Quanto custa para fazer uma faculdade de Direito?

O valor da faculdade de Direito no currículo não tem preço, é uma conquista inestimável que representa a superação de inúmeros obstáculos. Por outro lado, antes de chegar nesse patamar, o aluno deve pensar no aspecto prático da formação e, essa sim, possui um preço bem definido. Então, veja quanto custa a faculdade de Direito.

O curso de Direito está sempre entre os “top” mais concorridos do vestibular. Muitas possibilidades de carreira, a chance de fazer a diferença na sociedade e salários para lá de generosos estão entre os principais motivos. E todas essas características da área interferem no preço que o aluno paga pela graduação.

Você vai ver que alcançar o diploma de bacharel em Direito exige planejamento financeiro, mas que esse sonho também é muito possível. Entenda quanto custa a faculdade de Direito, o que pesa mais na hora de escolher um curso e conheça algumas opções para bancar essa formação. Confira!

Conheça o curso de Direito!

Preço ou valor?

Antes de cortar instituições da sua lista de possibilidades apenas por causa do preço da faculdade de Direito, você deve entender pelo que estará pagando. O seu foco deve estar no custo-benefício, ou seja, no quanto o preço da graduação reflete no valor que ela terá em sua vida profissional.

Lembre-se de que a mensalidade deve abarcar infraestrutura, reputação, experiência, resultados, enfim, tudo o que eleva a qualidade do curso. Sendo assim, a escolha que vale a pena não é a mais cara nem a mais barata, mas sim aquela que cobra tanto quanto oferece.

Muitas vezes um curso barato demais tem estrutura para sustentar uma formação de qualidade. Por outro lado, preços muito elevados nem sempre justificam uma faculdade de Direito de valor real para sua carreira. Por isso, pese sua decisão baseando-se no que será mais vantajoso a longo prazo e não apenas nos números.

Ok, mas qual é o preço da faculdade de Direito?

Depois de ter refletido sobre a questão preço versus valor, chegou a hora de partir para uma análise mais prática. O valor concreto do curso, pois, de qualquer forma ele limita a decisão do estudante. Então, quanto custa a faculdade de Direito de fato?

Nova call to action

O preço médio do curso vai de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 na maioria das instituições, podendo alcançar picos de R$ 350,00 ou R$ 4.000,00. Não existe uma regra clara, mas os cursos mais vantajosos costumam ficar na faixa em que a mensalidade varia entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.

Agora, o que você não pode esquecer é que a mensalidade é apenas uma parte do preço da faculdade de Direito. O material didático é uma responsabilidade a mais, com livros de Código Penal e Civil custando entre R$ 200,00 e R$ 300,00 cada. Isso sem contar transporte, alimentação e outros gastos regulares.

E como pagar a faculdade de Direito?

Os números assustam, mas não perca a noção do quão alto é o valor da faculdade de Direito. Essa carreira recompensa o investimento, rápido e com juros. Além disso, atualmente existem inúmeras opções de auxílio financeiro estudantil que garantem a manutenção do aluno ao longo da graduação.

Uma das alternativas para pagar a faculdade são os financiamentos. Você pode contratar o FIES com a sua nota do ENEM, fazer um crédito universitário ou uma negociação com a própria universidade. Hoje há opções com juros baixos ou inexistentes e um longo prazo para quitar o débito.

As bolsas de estudo são outra opção e muito vantajosas por não envolverem o estudante em nenhuma dívida. O aluno estuda gratuitamente toda a graduação e forma-se sem dever nada. Também existem programas tanto públicos quanto privados, basta conhecê-los para encontrar o mais adequado ao seu perfil.

Entendeu quanto custa a faculdade de Direito? Então você já está pronto para começar o seu curso. E não se preocupe, a Multivix oferece diversas opções financeiras para sua comodidade!

Confira nossas facilidades e inscreva-se já!