Você já andou dando uma olhada nos cursos de Fisioterapia da Multivix e agora quer conhecer um pouco mais sobre essa formação? Isso é ótimo! Hoje falaremos sobre esse assunto e você terminará a leitura sabendo exatamente o que é aprendido durante a faculdade.
Assim, dá para garantir que o curso realmente tem a sua cara e que sua escolha está certa, não é mesmo? Então, vamos ao que interessa!
O que é Fisioterapia?
O curso de Fisioterapia, é um curso de nível superior de grau bacharelado. Essa formação tem a duração de 5 anos e ela faz parte do grande grupo das ciências da saúde (Psicologia, Medicina, Odontologia, Nutrição etc.).
O fisioterapeuta trabalha no tratamento e na prevenção de diversas doenças que ocorrem por causa de fraturas, vícios posturais ou má-formações. Seus grandes aliados nesse processo são as técnicas de restauração da capacidade física e a massagem.
Esse profissional pode trabalhar em:
- clínicas e ambulatórios;
- hospitais;
- unidades básicas de saúde;
- empresas;
- asilos;
- academias;
- piscinas;
- clínicas de diagnóstico.
O que é aprendido no curso de Fisioterapia?
O fisioterapeuta é, antes de mais nada, um profissional da saúde. Assim, seu maior objetivo é o de propagar o bem-estar e o desenvolvimento saudável. Para conseguir isso ele precisa unir três grandes grupos de conhecimento:
- conhecimento clínico;
- conhecimento teórico;
- conhecimento prático.
Conhecimento clínico
O conhecimento clínico é aquele que prepara o graduando para atuar diretamente com o público. Existem algumas disciplinas que explicam sobre como fazer os tratamentos, como conversar com os pacientes e como dar orientações.
Algumas dessas disciplinas são:
- aspectos biopsicossociais;
- atenção em ortopedia infantil;
- atenção em reumatologia;
- atenção em neurologia adulto;
- atenção à saúde da mulher;
- estágios
- aspectos sociais e inclusão;
Conhecimento teórico
O conhecimento teórico é o que dá a base para o fisioterapeuta entender o desenvolvimento humano típico, as doenças e o impacto de um desenvolvimento atípico na vida da pessoa.
Algumas das disciplinas estudadas nesse sentido são:
- aspectos morfológicos do movimento humano;
- Biologia celular e tecidual;
- Bioquímica Metabólica;
- recursos biofísicos;
- linguagem corporal;
- fisiologia do exercício;
- Anatomia humana;
- fisiologia dos sistemas;
- Embriologia e Genética;
- Embriologia e genética;
- processos patológicos;
- fisioterapia aquática;
- Neuroanatomia funcional;
- Epidemiologia;
- Cinesiologia;
Conhecimentos práticos
Os conhecimentos práticos, por sua vez, estão ligados a todo o processo de tratamento e atuação do fisioterapeuta no seu dia a dia. Assim, ele aprende sobre abordagens terapêuticas e condutas clínicas.
Esse é o caso de disciplinas, como:
- primeiros socorros;
- Eletroterapia;
- métodos e técnicas de avaliação funcional;
- abordagem clínica geral;
- Cinesioterapia;
- Fisioterapia em dermatofuncional;
- recursos terapêuticos manuais;
- exames complementares;
É importante ressaltar que o nome das disciplinas podem mudar dependendo da faculdade de Fisioterapia que você procure. Entretanto, o conteúdo tende a ser semelhante. Além disso, durante as aulas os professores utilizam estudos de caso até para explicar a parte teórica, o que gera mais conhecimento sobre a prática profissional.
Viu como esse curso é interessante? Depois de ler o conteúdo até aqui, você ainda continuará procurando sobre os cursos de Fisioterapia em Vitória? Então, boa sorte nessa busca — e lembre-se de conhecer a nossa instituição também!
Agora, se você olhou para esses conteúdos e pensou que essa não é a sua área, que tal conhecer cursos totalmente diferentes da Fisioterapia? Acesse outros textos do nosso blog e veja qual carreira é a sua cara!