Conquistar o primeiro emprego pode parecer desafiador. A falta de experiência, a ausência de uma lista extensa de cursos realizados, a folha escrita “currículo” no topo com poucos elementos logo abaixo, podem gerar certa ansiedade. Porém, isso não é motivo para você desanimar.
Assim como você, centenas de jovens buscam o primeiro emprego — e o encontram. Isso já aconteceu com seus pais, tios, avós, bisavós… É um processo pelo qual a maioria das pessoas passa na vida.
E o que determina o sucesso nessa jornada é o seu nível de perseverança.
Mas, como sabemos que muitas vezes a espera não é uma possibilidade, resolvemos listar 7 dicas incríveis para você conquistar o seu primeiro emprego.
Continue a leitura!
1. Defina a área em que deseja atuar
Quando estamos em busca do primeiro emprego, é comum querermos “atirar para todos os lados” a fim de encontrar a nossa oportunidade de ouro mais rápido.
Mas a verdade é que a falta de foco no tipo de oportunidade de emprego que você busca pode diluir seus esforços e acabar te levando por outros caminhos. Portanto, o melhor é definir em que área de abrangência você gostaria de atuar e focar seus esforços nela.
Se você já está na faculdade, pode buscar oportunidades relacionadas às disciplinas que já cursou. Desse modo, já chega à entrevista de emprego com certo conhecimento para compartilhar com a pessoa que vai te entrevistar.
Mas, se ainda está estudando para o vestibular, tente listar suas habilidades. Você tem mais facilidade com português ou matemática? Gosta de história ou biologia?
Tentar compreender o que mais te atrai nos estudos é um bom norte para começar a procurar o primeiro emprego.
2. Capriche no seu currículo
Embora as mídias digitais tenham transformado o modo como nos comunicamos com as empresas, quando o assunto é trabalho, o profissionalismo ainda é fundamental.
Nesse sentido, dedique algumas horas para elaborar o seu currículo. Veja qual modelo de currículo melhor se encaixa ao seu perfil, quais informações são realmente necessárias e o que mais você considera relevante para constar no documento.
Lembre-se também de revisar a ortografia e gramática, para que não haja nenhum erro. Afinal, a primeira impressão é a que fica.
Vale a pena pedir para que um profissional mais experiente que você leia o seu currículo e dê dicas de melhoria.
3. Crie um perfil no LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 850 milhões de pessoas e empresas cadastradas, em mais de 200 países.
Todos os dias, milhares de oportunidades de primeiro emprego são compartilhadas na rede. Além disso, ao participar ativamente das conversas, você pode se fazer notar por outras pessoas, aumentando suas chances de contratação.
Para criar um perfil no LinkedIn, é muito simples. Acesse este link, crie seu perfil e preencha os dados solicitados pela plataforma.
Quanto mais completo for o seu perfil, mais chances de as pessoas te conhecerem e oferecerem oportunidades de trabalho.
Vale lembrar que só criar o perfil na rede social não ajuda muito. Você precisa se conectar a pessoas interessantes, propor discussões e debater ideias de forma saudável, mostrando seus valores, ideias e ações.
4. Cresça seu círculo de amizades
Você sabia que quem é indicado para uma vaga de emprego tem 5 vezes mais chances de ser contratado? E que 84% das empresas usam programas de indicação?
Isso quer dizer que quanto mais pessoas você tiver no seu círculo de convivência, maiores são as chances de obter uma indicação e assim conquistar seu primeiro emprego.
5. Mas como aumentar o seu networking?
Além de seguir a dica anterior, de ter um perfil completo no LinkedIn, você pode participar de eventos, por exemplo. Seja na faculdade ou fora dela, os eventos acadêmicos ajudam a conhecer pessoas novas e a criar um círculo maior de amizades.
Outra possibilidade é procurar grupos temáticos no Facebook. Sim, eles ainda existem! Marketing digital, literatura, biologia… Aproveite o tempo livre para buscar essas oportunidades de conexão.
Inclusive, existem muitos grupos de trabalhadores freelancer, nos quais você pode ingressar e oferecer serviços pontuais, como desenvolvimento de páginas web, criação de conteúdo para redes sociais ou gestão de anúncios.
6. Procure por programas de estágio e trainee
Existem empresas especializadas em intermediar a relação entre estudantes e empresas na hora de encontrar o primeiro emprego.
Essas empresas fazem a divulgação das vagas, recebem os candidatos, fazem as entrevistas e encaminham para as oportunidades de estágio.
Uma possibilidade de acelerar a sua entrada no mercado de trabalho é procurar por essas empresas, fazer o seu cadastro e aplicar para as vagas disponíveis.
Outra oportunidade é pesquisar sobre programas de trainee oferecidos por grandes empresas. Esses programas unem aprendizado teórico e prático para formar profissionais completos e alinhados aos valores de suas marcas.
Normalmente, esse tipo de contrato tem duração de dois anos e, ao final do período, você pode ter a contratação efetivada, passando a fazer parte do quadro de colaboradores de forma permanente.
7. Faça trabalhos voluntários
Se você sente que a falta de experiência é um impeditivo para que você encontre o primeiro emprego, uma possibilidade é investir em trabalhos voluntários.
Como o próprio nome sugere, o trabalho voluntário é não-remunerado, mas oferece a possibilidade de aprender alguma habilidade na prática.
Digamos que você acabou de entrar na graduação em marketing digital e possui muita facilidade na criação de conteúdos para redes sociais.
Você pode oferecer esse tipo de serviço de forma voluntária para uma instituição não-governamental e assim adquirir a experiência que precisa para fortalecer seu currículo e se destacar no mercado de trabalho.
Dica bônus: seja um lifelong learner
Acessar as melhores oportunidades de trabalho no mercado exige investir na sua carreira. E uma das habilidades mais requisitadas atualmente é a mentalidade de lifelong learner.
Não sabe do que estamos falando? Faça o nosso quizz e descubra se você está pronto para isso!