Mercado educacional no Brasil: crescimento e oportunidades

Na última década, vimos uma verdadeira inversão na busca por cursos superiores, saindo da predominância do ensino presencial para o ensino a distância.

De 2011 a 2021, o EAD teve um crescimento de nada menos do que 474%, demonstrando a força e potencial do ensino online. Mas, mais do que isso, esse dado nos revela a quantidade de oportunidades que essa modalidade de ensino guarda.

Curioso para saber mais? Continue a leitura e entenda melhor como anda o mercado educacional no Brasil e como aproveitar as oportunidades para empreender!

O mercado educacional no Brasil em números

Quando falamos em EAD, não há como negar a grande participação do ensino superior para o sucesso dessa modalidade.

Só para você ter uma ideia, em 2021, o Brasil já somava quase 9 milhões de estudantes universitários.

Se este número parece surpreendente para você, saiba que ele representa apenas 18,1% da população de 18 a 24 anos.

Em outras palavras, existe um universo de mais de 80% de jovens que pode decidir ingressar na graduação.

E, caso isso não seja um argumento suficiente para que você veja o ensino superior como uma oportunidade de empreendimento, saiba que atualmente aproximadamente 600 mil estudantes acima dos 40 anos estão matriculados na faculdade.

Isso significa que o ensino superior não é mais limitado a jovens com tempo de sobra. Pelo contrário, cada vez mais profissionais veem a necessidade de voltar aos bancos acadêmicos para aprimorar conhecimentos.

E você pode aproveitar esse movimento não só para investir na sua carreira, cursando novas graduações e pós-graduações, mas também para empreender.

Empreendedorismo e educação: uma dupla de sucesso

Com tamanho crescimento nos últimos anos, é de se esperar que o mercado educacional no Brasil tenha se tornado mais competitivo.

Por outro lado, essa expansão também começa a abrir espaço para novas formações, seja a nível de graduação ou pós-graduação.

As constantes mudanças do mercado de trabalho também vêm relevando a necessidade atualização contínua por parte dos profissionais, o que proporciona o casamento perfeito entre oportunidade e solução.

E o que queremos dizer com isso?

Ao investir no ensino como empreendimento, você não só realizar o sonho de empreender como também obter excelentes resultados.

Tudo o que você precisa é ter um bom planejamento, com estudo de mercado, conhecimento do perfil do seu público e, claro, estratégias de marketing eficazes.

— Ah, mas eu não tenho nada disso. Será que esta oportunidade é para mim?

As oportunidades do mercado educacional no Brasil

Há quem deseja começar uma instituição de ensino do zero. Mas também há aquelas pessoas que gostariam de fazer parte da história de instituições já bem estabelecidas no mercado educacional brasileiro.

No primeiro caso, é preciso fazer um investimento maior em termos financeiros, bem como ter consciência de que se leva anos para construir uma marca de renome.

Mas, no segundo caso, o caminho pode ser bem mais curto.

Se você opta pela abertura de um polo educacional de uma instituição de ensino já estabelecida, inicia seu negócio com uma marca respeitada no mercado. Algo que se torna um enorme diferencial frente à concorrência que se acirra a cada dia.

Além disso, desfruta de apoio e orientação no momento de estabelecer seu empreendimento, ingressando no mercado educacional no Brasil com mais segurança e certeza do retorno sobre o investimento.

Com um mix de produtos bem definido e um direcionamento de marketing estratégico, você pode começar a efetivar as primeiras matrículas em pouco tempo e começar a formar seu fluxo de caixa.

Ou seja, você não empreende sozinho. Logo, enfrenta os desafios do mercado amparado por uma equipe com anos de experiência.

Ficou interessado na oportunidade? Então confere só o que está à sua espera.

Seja um parceiro Multivix

Depois de mais de 20 anos de experiência educacional, a Multivix decidiu ampliar sua rede de ensino através de parceiros estratégicos em todo o território nacional. Por isso, desenvolveu um projeto de expansão do ensino EAD através de polos educacionais.

Atualmente, são mais de 350 polos distribuídos em todo o país e você também pode aproveitar essa oportunidade para crescer junto conosco.

Por que investir em um polo EAD Multivix?

A Multivix conta com um plano de negócios estruturado que oferece todas as informações de que você precisa para começar a empreender como parceiro da marca.

Da escolha do local até o planejamento de marketing, você recebe todo o suporte de que precisa para se tornar mais um case de sucesso no mercado educacional brasileiro.

E sabe o que mais? Com toda a expertise e tradição dos cursos da Multivix. Então, se você deseja mesmo dar aquela guinada na sua carreira e empreender com a certeza de sucesso, acesse a nossa página de parceiros, preencha o formulário de interesse e vamos conversar!