Escolher uma carreira é uma das grandes decisões que temos na vida. Afinal, serão anos dedicados não só a estudar sobre o assunto, mas principalmente aplicando todo o conhecimento aprendido no mercado de trabalho.
Por isso, é essencial dedicar um tempo de qualidade para analisar todas as possibilidades e compreender quais são os caminhos profissionais que mais se alinham com o que você imagina para o seu futuro.
No entanto, não é incomum chegar a um impasse entre duas ou três áreas de atuação. Isso acontece porque somos seres multipotenciais, que têm a capacidade de desenvolver inúmeras habilidades ao longo da vida.
Mas o que fazer quando você se sente em um dilema como esse?
Uma boa forma de tomar uma decisão mais assertiva é contar com uma orientação profissional e de carreira. Saiba quando esse tipo de orientação é indicado e se você precisa dele!
1. Você não sabe quais são seus objetivos profissionais
A dúvida entre um objetivo ou outro e até mesmo não saber qual é o nosso objetivo pode nos manter paralisados, sem poder de ação para escolher uma pós-graduação ou o nosso futuro profissional. Por isso, esse é um forte indicador de que você precisa de orientação profissional e de carreira.
Afinal, o objetivo é o que nos move para buscar uma formação de qualidade, escolher uma empresa para trabalhar e também traçar nossos planos futuros.
2. Você não conhece suas habilidades e competências
Faça o seguinte exercício: coloque um cronômetro para rodar e liste, em 1 minuto, pelo menos 10 habilidades e competências que você tem.
Achou difícil fazer este teste? Então talvez você não tenha total consciência sobre as suas habilidades e competências, o que pode estar afetando significativamente a sua carreira.
Se você sente dificuldades em reconhecer seus talentos, uma boa orientação profissional pode te ajudar a descobrir quais são seus diferenciais e destacar isso no seu trabalho e para futuras oportunidades de emprego.
3. Seu desempenho está abaixo das suas expectativas
Sabe quando as tarefas que você faz parecem sem sentido ou soam como uma obrigação que você gostaria de evitar a todo custo? Esse é outro sinal de que você está precisando de uma orientação profissional e de carreira.
A queda de desempenho pode vir acompanhada da procrastinação, do desânimo e do baixo rendimento em tarefas que antes você realizava com muita facilidade.
O baixo rendimento também pode ser sinal de que você não se identifica mais com aquilo que vem fazendo, o que aponta a necessidade um redirecionamento de carreira.
4. A insatisfação virou uma constante no seu dia a dia
Se você passa o dia insatisfeito com as coisas que acontecem ao seu redor, como um pedido de um colega, uma tarefa a mais na faculdade ou o simples fato de ter que se deslocar para o trabalho, também pode ser um sinal de que você precisa reorientar seus objetivos.
A insatisfação está estreitamente relacionada a coisas que não se alinham mais com os nossos desejos e objetivos pessoais. E quanto mais você força por permanecer em atividades e locais que não te preenchem, vai ficando cada dia pior.
Portanto, dê uma olhada para o seu dia a dia e reflita sobre como você tem encarado suas atividades. Se a insatisfação estiver presente na maioria dos momentos, convém buscar uma orientação profissional e de carreira.
5. A dúvida paralisa suas decisões
Quando as dúvidas impedem que você tome decisões sobre o seu futuro profissional, como a mudança de um emprego ou até mesmo uma transição de carreira, é sinal de que uma consultoria especializada pode te ajudar a sair dessa encruzilhada.
Isso porque a orientação de carreira te ajuda a desenvolver mais autoconhecimento. Consequentemente, você descobre novos gostos, aptidões e habilidades que podem se transformar em um novo caminho profissional.
Além disso, a orientação profissional e de carreira também ajuda a avaliar melhor os riscos de cada opção, como deixar um emprego para empreender por conta própria, por exemplo.
6. Você se sente estagnado e sem perspectiva de crescimento
Quando você sente que a sua carreira não está caminhando para onde gostaria e não vê perspectiva de crescimento, também pode ser uma boa ideia buscar uma orientação profissional.
Isso porque a estagnação pode levar à queda de desempenho e à insatisfação, impactando inclusive na sua reputação.
Além disso, sentir-se preso a uma atividade que não condiz mais com as suas expectativas gera um sentimento de frustração que pode se estender para outras áreas da sua vida, impactando seus relacionamentos, por exemplo.
Portanto, antes de ver essa cascata de acontecimentos afetando sua vida, convém procurar ajuda especializada.
7. Você não tem um plano de carreira
A maioria das pessoas ingressa no mercado de trabalho sem um plano de carreira. A curto prazo isso não tem grande impacto, contudo, a médio e longo prazo, pode acarretar dúvidas, estagnação e insatisfação com o próprio caminho profissional.
Se você faz parte desse grupo, uma orientação profissional e de carreira pode te ajudar a traçar um plano que te permita crescer de forma gradativa. Além disso, o plano de carreira ajuda a estruturar um passo a passo para você alcançar suas metas e objetivos mais rapidamente.
8. Você tem dificuldades para se destacar no mercado
Em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível saber destacar suas habilidades e resultados gerados. Contudo, quando tudo o que você faz não gera a visibilidade e as oportunidades que você espera, talvez seja uma boa ideia contar com uma assessoria especializada.
Nesse sentido, a orientação profissional e de carreira pode te ajudar a encontrar a melhor forma de comunicar suas habilidades e demonstrar os resultados obtidos ao longo do tempo.
Também pode contribuir para um reposicionamento da sua marca pessoal, de modo que você se torne uma referência no seu setor.
9. Sua vida pessoal e profissional estão um caos
Outro sinal de que você precisa de uma orientação de carreira é quando a sua vida profissional invade a pessoal e fica impossível dissociar as duas.
Isso acontece muito com quem trabalha por conta própria ou faz home office, pois os limites entre trabalho e lazer se tornam mais tênues. Também pode acontecer com pessoas que dedicam demasiado ao trabalho, sem dar tempo para outras áreas da vida.
Nessa situação, a orientação profissional e de carreira pode te ajudar a estabelecer limites saudáveis, bem como estruturar uma nova maneira de lidar com as questões do trabalho sem que elas interfiram na sua vida pessoal.
10. Sua saúde mental está pedindo socorro
Se você sente sua cabeça cheia o tempo todo, não consegue focar no que precisa fazer e tudo demora muito mais do que o esperado, talvez a sua saúde mental esteja pedindo socorro.
Nesse sentido, mais do que uma orientação profissional e de carreira, você também precisa saber gerenciar o estresse e a ansiedade. Por isso, não deixe de ler também o artigo Saúde mental na carreira: como controlar o estresse no trabalho!