A escolha de uma graduação pode ser um processo longo. Além de se identificar com o curso é preciso saber quais áreas são englobadas profissionalmente. Uma das primeiras eliminações é a área de estudo: curso de humanas, exatas ou biológicas?
Para quem pretende ingressar em alguma graduação da área de humanas, separamos exemplos de opções de cursos e suas possíveis atuações no mercado, com o intuito de ajudar na definição da formação.
Pedagogia
Sobre o curso de pedagogia: o estudante de pedagogia adquire conhecimentos técnicos e práticos para lidar com os desafios da educação contemporânea. Ele também aprende como integrar a linguagem dos meios de comunicação à educação e também como usar a tecnologia a favor.
Saiba mais sobre o curso de pedagogia
Áreas de atuação: apesar de ser uma formação relacionada mais ao âmbito escolar: diretoria, coordenadoria pedagógica, supervisão pedagógica – o profissional também pode atuar em instituições educacionais, organizações não governamentais, órgãos do governo relacionados à educação, assessorias educacionais e órgãos de pesquisas.
Algumas carreiras como pedagogo: orientador educacional, coordenador pedagógico, supervisor pedagógico, diretor.
Serviço social
Sobre o curso: o ensino é voltado à formação de profissionais capazes de atuar de maneira crítica e prática na defesa dos excluídos socialmente seja pela desigualdade do país ou por questões familiares, organizando sociedade e governo para garantir uma vida social igualitária.
Quer saber mais sobre a graduação em Serviço Social? Baixe o nosso e-book gratuitamente.
Áreas de atuação: assistência social, educação, saúde, previdência, habitação, segurança pública, direitos humanos.
O que fazer em serviço social: assistente social em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, em movimentos sociais, em ONGs e em empresas públicas, privadas e de economia mista.
Tecnologia em Recursos Humanos
Sobre o curso: o curso forma gestores em RH capazes de capazes de gerir, criar ou aprimorar estratégias e aplicar novas tecnologias para o cumprimento de metas.
Tudo o que você precisa saber sobre a formação Tecnologia em Recursos Humanos.
Algumas responsabilidades de um profissional de RH: atuar no gerenciamento dos planos de carreira de uma empresa, fazer avaliação e treinamento de pessoal, cuidar do recrutamento e seleção e fazer análises institucionais.
Como trabalhar em RH: esse profissional precisa dominar as técnicas de gerenciamento pessoal, para garantir a produtividade da empresa. É importante ter a capacidade de fazer análises críticas quanto a processos e saber lidar com pessoas, com o intuito de garantir boas práticas na rotina de trabalho.
Rumo ao próximo passo
Depois de escolher o curso, não se esqueça de avaliar qual instituição de ensino é a melhor. Confira se possui aprovação do MEC, profissionais preparados, um bom custo-benefício e as modalidades disponíveis.