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Sistema de Informações de Marketing: aprendendo a tomar decisões com base em dados

Sistema de Informações de Marketing: aprendendo a tomar decisões com base em dados

O marketing é a principal ferramenta de atração de leads qualificados para qualquer empresa. Afinal, ele se ocupa de desvendar o comportamento dos consumidores e desenvolver estratégias que posicionem uma marca como a melhor solução para eles.

Nessa missão, a análise de dados tem se transformado em uma das principais ferramentas de alavancagem de resultados. Isso porque é através dos dados que você pode expandir sua compreensão do mercado e dos potenciais compradores.

Mas para que esses dados cheguem até o seu time e possam ser transformados em insights, eles dependem de sistemas de informações de marketing. Isto é, tecnologias que proporcionem a coleta, processamento, análise e armazenamento de dados.

Esses sistemas, conhecidos como Marketing Information System (MIS), são a pedra angular de um marketing realmente estratégico e focado em resultados. Por isso, hoje vamos explorar o potencial dessas tecnologias para uma tomada de decisões baseada em dados. Continue a leitura!

O que é um Sistema de Informações de Marketing?

Marketing Information System (MIS) é um conjunto de tecnologias utilizadas para gerenciar dados de modo que eles deem suporte à tomada de decisão.

Para tanto, o MIS capta dados estruturados e não-estruturados, internos e externos, visando construir uma base de informações que ofereçam insights precisos sobre como conduzir as estratégias de marketing.

Qual a importância de um Sistema de Informações de Marketing?

À medida que os canais de marketing e vendas se expandem, o comportamento dos consumidores, sejam B2C ou B2B, se torna mais complexo.

Diante disso, tomar melhores decisões exige uma análise pormenorizada do perfil de cada potencial cliente, sua interação com a marca e probabilidade de compra.

Essa dinâmica impõe novos desafios aos profissionais de marketing, que precisam se apoiar na análise de dados para tomar decisões mais conscientes e assertivas, a fim de otimizar recursos e maximizar resultados.

É dentro deste contexto que o MIS se torna indispensável, oferecendo agilidade e precisão em análises que levariam dias ou até semanas para serem concluídas de outra forma.

Entre as vantagens desse conjunto de tecnologias, podemos citar:

Tomada de decisão mais consciente

O marketing é a linha de frente entre empresa e potenciais clientes. Nesse sentido, é ele quem dá o tom da conversa com o mercado, transmitindo a mensagem central da organização e apresentando seus produtos e serviços para o mundo.

E na corrida por visibilidade, reputação e despertamento de desejo, é fundamental tomar decisões assertivas. É aqui que o Sistema de Informações de Marketing entram, fornecendo os subsídios necessários para que essas decisões sejam tomadas em tempo real, com a certeza de que são as melhores opções naquele momento.

Melhor compreensão de mercado

O Sistema de Informações de Marketing também contribuem para um melhor entendimento do mercado no qual a empresa está inserida, fornecendo informações estratégicas para uma real diferenciação de marca.

Assim, é possível fazer frente à concorrência, desenvolvendo campanhas de marketing cada vez mais precisas e com um retorno sobre o investimento cada dia maior.

Vantagem competitiva

Conforme as marcas desenvolvem inteligência de dados, fica mais fácil superar a concorrência e responder mais rápido às constantes mudanças do mercado. Isso traz mais segurança para realizar novos investimentos e até arriscar em campanhas de marketing mais ousadas.

Além disso, a análise de dados oferece suporte à gestão estratégica empresarial, contribuindo para um planejamento de longo prazo mais robusto, o que fortalece a sustentabilidade do negócio.

Otimização de recursos

Embora o marketing seja indispensável para o crescimento de qualquer empreendimento, é fato que quando o faturamento cai este é o setor mais afetado em corte de gastos.

Por isso, é fundamental demonstrar os resultados de marketing de maneira pragmática, pautada em dados e resultados concretos. Mas, para que isso se torne uma realidade, é necessário dispor de tecnologias que favoreçam esse trabalho de coleta, análise e apresentação de resultados.

Melhoria na experiência dos clientes

Uma das grandes demandas do marketing na atualidade é oferecer aos clientes de uma empresa experiências de compra únicas, hiperpersonalizadas e capazes de reter esses compradores não só pelos produtos e serviços, mas por um sentimento de conexão real com a marca.

E uma das formas de se fazer isso é conhecer profundamente o perfil de cada cliente e transformar esse conhecimento em estratégias de captação e retenção que superem expectativas. Algo que pode ser aprimorado constantemente com o auxílio das informações certas.

Agora que você já conhece algumas das vantagens de um MIS, talvez queira entender um pouco melhor essa tecnologia, certo?

O que compõe um Marketing Information System?

Como você viu no início do artigo, o MIS é um conjunto de tecnologias integradas que permitem uma análise detalhada de dados oriundos de diversas fontes.

Nesse sentido, ele pode ser composto por um data warehouse, que fará o armazenamento de todas as informações, integrado com outras fontes de dados, como ferramentas de automação de marketing, softwares de automação da força de vendas, canais de vendas on e offline, redes sociais, entre outros.

Esse sistema também pode estar conectado a sistemas de inteligência de negócios, como Business Intelligence, e outros softwares internos de gestão que possam alimentá-lo de informações estratégicas.

Vale lembrar que o MIS trabalha com dados qualitativos e quantitativos, extraindo insights que muitas vezes passam despercebidos pelo time de marketing, devido ao alto volume de dados.

Agora que você já sabe a importância que o Sistema de Informações de Marketing têm para o sucesso de uma estratégia de marketing, não dá mais para ignorar a necessidade de se especializar cada vez mais em análise de dados, certo?

Então não deixe essa decisão para depois. Conheça agora mesmo a Pós-Graduação em Análise de Dados da Multivix e dê o próximo passo na sua carreira!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!