Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

Arquitetura e Urbanismo sustentável, qual a importância?

Arquitetura e Urbanismo sustentável, qual a importância?

O planeta precisa mudar suas atitudes e hábitos de consumo para garantir a sobrevivência da Terra por mais tempo, já que o aquecimento global poderá mudar drasticamente a temperatura média do globo e torná-lo inabitável. O profissional formado em arquitetura e urbanismo sustentável entendem esse problema e tomam medidas para minimizar esses impactos.

Neste texto, você entenderá o que é o curso de arquitetura e urbanismo de maneira sustentável, qual a sua importância para a área e também para o planeta, bem como conhecer algumas dicas de como realizar um projeto de arquitetura pensando na preservação da natureza.

O que é a Arquitetura e Urbanismo Sustentável?

Sustentabilidade é um conjunto de estruturas que resistem a um tempo prolongado, são auto suficientes, bem como utilizam práticas sustentáveis que diminuem a agressão e a poluição ao meio ambiente.

Qual a sua importância?

É importante que as gerações atuais comecem a pensar em alternativas para diminuir os impactos ambientais que serão sentidos no futuro. Por conta disso, a faculdade de  arquitetura sustentável se faz importante para garantir que as construções futuras não agridam o meio-ambiente por meio dos novos e atuais profissionais.

A Arquitetura e Urbanismo Sustentável ainda podem trazer benefícios para a instituição que realiza e recebe e obra, já que é possível oferecer um resultado esteticamente mais bonito e econômico.

O que compõe a Arquitetura e Urbanismo Sustentável?

Para criar um projeto de Arquitetura e Urbanismo Sustentável, deve-se começar pela escolha dos materiais. Eles precisam ser ecológicos e ajudar na preservação da natureza. Além disso, é interessante analisar o local da obra e utilizar os nivelamentos e características a ele peculiares, ao seu favor.

Pensar em telhados com painéis solares ou o chamado “telhado verde” também podem auxiliar no seu projeto de arquitetura sustentável: enquanto o primeiro auxilia na economia de energia, o segundo contribui para a manutenção de temperatura da casa de maneira natural.

Não descarte a tecnologia dos seus projetos sustentáveis: diversas ferramentas podem ser utilizadas para trazer maior economia e ainda auxiliar na manutenção do meio-ambiente local.

Você poderá utilizar sensores de presença para detectar se existem pessoas no cômodo, programando as luzes do ambiente para que sejam desligadas em caso de ausência de humanos no local.

Ao finalizar a construção, também é preciso pensar no que fazer com os devidos resíduos: é preciso promover o descarte adequado ou avaliar se existe a possibilidade de reutilizá-los.

Assim, entendendo o que é Arquitetura e Urbanismo Sustentável, qual a sua importância e como implementá-la na prática, você conseguirá se tornar, mais consciente e diferenciado dos outros profissionais por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Conheça mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo!

Interessou-se pela área? Então leia este outro artigo e descubra o que se estuda na faculdade de arquitetura e urbanismo!