Resiliência vem do latim resilio, que significa voltar ou saltar para trás. Porém, a aplicação desta palavra em nosso dia a dia está mais relacionada ao termo inglês resilient, que significa elástico, que se recupera rapidamente.
Em outras palavras, resiliência, na prática humana, significa a capacidade de retornar a um estado anterior de maneira rápida, como uma mola ou um elástico.
Mas o que isso tem a ver com o seu trabalho? E por que as empresas valorizam tanto pessoas resilientes? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!
O que é resiliência no trabalho?
Resiliência no trabalho é a habilidade de responder rapidamente às diversas situações profissionais e retornar ao seu estado de equilíbrio rapidamente, sem se abalar.
Por exemplo: depois de uma reunião acalorada, em que pessoas levantaram a voz ou tentaram impor seus argumentos, ser capaz de sair da sala sem se sentir com raiva ou mágoa de outra pessoa.
Outro exemplo: passar por uma situação de estresse, em que houve uma grande falha na sua operação, e foi preciso agir rápido para conter os estragos, mas logo em seguida continuar agindo de forma natural.
Esses são apenas alguns exemplos de resiliência. Mas essa habilidade tem uma diversidade tão grande de aplicações que, muitas vezes, fica difícil para as pessoas compreenderem seu real significado.
Por que a resiliência é tão importante?
Vivemos em um mundo no qual inúmeros fatores internos e externos nos afetam.
Prazos apertados, cobrança por resultados, clientes insatisfeitos, chefes microgerenciando o seu trabalho… a lista é imensa.
Todos esses fatores são geradores de estresse, uma condição que afeta 80% dos trabalhadores, segundo o Instituto Americano do Estresse. Destes, 62% afirmam passar um alto nível de estresse, o qual leva ao cansaço extremo e à perda de controle.
Saber gerenciar essas situações de modo mais equilibrado vai te ajudar a não adoecer e, principalmente, se desenvolver profissionalmente com muito mais fluidez.
Mas não é só isso. Confira outros benefícios de ser uma pessoa resiliente:
Mais facilidade na superação de barreiras
Quando você é uma pessoa resiliente, os obstáculos que se apresentam na sua vida, seja pessoal ou profissional, não são capazes de te paralisar.
Pelo contrário, eles te estimulam a pensar de maneira diferente do habitual e a encontrar maneiras inteligentes e criativas de contorná-los.
Mesmo que seja algo difícil, que abale o seu emocional, como uma demissão, por exemplo, você se torna capaz de dar a volta por cima com maior rapidez.
Maior qualidade de vida no trabalho
A qualidade de vida no trabalho está relacionada à sua saúde física, mental e emocional no ambiente de trabalho. Nesse sentido, quem se afeta rapidamente por uma crítica ou se sente pressionado o tempo todo por resultados, não consegue alcançar esse estado de equilíbrio.
É por isso que, ao buscar ter maior resiliência na sua vida, você passa a separar o que é estritamente profissional, sem levar para o lado pessoal. Além disso, consegue discernir quais são as críticas válidas e aquelas que não fazem sentido para você.
Melhor relacionamento com os colegas de trabalho
Outro benefício da resiliência no trabalho é a saúde dos seus relacionamentos no ambiente organizacional.
Isso porque você se torna capaz de resolver conflitos com mais maturidade, sem mágoas ou qualquer sentimento negativo em relação às pessoas.
Ser resiliente também facilita sua comunicação interpessoal, algo que é fundamental para manter o bom convívio dentro do ambiente de trabalho.
Crescimento profissional
A resiliência também pode ser um fator determinante para o seu crescimento profissional, uma vez que posições de liderança requerem esse tipo de habilidade.
Quem ocupa uma posição de liderança na empresa deve ser capaz de lidar com os mais diferentes perfis de pessoas. Além disso, deve saber gerenciar os mais diversos tipos de situações. E isso requer uma boa resiliência.
Agora que você já sabe o que é resiliência e quais as vantagens de ser uma pessoa resiliente, vem o questionamento: como se tornar essa pessoa? Confira a seguir.
Como se tornar uma pessoa mais resiliente?
A resiliência é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida, à medida que você se expõe a diferentes situações e aprende a lidar com elas. Mas existem algumas atitudes que você pode ir adotando a partir de hoje para se tornar uma pessoa mais resiliente:
Desenvolva sua inteligência emocional
Um dos pilares da resiliência é a inteligência emocional, ou seja, sua capacidade de compreender e saber lidar com as suas emoções. Isso porque a resiliência exige muita capacidade de gerenciamento de emoções, caso contrário, você pode entrar naquela situação de alto estresse, ansiedade ou mesmo conflitos no ambiente de trabalho.
Se você quiser saber mais a respeito da inteligência emocional, aqui no blog da Multivix já falamos sobre o assunto no artigo Você sabe o que é inteligência emocional?.
Invista em autoconhecimento
O autoconhecimento permite que você perceba quais situações mexem mais com o seu equilíbrio mental ou emocional, trazendo a oportunidade para que você reflita sobre esses “gatilhos” e como lidar melhor com eles.
Você pode, por exemplo, fazer terapia com um bom profissional de psicologia, praticar meditação ou ainda buscar cursos de desenvolvimento pessoal para aprimorar este processo.
Saiba gerenciar suas expectativas
A palavra expectativa vem do latim expectare, que significa condição de quem espera algo. Porém, a espera é sempre nossa, ou seja, não significa que as outras pessoas devem ou vão responder a essas expectativas.
E quando nossas esperanças não são correspondidas, vem o sentimento de frustração, tristeza, mágoa…
Sendo assim, uma boa maneira de se tornar uma pessoa mais resiliente é justamente aprendendo que os outros não são responsáveis por aquilo que esperamos deles.
Gostou de saber mais sobre resiliência e como desenvolver essa habilidade? Aproveite e descubra quais são as carreiras do futuro e como se preparar para elas!