Como fazer faculdade a distância e manter a rotina de estudos?

Há muitas questões que podem deixar o estudante apreensivo em relação aos desafios da vida profissional, como entrar numa faculdade em que cada aluno é responsável pelos seus próprios horários e prazos. É o caso de quem opta pelo ensino a distância, que tem muitas vantagens mas exige um alto nível de comprometimento.

Escrevemos esse post para ajudar quem quer começar uma graduação EaD mas tem dificuldade para manter um rotina de estudos em casa. Conheça nossas dicas:

Tenha um cronograma

Após entrar na faculdade, o melhor é já começar a organizar seu tempo de estudo diários. Primeiramente, é importante determinar horários fixos desde o começo, para manter o ritmo ao longo de todo o curso e estar sempre em dia com as atividades. O ideal é que cada disciplina tenha seus dias da semana e horários fixos, e que sejam distribuídas de forma que você fique mais motivado.

Dedicar cada dia à uma única disciplina geralmente torna os estudos monótonos, por isso diversificar é importante. Por exemplo, matérias que têm muito material de leitura podem ser abordadas no mesmo dia que as matérias mais voltadas para cálculos, assim você não se cansa com facilidade.

Seu cronograma pode ser de papel ou pode ser um aplicativo para smartphone. Insira todas as disciplinas e o horário determinado para cada uma, seja para assistir às videoaulas, ler ou participar dos fóruns da turma. Em seguida, estipule alguns minutos diários para atividades ou exercícios. Sempre que surgir uma dúvida, mande uma mensagem para o professor.

Não deixe as atividades para a última hora

Como fazer faculdade exige tempo e dedicação, não é raro ver estudantes que deixam todas as entregas de trabalhos para o último momento. Seja por preguiça, desorganização ou até a falta de energia elétrica, por exemplo, fato é que, ao fazer um trabalho em cima da hora não sobra tempo para revisar e corrigir eventuais erros.

Questões que afetam seu futuro profissional, como fazer faculdade, devem ser levadas à sério, por isso o estudante deve manter em mente suas prioridades. Imprevistos acontecem, de forma que é importante fazer as atividades do curso com antecedência para garantir um bom desempenho.

Desenvolva sua autonomia

Durante o ensino médio há cobranças por parte dos professores e a obrigatoriedade de comparecer às aulas. Muitos jovens saem desse modelo de estudos sem a independência necessária para controlar seus próprios horários e cumprir com compromissos. Não há como fazer faculdade a distância sem ter essa autonomia.

Uma estratégia para desenvolvê-la é ter em mente objetivos específicos. Por exemplo, você pode determinar que até o final da semana deve ler 3 capítulos de uma disciplina ou finalizar todas os exercícios de outra. Quando o estudo se tornar um hábito, esses objetivos deixam de ser necessários e a autonomia para estudar passa a fazer parte da sua vida.

Repense seu cronograma sempre que necessário

Muitas pessoas começam a estudar a distância porque não sabem como fazer faculdade em meio a tantos compromissos diários. Entre os tipos de faculdade para fazer, o EaD se destaca pela flexibilidade de horários, o que permite rever toda a sua rotina de estudos e mudar o que não estiver dando certo no dia a dia.

Assim, caso perceba que está faltando tempo, que o horário escolhido não é o melhor ou que determinado dia da semana tornou-se muito corrido, faça um novo cronograma. Ajuste seus horários de estudo sempre que necessário, até encontrar o modelo ideal para a sua rotina.

Entendeu como fazer faculdade EaD sem ter dificuldades com a rotina de estudos? Entre no site da Multivix e conheça a nossa infraestrutura para cursos a distância!