• Blog
  • 5 dicas para você organizar um plano de estudos

5 dicas para você organizar um plano de estudos

5 dicas para você organizar um plano de estudos

Quando o assunto é volta às aulas, não podemos deixar de falar sobre planejamento e organização para o ano letivo. Neste post, vamos revelar 5 dicas para organizar um plano de estudos ideal para você. Vamos lá?

O que é?

O Plano de Estudos é uma forma de organização que acontece através de um cronograma. Nele, você organiza não só as disciplinas que vai estudar, mas também o tempo que vai se dedicar a cada uma delas, os exercícios que vai fazer, além de organizar prioridades e prazos.

Atualmente, existem inúmeras plataformas e técnicas para que você organize suas atividades de uma forma mais equilibrada. Algumas delas são digitais como o Trello, por exemplo. Mas, para quem é fã do manual, o planner está super em alta e também contém tipos específicos de acordo com o que você quer planejar.

Sendo on-line ou à mão, o importante é que essa organização sirva como uma agenda e que vá de acordo com a sua necessidade. 

Agora que já falamos sobre o que é o plano de estudos, vamos colocar a mão na massa. Anote essas dicas valiosas para colocar em prática o mais rápido possível. Assim, você verá uma melhora no seu rendimento e no aproveitamento do seu horário de estudos.

Como fazer?

Conforme combinado, vamos revelar 5 dias incríveis para você organizar o seu plano de estudos. Neste momento, é importante que você tenha em mente ou anotado por aí todas as suas tarefas, disciplinas, conteúdos e prazos. 

Dessa forma, você vai conseguir organizá-los melhor conforme prioridade e também de acordo com o tempo de dedicação que cada uma dessas atividades demanda. 

Vamos lá?

Dica 1) Rotina de estudos

O Plano de Estudos funciona como um calendário. Separe um dia e horário para se dedicar a uma matéria específica e seja fiel ao seu cronograma para não se perder ao longo das semanas.

Dica 2) Objetivo

Lembre-se de definir o intuito do seu Plano de Estudos de acordo com seus objetivos de vida. Você pode fazê-lo para todas as matérias do período ou direcioná-lo a uma necessidade específica como, por exemplo, um conteúdo que tenha mais dificuldade.

Dica 3) Se organize

De nada adianta ter um Plano de Estudos bem estruturado se a sua rotina não está adaptada para seguir o cronograma. É importante que você organize seu tempo e seja realista ao fazer o Plano de Estudos, dividindo as tarefas em dias e horários que você possa se dedicar.

Dica 4) Metas

Programe seu Plano de Estudos para alcançar alguma meta, principalmente em momentos como o período de provas, onde você precisa conquistar pontuação. Assim que receber o calendário de avaliações, estipule uma quantidade de conteúdo para estudar em um período específico de tempo. Por exemplo: Estudar “x” e “y” até o final dessa semana.

Dica 5) Pare

Permita-se parar! Definir momentos de pausa para os estudos é tão essencial quanto estudar, pois ficar com a cabeça cheia demais pode te atrapalhar. Escolha um dia para dormir, relaxar e fazer as coisas que você gosta. É importante conhecer seus limites.

Um presente para você! 

Quando o assunto é mandar bem nos estudos, as dicas nunca são demais, não é mesmo? Por isso, preparamos uma dica extra para você: aproveite a tecnologia a seu favor

O smartphone já faz parte da nossa vida e é impossível viver sem o universo da internet, mas dá para planejar seu tempo para se divertir nas redes sociais e, ao mesmo tempo, usar todos os conteúdos disponíveis para melhorar sua carreira.

Hoje em dia, as redes sociais estão cada vez mais recheadas de conteúdo e isso nos permite aproveitar – ainda mais – o nosso tempo em cada uma delas. O YouTube, por exemplo, já deixou de ser uma rede apenas de vídeos de clipes musicais e hoje é repleto de vídeos chamados de DIY do inglês “faça você mesmo”. 

O TikTok, famoso pelas coreografias, também apostam – e muito – em conteúdos de “como fazer (algo)”, “como planejar melhor o dia”, etc. E por aí vai.

Aproveite suas redes sociais para conhecer e acessar conteúdos que podem te ajudar com o plano de estudos, a fim de potencializar o seu aprendizado e rendimento. 

 #VemParaAFaculdade

Agora você já entende mais sobre o que é um Plano de Estudos, como ele pode te ajudar na faculdade e as melhores dicas para utilizá-lo.

Mas é importante lembrar que o sucesso desse método vai depender da sua dedicação ao longo dos períodos. A melhor parte é o resultado no final. Portanto, não desista, ajuste ou recomece seu plano de estudos sempre que necessário!

Te desejamos ótimos estudos daqui para frente.

Nos vemos no próximo post!