• Blog

O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária?

Uma boa faculdade de Medicina Veterinária prepara o estudante para atuar nas diversas frentes que um profissional encontra em sua carreira — no tratamento e diagnóstico de animais de diversos portes, na responsabilidade técnica em indústrias de alimentos e na pesquisa laboratorial, por exemplo.

Como são diversas as possibilidades de trabalho, também são vários os conhecimentos que um estudante adquire ao longo da graduação. Da Biologia à inspeção sanitária, prepare-se para aprender de tudo um pouco na faculdade de Veterinária!

Antecipe-se e saiba, neste artigo, o que você encontrará na grade curricular de Medicina Veterinária!

O que o estudante aprende na faculdade de Medicina Veterinária?

Não tem para onde correr, a Biologia domina a grade curricular da faculdade de Medicina Veterinária. Aqui estão incluídas subáreas importantes para o veterinário, como a genética, a zoologia, a bioquímica e a parasitologia.

Se esses termos não dizem muito a você, entenda agora mesmo o que lhe aguarda na graduação!

Ciências básicas

Se você pensa que fugiu das aulas de Química, Biologia e Matemática, está profundamente enganado. Essas ciências básicas fazem parte da grade curricular de Medicina Veterinária nos primeiros semestres e dão a base para os conhecimentos mais avançados.

Anatomia dos animais

Você terá, pelo menos, três matérias relacionadas à anatomia dos animais — anatomia dos animais domésticos (I e II) e anatomia patológica. Nas primeiras, o estudante entende as estrutura do animal e seus sistemas, por meio de aulas expositivas e em laboratório. Na segunda, são estudadas as lesões e alterações cuja origem são doenças.

Economia e administração rural

Entender como realizar o gerenciamento de propriedades rurais e os custos envolvidos na tarefa é o objetivo da disciplina Economia e Administração Rural. Com ela, você entende mais sobre a produção agropecuária e a política agrícola no país, conhecimentos importantes para a atuação do veterinário na indústria e em propriedades rurais.

Técnicas de diagnóstico, cirurgia e clínica médica

Os conhecimentos anteriores, que você adquire em uma faculdade de Medicina Veterinária, formam a base para o profissional ser capaz de realizar diagnósticos e atuar no cuidado de animais de pequeno ou grande porte. Você aprende esses conteúdos nas disciplinas de técnicas de diagnóstico, clínica médica e clínica cirúrgica.

Criação de animais

Disciplinas como bovinocultura, avicultura e ovinocultura fazem o estudante entender as técnicas que envolvem a criação de animais, com o objetivo de abastecer a indústria alimentícia. Nesses espaços, o veterinário é responsável pelo bem-estar, saúde e alimentação de aves, bois e outros animais criados.

Além dessas existem muitas outras matérias na grade curricular de Medicina Veterinária, como a de higiene e saúde pública, inspeção sanitária e biodiversidade. Juntas, elas capacitam o profissional com um perfil a suprir as diversas demandas do mercado de trabalho.

Agora que você sabe mais sobre o que se estuda na graduação, não perca tempo. Assine nossa newsletter e entenda sobre o mercado de trabalho, qual o preço de uma faculdade de Medicina Veterinária e muitos outros conteúdos interessantes!

Baixe o e-book de curso!