Fazer o vestibular para ingressar no ensino superior é considerado um rito de passagem para muitos estudantes.
O preparo intenso para as provas, a expectativa que se forma até que os resultados saiam e a felicidade da comemoração são alguns dos aspectos deste processo.
O outro lado dessa moeda é a frustração quando você se esforça ao máximo e, mesmo assim, a nota obtida não é suficiente para garantir a sua entrada no curso desejado.
É por esse motivo que boa parte dos vestibulandos não se concentra em apenas um, mas em vários processos seletivos ao mesmo tempo. Afinal, quanto mais vestibulares forem feitos, maiores são as oportunidades de ingressar em um curso superior.
Entre as oportunidades disponíveis atualmente, duas chamam a atenção: o vestibular tradicional e o vestibular agendado.
Continue a leitura e entenda essas duas modalidades!
O que é e como funciona o vestibular tradicional?
O vestibular tradicional é um processo seletivo organizado e realizado em datas específicas determinadas pelas instituições de ensino superior.
Geralmente, ele acontece uma ou duas vezes por ano e exige que você se prepare intensamente para um único momento de avaliação.
A estrutura do vestibular tradicional é projetada para selecionar os candidatos com base no desempenho obtido em um curto período, geralmente um dia ou alguns dias consecutivos, dependendo do número de fases do processo seletivo.
Dentro desse período, você é avaliado em diversas disciplinas, como Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia. Em alguns casos, pode haver também provas de Sociologia, Filosofia e Artes, além da tradicional Redação.
Entre os tipos comuns de provas estão as de múltipla escolha, dissertativas e redações, cada uma avaliando habilidades específicas dos candidatos.
Além das avaliações teóricas, algumas instituições incluem também testes de habilidades específicas para determinados cursos, como música ou desenho técnico, por exemplo.
Esses critérios servem como mais uma forma de classificar as pessoas de acordo com seu preparo para ingressar no curso escolhido.
Todos esses critérios geram uma alta competitividade entre os candidatos, pois a classificação final depende do desempenho relativo de cada participante em relação aos demais.
O que é e como funciona o vestibular agendado?
O vestibular agendado é uma alternativa flexível ao formato tradicional, pois ele oferece a possibilidade de escolha sobre a data e o horário mais convenientes para a realização das provas.
Essa facilidade permite que você organize melhor seu cronograma de estudos sem se sentir pressionado a dar conta de todo o conteúdo até uma data exata, que só se repetirá no próximo semestre ou ano.
Além disso, o vestibular agendado também permite que você realize vários processos seletivos em um espaço menor de tempo, o que nem sempre é possível no vestibular tradicional.
Outra característica do vestibular agendado é que, em muitas instituições, ele pode ser feito online. Ou seja, você não precisa se deslocar até um local específico para fazar a prova, pode fazê-la em casa. Para tanto, basta ter um computador com acesso à internet e cumprir os requisitos solicitados pela instituição.
Os tipos de provas aplicadas no vestibular agendado podem variar, mas frequentemente incluem testes de múltipla escolha e, em alguns casos, redações ou outras formas de avaliação que dependem do curso pretendido.
Vestibular tradicional x agendado: quais as diferenças?
Agora que você já sabe como funcionam os vestibulares tradicional e agendado, talvez esteja se perguntando quais são as diferenças entre eles. Eis aqui o que você precisa saber:
Data de realização
O vestibular tradicional ocorre uma ou duas vezes ao ano, sempre em datas previamente definidas pela instituição de ensino. Quem não pode participar do processo seletivo na data marcada fica impedido de fazer a prova em outro momento. Ou seja, perde a chance de fazer vestibular para aquela instituição.
O vestibular agendado, por sua vez, pode ocorrer quantas vezes a instituição de ensino quiser. Essa característica dá mais flexibilidade para que o vestibulando escolha a melhor data para si.
Formato
Quando ao formato de aplicação da prova, o vestibular tradicional costuma ser presencial. Isso significa que o estudante precisa se deslocar até um local de prova, definido no momento da inscrição ou por meio da divulgação de ensalamento da instituição.
Essa característica demanda algumas providências por parte do candidato, como saber onde vai fazer a prova, como vai chegar lá e com quanta antecedência, por exemplo.
Já no vestibular agendado, vemos tanto a prova presencial quanto a online, dependendo da instituição de ensino. Nos últimos anos, o formato de vestibular online tem se tornado mais comum, tanto para poupar recursos quanto para facilitar o acesso aos estudantes.
Resultados
Por se tratar de um processo seletivo com maior quantidade de candidatos e uma logística mais complexa, o vestibular tradicional costuma levar algumas semanas ou meses para ter seus resultados divulgados.
Isso faz com que muitos estudantes façam vários vestibulares para tentar garantir uma vaga no ensino superior. Também gera uma expectativa bastante grande.
No vestibular agendado, por outro lado, os resultados costumam ser divulgados mais rapidamente. Primeiro, porque a quantidade de candidatos é menor. Em segundo lugar, porque muitas provas são realizadas online e os sistemas de aplicação de provas fazem a correção de modo automático.
Esse formato permite que as pessoas se organizem melhor e iniciem a graduação com maior rapidez, sem ficar dependendo de outros resultados.
Essas são as três diferenças mais marcantes entre o vestibular tradicional e o vestibular agendado. Mas, o que talvez você não saiba, é que ambos tem a mesma validade para ingresso em uma universidade. Ou seja, não importa qual modalidade você escolha. O importante mesmo é ser aprovado.
Gostou de saber mais a respeito do vestibular tradicional ou agendado? Então talvez você também queira conhecer as diferenças entre vestibular e Enem!