Saiba como se preparar para o desafio de entrar na faculdade!

Entrar na faculdade é o sonho de muitas pessoas que querem melhores oportunidades no mercado de trabalho, crescimento pessoal e a chance de trabalhar com o que gostam. Porém, passar por um processo seletivo para o ensino superior nem sempre é fácil. Com o objetivo de facilitar o seu ingresso na faculdade, selecionamos algumas dicas. Confira!

Leia o edital

Para entrar na faculdade é preciso entender as regras do processo de seleção de novos alunos. Por isso, antes de começar a estudar, é importante ler o edital e descobrir quais conteúdos serão abordados na prova. Também é no edital que constam os prazos para inscrição, para entrega de documentos e os critérios de desempate, entre muitas outras informações.

Compreender o processo seletivo do qual você está participando ajuda a ter confiança na hora da prova e garante que não vai quebrar nenhuma regra sem querer, como usar uma caneta cuja cor não é permitida, por exemplo. No caso de questões discursivas e da redação, é importante saber quais são os parâmetros de avaliação.

Tenha um cronograma de estudos

Para quem se pergunta “como faço para entrar na faculdade?” a resposta é uma só: estude para o vestibular. Divida o seu tempo disponível em períodos de estudo, de revisão e de fazer exercícios de cada uma das matérias que podem cair na prova. Uma rotina fixa de estudos vai ajudar a criar o hábito de estudar diariamente.

Você pode criar um quadro, deixando claro quais dias da semana e quais intervalos de tempo serão dedicados a cada disciplina ou pode usar um aplicativo para isso. A vantagem de usar um app é que ele envia lembretes sobre o conteúdo do dia e pode ser alterado com facilidade.

Ao final de cada semana, tenha um tempo livre reservado para solucionar dúvidas e revisar conteúdos que não foram bem assimilados. Esse tempo será muito útil quando ocorrer algum imprevisto que impeça os estudos durante a semana. Programe também pausas para lanche e alongamentos ao longo do dia.

Faça simulados

O treino é essencial para alcançar seus objetivos, como entrar numa faculdade. Por isso, a realização de simulados é tão importante para quem quer entrar na faculdade. É por meio deles que você pratica a resolução de exercícios e ainda prepara seu corpo e sua mente para as várias horas seguidas de prova. Na Multivix, disponibilizamos simulados gratuitos para os vestibulandos.

A maior vantagem dos simulados é a possibilidade de acompanhar a sua própria evolução. Você pode comparar os resultados de cada matéria, descobrir onde errou e verificar se seu método de estudo está funcionando. No caso dos simulados da Multivix, a prova tem o mesmo formato do vestibular presencial, facilitando o processo de entrar na faculdade.

Faça muitas redações

Na maioria das vezes é exigida uma redação como parte do processo seletivo para entrar na faculdade. O candidato tem um tempo limitado para escrever sobre o tema escolhido pela instituição de ensino, respeitando normas gramaticais e com um texto coerente.

Para garantir um bom desempenho na redação, é importante praticar bastante durante o ano. É somente com o treino que você consegue desenvolver seu vocabulário e a capacidade de organizar sua ideias textualmente. Além disso, quem não pratica costuma ter dificuldades para finalizar o texto dentro do tempo concedido.

Qual faculdade devo fazer?

A decisão sobre o curso de graduação mais adequado para seu perfil e interesses profissionais cabe apenas a você. É possível encontrar uma solução por meio de autoconhecimento e da pesquisa pelas mais diferentes carreiras. Entretanto, a escolha por uma instituição de ensino é mais fácil.

Antes de entrar na faculdade, pesquise sobre a reputação dela no mercado de trabalho, a qualificação dos professores e a qualidade acadêmica, afinal, eles são os maiores responsáveis pelo seu aprendizado. Considere também as possibilidades de financiamento estudantil e de conseguir bolsas de estudo, que podem ser úteis a qualquer momento durante a graduação.

Viu como entrar na faculdade não precisa ser um desafio? Basta preparar-se com antecedência e manter o foco nos estudos! Cadastre-se agora para os simulados da Multivix para começar a estudar hoje mesmo!