melhor maneira de ter um currículo imbatível é unir todas as experiências que você tiver ao longo da sua carreira e transformá-las em um grande diferencial competitivo.

Para isso, primeiramente você precisa desenvolver uma mentalidade de lifelong learning, isto é, de aprendizado contínuo. Afinal, uma das grandes habilidades apreciadas pelas empresas é justamente o investimento em educação continuada.

E quando aceitamos que o aprendizado contínuo é a única forma de evoluir pessoal e profissionalmente, é quase impossível não pensarmos em graduação e pós-graduação.

O ensino superior é uma porta de entrada para um sem-fim de oportunidades, tanto formais quanto informais. Dos trabalhos de sala de aula, aos programas de iniciação científica, você tem a oportunidade de explorar todo o seu potencial para a construção de uma carreira de sucesso.

E aqui na Multivix acreditamos que o céu é limite. Por isso, oferecemos programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas, sempre prezando pelo alinhamento com o mercado de trabalho e a realização dos sonhos dos nossos alunos e alunas.

Se você está em busca de uma formação de qualidade, seu lugar é aqui!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!