Multivix na quarentena do Coronavírus!
Tudo que você precisa saber para continuar seus estudos.

Coronavírus
Com base nas Portarias (nº 343 e nº 345) do Ministério da Educação, que permitem às Instituições de Educação Superior substituírem as disciplinas presenciais em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19, o Grupo Multivix segue com o modelo pedagógico presencial com aulas conectadas, para que os alunos do ensino presencial permanecerem no processo de aprendizagem e ao mesmo tempo possam preservar a sua saúde. Esta página traz todas as informações atualizadas sobre a situação, além de orientações para os estudos remotos e o acesso a comunicação direta com a faculdade (por e-mail e/ou WhatsApp).
INFORMATIVO SOBRE ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMUNICADO DA ALTERAÇÃO DA PLATAFORMA DE ENSINO
GUIA RÁPIDO PARA ACESSAR O AVA (Moodle)

Veja como potencializar o seu aprendizado no novo AVA da Multivix

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Dúvidas frequentes

Como funcionarão as aulas remotas?

Para que ninguém saia prejudicado por conta do isolamento social, durante o surto de Covid-19 e seguindo a portaria MEC nº 343 de 17 de março de 2020, o Grupo Multivix estruturou uma nova plataforma dinâmica e inteligente denominada MOODLE que funcionará a partir das aulas remotas do dia 13/04/2020, para que os alunos possam continuar os estudos de casa. Confira o tutorial de uso aqui. Essas recomendações não servem para os alunos de medicina. Para o curso de medicina há recomendações próprias do curso.

Terei que estudar sozinho (a) durante este período?

Não! Todo o corpo docente do Grupo Multivix estará disponível durante as aulas remotas, sempre pronto para tirar dúvidas, realizar as aulas, tirar dúvidas dos alunos através dos fóruns e atender a todas as necessidades dos alunos. Inclusive, os coordenadores de curso também estarão disponíveis para atendimento on-line. Além disso, serão disponibilizados vários recursos para aprendizagem no MOODLE que poderão ser ofertados em diferentes formatos (capítulos de livros da Biblioteca Digital, slides das aulas, videoaulas, artigos científicos, manuais, roteiros, entre outros).

Como serão as atividades avaliativas/provas?

A pontuação referente a Avaliação Processual/Exercícios de Fixação (4,5 pontos) será distribuída para todas as listas de exercícios estabelecidas pelo professor dentro do Portal. Para a Avaliação Pontual/Prova Bimestral (5,5 pontos), serão considerados o desenvolvimento e a entrega da atividade/trabalho proposta no Portal. A nota que seria atribuída à prova bimestral presencial, que estava prevista no calendário acadêmico, será convertida para a entrega de atividade/trabalho no portal do aluno. Mesmo com a mudança da plataforma para o MOODLE, a entrega do trabalho permanecerá no Portal Acadêmico/TOTVS.

Como funcionarão as atividades/matérias práticas?

As atividades práticas (aulas práticas e estágio específicos ) serão ministradas presencialmente, conforme portaria MEC nº 343 de 17 de março de 2020 o que impactará diretamente no período de férias, podendo ter atividades em julho , janeiro e fevereiro de 2021. Para as disciplinas que são compostas com carga horária Teórica e Prática em Laboratório, o conteúdo teórico será abordado na metodologia EaD, contabilizando somente a carga horária teórica, enquanto as práticas em laboratório serão realizadas ao retorno das atividades presenciais. Os atendimentos realizados pelos alunos, como por exemplo, no Núcleo de Práticas Jurídicas, Núcleo de Práticas Psicológicas ou na Clínica Odontológica, estão suspensos e serão retomados assim que tudo se normalizar, sem prejuízos acadêmicos.

A mensalidade será reduzida durante as aulas remotas?

Com a pandemia instalada no país, a faculdade está cumprindo seu compromisso de não obstar o processo de ensino e aprendizagem e manter a qualidade de ensino, conforme orientação do Ministério da Educação, prevista na portaria MEC nº 343 de 17 de março de 2020. Ressalta-se também, o fato de que não há redução de custos com o ensino EaD, já que os gastos vão muito além da estrutura física, como pagamento aos docentes e funcionários. Portanto, considerando a continuidade da prestação dos serviços educacionais, sem prejuízos acadêmicos, ainda que na modalidade a distância (EAD), as obrigações contratuais estão mantidas.

Os alunos terão atendimento neste período?

Sim. Através do próprio Portal Acadêmico (AVA/TOTVS) ou aplicativo ou MOODLE, os alunos do Grupo Multivix terão acesso a todo o conteúdo acadêmico, biblioteca digital e atendimentos online com professores, coordenadores e secretaria. Além disso, o Grupo Multivix entende a grande necessidade de apoio neste momento conturbado, por isso, cada unidades presencial terá um e-mail de específico para atendimento, dúvidas, sugestões e reclamações.

Se eu não puder frequentar os fóruns no horário da disciplina, levarei falta?

Não! Considerando que o fórum funciona de forma assíncrona, ou seja, não há obrigatoriedade do professor e aluno estarem online ao mesmo tempo, não será obrigatorio a presença. Apenas o professor estará disponível no horário das aulas para responder os questionamentos e/ou criar novas discussões. A obrigatoriedade é que o aluno cumpra com as atividades avaliativas propostas pelo professor.

Não tenho acesso a internet, sairei prejudicado?

