• Blog
  • Como trabalhar na área de Estética e Cosmética

Como trabalhar na área de Estética e Cosmética

Como trabalhar na área de Estética e Cosmética

Nos últimos anos nossa cultura está cada vez mais voltada para o cuidado com a saúde e bem-estar. Conforme dados levantados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil assume a 4ª posição como maior consumidor da área estando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Sendo assim, a procura por cursos de estética e cosmética é cada vez maior fazendo com que o mercado se fortaleça e obtenha crescimento considerável no ranking mundial, criando várias oportunidades de atuação para o profissional.

Em quais setores da estética e cosmética o profissional pode atuar?

As áreas mais conhecidas para atuação desse profissional são:

  • Estética facial: lida com a aparência do rosto e compreende procedimentos como limpeza de pele, peelings, hidratação e a suavização de linhas de expressão.
  • Estética corporal: voltada para os cuidados com o corpo como massagens, tratamento de estrias, celulites e drenagem linfática.
  • Estética capilar: cuida do couro cabeludo e fios tratando de problemas como queda dos fios, oleosidade, caspa, quebra e prevenção da calvície.
  • Cosmética: além de realizar diversos tipos de maquiagem o profissional tem a técnica para desenvolver produtos de beleza e avaliar o que é mais indicado para cada um.

Possíveis áreas de atuação

Barbearias

Um dos nichos no mercado de estética e cosmética que mais cresce são os voltados para o público masculino.

Salões de beleza

Ainda são referência de realização de serviços como a maquiagem profissional, maquiagem artística, micropigmentação de sobrancelhas, alongamento de cílios e depilação.

Consultórios médicos

O profissional pode atuar em parceria com os médicos no auxílio de procedimentos faciais e cuidar do pré e pós-operatórios dos pacientes.

Visagismo

Ajuda o cliente na harmonização estética dando dicas de corte de cabelo, coloração dos fios, penteados, maquiagem e roupas. Tudo de acordo com as características de cada um.

Spas

Um dos serviços mais cobiçados são os de massagens relaxantes, mas outros serviços também são oferecidos como por exemplo o de tratamentos faciais.

Autônomos

É possível para o profissional de estética e cosmética gerenciar sua própria empresa. Desta forma ele terá mais liberdade na hora de decidir em quais nichos do mercado prefere atuar, podendo ser como maquiador profissional independente ou até como consultor de conteúdo para sites e blogs.

Especialização do curso de Estética e Cosmética

Em um mercado que está em constante renovação fazer um curso de especialização é um diferencial. Alguns profissionais da área encontram-se estagnados na profissão e a especialização pode dar um upgrade na carreira. No caso de ser recém-formado manterá o profissional atualizado com as novidades.

Pensando nos objetivos profissionais a especialização em Cosmetologia permite ao profissional elaborar, desenvolver e produzir cosméticos acompanhando todas as etapas do produto.

Outra especialização bastante buscada é a da Dermaticista que possibilita o estudo aprofundado em tratamentos de pele.

Gostou das informações do post e gostaria de saber mais sobre o curso de Estética e Cosmética? Clique aqui para baixar gratuitamente o e-book da Multivix.

Nova call to action

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!