O que se aprende no curso de Engenharia da Computação

O momento de escolher a graduação é muito importante. Principalmente porque esta é uma decisão que afetará diversos aspectos da sua vida. Caso você esteja considerando a possibilidade de fazer o curso de Engenharia da Computação, é ideal que você tenha mais informações sobre a graduação. Afinal, serão longos anos de estudo e muito mais anos de comprometimento com a profissão.

Continue acompanhando este conteúdo para conhecer um pouco mais sobre essa formação, seus objetivos, as habilidades a serem desenvolvidas e as áreas de atuação disponíveis. Veja a seguir!

Saiba mais sobre o curso

Aquele que fizer a faculdade de Engenharia da Computação será treinado nas áreas de hardware e software, e poderá implementar e coordenar projetos de sistemas de computadores.

Esse profissional trabalhará na definição e implementação de projetos de arquitetura de computadores, redes de computadores e processos de automação industrial, bem como sistemas baseados em microprocessadores para aplicações industriais, comerciais e científicas.

Além disso, projetará, desenvolverá e manterá sistemas de software para aplicações técnicas e áreas relacionadas, bem como gerenciar centros de processamento de dados.

Conheça seus principais objetivos

O curso de Engenharia da Computação possui o objetivo de transformar os graduandos em profissionais qualificados e preparados para enfrentar o mercado. A partir dessa premissa, o curso se concentra em desenvolver os conhecimentos práticos e teóricos da engenharia da computação nos alunos, para que eles se tornem aptos a desenvolver as técnicas aplicadas, realizar pesquisas e projetos na área de tecnologia com segurança, ética e responsabilidade.

Veja as competências que desenvolverá

Existem algumas habilidades gerais que são essenciais para a formação de um bom profissional da área:

Aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

• Interpretar resultados e conduzir experimentos;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.

Confira as áreas de atuação disponíveis

Um engenheiro da computação qualificado pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, em sua própria empresa ou em empresas multinacionais. O mercado para esse profissional cresceu muito e esses são alguns dos campos:

• Desenvolvimento e produção de equipamentos (hardware);
  • Desenvolvimento de programas (softwares);
  • Controle e automação;
  • Suporte técnico;
  • Vendas técnicas.

Tudo o que foi citado aqui é um pouquinho sobre o que você verá e aprenderá no curso de Engenharia da Computação. Sobre as disciplinas, a grade curricular varia de acordo com a universidade escolhida. Porém, as matérias principais são Desenho Técnico, Introdução ao Cálculo, Redes de Computadores etc.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça agora como será o futuro do mercado de trabalho de Engenharia da Computação!