Não, a presença do aluno no fórum é facultativa. O material da disciplina estará disponível no portal acadêmico para o aluno baixar assim que tiver internet disponível. A Faculdade Multivix também deixará a disposição seus laboratórios para caso o aluno queira, faça uma solicitação via email informado da data e hora que utilizará. A Faculdade Multivix respeitará as medidas de segurança para utilização dos laboratórios de informática.

O Call Center da Multivix vai funcionar?

Sim. Ele vai funcionar com atendimento especial de forma remota por WhatsApp, chat e e-mail no horário comercial de segunda a sexta-feira.

Como posso ficar sabendo sobre informações relevantes durante esse período de quarentena?

Sugerimos nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras) e sempre ficar atento ao seu app da Multivix. Além disso, criamos essa página especial que será sempre atualizada com informações relevantes. E-mails também são enviados, mas para recebê-los é muito importante que seu e-mail esteja atualizado em nossa base de dados. Dê uma olhada também na sua caixa de spam se não tiver recebido nada até agora, pois já fizemos alguns envios importantes.

Sou aluno do EAD minhas aulas estão mantidas?

Sim. Para os alunos do EAD as aulas estão mantidas e continuam normalmente pelo AVA Multivix.

Como será o atendimento administrativo e financeiro da Multivix?

Além dos serviços financeiros disponíveis no Portal Acadêmico ou aplicativo, tais como, Declarações com Certificação Digital, solicitações diversas, emissão de boleto, pagamento através de cartão de crédito, entre outros, os alunos e não alunos, poderão encaminhar dúvidas e ou outras solicitações, por meio dos canais de atendimento on-line disponibilizados pela Multivix durante o período de isolamento social.

Incentivo Estudantil: Aditamentos e Adesão FIES

Conforme Ministério da Educação (MEC), o prazo para aditamentos dos contratos firmados até o 2º semestre de 2017 (FIES antigo) é até o dia 30 de junho. Caso o estudante não consiga comparecer ao banco dentro desse período, ele deverá solicitar à IES (CPSA) novo DRM, após a normalização do atendimento das IES e das atividades das redes bancárias. Sobre a confirmação das adesões 2020, conforme portaria nº 190 de 19/003/2020, o FNDE prorrogou por 30 dias os prazos para que estudantes validem as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), tanto na CPSA, como nos bancos. Em relação à lista de Espera das adesões ao Prouni e novo FIES, o período para entrega da documentação está prorrogado pelo MEC, por prazo indeterminado, para que os candidatos que porventura não tenham conseguido entregar a documentação, em virtude do fechamento temporários das faculdades, não sejam prejudicados. Dessa forma, o resultado final para matrículas da lista de espera também encontra-se suspenso por prazo indeterminado.

O projeto de lei obriga a faculdade a reduzir a mensalidade?

A tramitação de um Projeto de Lei envolve várias fases, desde a sua apresentação, discussão, votação, aprovação ou arquivamento. A Faculdade está atenta a todos os movimentos das três esferas do Poder e afirmamos que, até o presente momento, não há nenhuma Lei e/ou dispositivo legal que determine a redução da mensalidade.

A faculdade teve redução de custo com a aula remota?

“Com relação às indagações de que a Faculdade reduziu os custos com o fechamento da estrutura física, como por exemplo energia elétrica e água, esclarecemos que este percentual é infinitamente menor quando comparado com a carga tributária e outros custos fixos que são suportados mensalmente.

Ratificamos que os custos não foram reduzidos, pois a Multivix fez investimentos e redobrou os esforços para manter o processo de ensino e aprendizagem. Lembrando que as aulas online são ministradas pelos docentes das disciplinas e não por tutores, logo, não se deve confundir a “aula remota”, adotada em virtude do covid-19, com o “Ensino à Distância”.

Ao contrário das contratações de serviços eventuais e temporários, as prestações de serviços educacionais são consideradas de trato sucessivo, o que faz com que a instituição continue com a execução do processo de ensino, sem interrupções, nos limites permitidos pelo Ministério da Educação;

Portanto, entendemos que a restituição de valores só é devida quando a instituição não cumpre com o plano de ensino contratado. Estamos trabalhando incansavelmente para que a aprendizagem não pare e o período letivo não seja perdido.”

Você sabe a diferença entre EaD e aulas remotas do plano emergencial de ensino durante a pandemia?

As metodologias de ensino não são as mesmas. As aulas remotas, em especial as adotadas pela Multivix, tem diferenças em relação ao ensino à distância (EaD). No EaD, o aluno segue um modelo de autoestudo individual com suporte de um tutor para dúvidas. Já as aulas remotas/conectadas contam com a presença do professor da disciplina em tempo real. Eles ministram aula, tiram dúvidas e atendem todas as necessidades dos alunos, sempre nos horários das aulas e seguindo a ementa, carga horária e objetivos da disciplina.

Inclusive, os coordenadores de curso também estão disponíveis para atendimento on-line. São disponibilizados vários recursos para aprendizagem no Portal que podem ser ofertados em diferentes formatos (capítulos de livros da Biblioteca Digital, slides das aulas, vídeo aulas, artigos científicos, manuais, roteiros, estudos dirigidos, exercícios resolvidos entre outros).

Como ficará a renovação das bolsas de PROUNI para o semestre 2020/1?

Devido a paralização das IES não há previsão de data para o processo de atualização das bolsas, bolsas remanescentes e adesão do Prouni. Assim que o MEC disponibilizar o novo calendário, os nossos alunos serão comunicados.

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