• Blog
  • Pós-graduação: MBA ou Especialização, qual fazer?

Pós-graduação: MBA ou Especialização, qual fazer?

Pós-graduação: MBA ou Especialização, qual fazer?

Com um mercado cada vez mais competitivo e rigoroso na busca por profissionais capacitados, quem deseja ter uma carreira de sucesso deve investir na melhoria do currículo de forma constante. Neste contexto, uma das opções mais procuradas é a pós-graduação. Mas, você sabe qual é o tipo ideal para seu perfil? Este artigo traz explicações sobre as principais diferenças entre pós-graduação: MBA ou Especialização e qual o melhor para fazer. Leia até o final!

Você sabe o que é MBA e Especialização?

O Master of Business Administration, mais conhecido como MBA, é uma pós-graduação do tipo lato sensu, voltada para profissionais que buscam aprofundar conhecimentos, principalmente nas áreas de gestão e administração. Atualmente, porém, cada vez mais esse leque vem se abrindo e abrangendo mais áreas devido à busca por essa formação.

Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de MBA possuem duração mínima de 360 horas, que precisam ser cumpridas para que sejam consideradas, de fato, uma pós-graduação no seu currículo.

A especialização também é uma pós-graduação do tipo lato sensu com 360 horas de duração mínima, porém é voltada para capacitar o profissional em uma área mais específica. Por exemplo: Um estudante formado em medicina vai se especializar em alguma área de atuação específica como pediatria, neste caso é que entra a necessidade da especialização.

Principais diferenças entre MBA e Especialização

Agora que você já sabe o que é MBA e especialização e já sabe também que ambas são um tipo de pós-graduação, talvez esteja pensando: Afinal, elas têm diferenças entre si? A resposta é sim. As diferenças entre esses dois tipos de pós-graduação são focadas na abordagem de ensino, tipo de público e objetivo.

A especialização é voltada para os graduados que precisam melhorar o currículo e aprofundar os conhecimentos profissionais para trabalhar com mais autonomia em determinada área, conforme o exemplo do futuro médico que citei acima.

Também é uma boa opção para quem deseja mudar a área de atuação ou trabalhar com algum segmento diferente da formação inicial.

Já o MBA é um tipo de pós-graduação para os profissionais que desejam cargos de gestão e negócios. Pretende comandar equipes ou projetos? O MBA é para você!

Como escolher a melhor opção?

Em meio a tantas opções de cursos de desenvolvimento, dar continuidade ao estudo formal acadêmico é um ponto positivo, pois mostra sua busca por uma qualificação melhor.

Entretanto, exatamente por existir tantas variações, pode ser difícil tomar a decisão certa. Por isso, convidamos o Diretor da Pós EaD Multivix, Flavio Janones, para te ajudar nessa escolha.

  • Quais são seus objetivos?

Defina suas metas pessoais e profissionais. Você pode escolher seu curso de pós para ter um incremento no seu salário, para atualização ou especialização em uma área que atua ou deseja atuar.

Também é comum muitas pessoas ainda escolherem uma pós com o objetivo de realizar um desejo de aprender algo em uma área nova ou mesmo para realizar um sonho.

  • De olho nas tendências

Escolha cursos alinhados com as tendências de mercado, com instituições reconhecidas pelo mercado e pelo MEC. Desconfie dos cursos muitos baratos ou das promoções imperdíveis, pois o mercado não verá sua nova titulação com bons olhos.

Essas são as dicas básicas e iniciais para você entender qual é a melhor opção para sua carreira. Analise todas as situações apresentas no artigo sobre Pós-graduação: MBA ou Especialização com calma. Feito isso, adapte as dicas à sua realidade para fazer boas escolhas.

Em caso de dúvidas, converse com especialistas ou entre em contato com a coordenação do curso para saná-las. Lembre-se que estamos à disposição para contribuir ao máximo com o seu futuro de sucesso!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!