• Blog
  • Carreiras em Exatas, Humanas ou Biológicas ou Agrárias: O que escolher?

Carreiras em Exatas, Humanas ou Biológicas ou Agrárias: O que escolher?

Carreiras em Exatas, Humanas ou Biológicas ou Agrárias: O que escolher?

Há quem termine o Ensino Médio e saiba exatamente qual carreira deseja seguir, mas isso não é regra. E nem precisa ser. Se você ainda não se decidiu por qual profissão optar, não se sinta só ou até mesmo atrasado em relação aos demais.

A escolha de uma profissão é algo de grande responsabilidade e requer o mínimo de conhecimento da área que deseja atuar, assim como das habilidades que você deseja desenvolver.

Para começar, que tal descobrir se você é mais da área de exatas, humanas ou agrárias? A partir daí ficará mais fácil escolher o curso.

Exatas a área do raciocínio lógico e dos números

As áreas fundamentais de estudos das Ciências Exatas são a Matemática, a Física e a Química. Existem também outras áreas de estudos que são caracterizadas como exatas. É o caso da Ciência da Computação, Arquitetura, Estatística e Astronomia.

Alguns exemplos de cursos nessa área são: Desenho Industrial, Biotecnologia e Design de Games. Esse último é um dos mais recentes e com grande demanda de mercado.

Design de Games

O profissional que se formar nessa área poderá desenvolver jogos para computadores, vídeo games, celulares, redes sociais, além de jogos educacionais e jogos para empresas. É importante ter afinidade com tecnologia e linguagem de programação.

Humanas e o homem

Nas Ciências Humanas o conhecimento é voltado para o estudo do aspecto do homem como ser humano.  Os estudos são baseados na Comunicação, na Filosofia e na Beleza.

As opções de cursos são muitas: Antropologia, Administração, Serviço Social e outros.

Serviço Social

Quem se forma nessa área é conhecido como Assistente Social e atua no combate às desigualdades sociais e propõe soluções para melhor a condição de vida das pessoas, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos.

Biológicas e o estudo dos seres vivos

As Ciências Biológicas estudam métodos que possam ser utilizados nos seres vivos, como: medicamentos, exames clínicos e laboratoriais e atividades físicas.

Dentre os campos de atuação estão: Medicina, Biologia e Nutrição.

Biólogo

Um biólogo estuda os seres vivos e faz a análise da interação entre esses seres. Esse profissional pode atuar na área de meio ambiente, pesquisas científicas ou magistério.

Agrárias e o conhecimento da natureza

As Ciências Agrárias trabalham com os aspectos relacionados à terra, os animais e os vegetais. O intuito é aprimorar tecnologias, estudar formas de aumento de produção e de preservação de recursos naturais.

Atualmente o setor agrário é um dos que mais contribui para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e o mercado de trabalho está sempre em busca de novos profissionais.

Entre as opções de cursos estão: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Medicina Veterinária

O especialista formado em Medicina Veterinária cuida da saúde dos animais, faz o controle da infestação de pragas, é responsável pela alimentação e pela reprodução de rebanhos e todas as atividades que envolvem o cuidado relacionados aos animais de uma propriedade rural.

Para saber mais sobre Medicina Veterinária.

Veja qual o curso é melhor pra você a partir do seu perfil!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!