O que caiu no Enem nos anos anteriores?

Já garantiu sua inscrição no Enem? Então é hora de começar a estruturar sua rotina de estudos!

Para se sair bem na prova, é fundamental que você esteja bem preparado. E uma das formas de fazer isso é conferir o que caiu no Enem nos anos anteriores.

As provas de outros anos podem te ajudar a compreender melhor o funcionamento do Exame Nacional do Ensino Médio e treinar suas habilidades e conhecimentos.

Além disso, resolver essas provas é uma ótima oportunidade de estudar de forma prática. Continue a leitura e saiba o que caiu no Enem nos anos anteriores!

Como saber o que caiu no Enem nos anos anteriores?

No site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira você encontra as provas do Enem desde 1998. São 26 edições do Enem para você usar de base para os seus estudos.

Mas antes de lotar a sua agenda com todas essas provas, vale a pena lembrar que o Enem passou por várias mudanças ao longo do tempo. Portanto, a nossa dica aqui é que você use as provas de trás para frente.

Em outras palavras, pegue primeiro as provas do Enem 2023 para estudar. Depois 2022, e assim por diante. Se você conseguir as questões dos últimos 3 a 5 anos, já terá uma base bastante forte de conhecimento sobre a estrutura e tipo de conteúdo cobrado no Enem.

Por que usar as provas anteriores do Enem para estudar?

O Exame Nacional do Ensino Médio pode ser considerado um dos maiores concursos realizados no país. E, como ele dá acesso a algumas das melhores universidades do Brasil, precisa testar os conhecimentos dos estudantes de forma contundente.

Isso significa que, mais do que avaliar se você adquiriu os conhecimentos básicos do Ensino Médio, o Enem também analisa se você tem capacidade de refletir de forma crítica sobre tais conteúdos.

Além disso, também cobra questões relacionadas a temas atuais e de importância nacional e internacional, com o objetivo de conferir se você tem capacidade de argumentar sobre tais acontecimentos.

Considerando tudo isso, podemos dizer que o Enem não é uma prova fácil. Portanto, quanto mais você conhecer a dinâmica da prova e o tipo de conteúdo que cai nela, maiores serão as suas chances de atingir uma boa nota.

Vale destacar também que praticar para a prova do Enem com as versões anteriores pode contribuir para que você sinta mais segurança nos dias das provas. E isso pode fazer muita diferença na sua concentração, bem como no tempo dedicado a cada questão.

Saber o que caiu no Enem nos anos anteriores também vai te ajudar a direcionar melhor seus estudos, dando maior ênfase àqueles conhecimentos nos quais você tem maior dificuldade.

Quer uma palhinha do que te espera? Então confira a seguir.

Conteúdos que mais caíram no Enem nos anos anteriores

A seguir, você confere alguns dos conteúdos mais cobrados no Enem em anos anteriores:

Português e Literatura

Nos últimos anos, as provas de português e literatura têm sido marcadas pela abordagem de temas contemporâneos e pela interpretação de textos variados, como charges, poemas e trechos de romances.

A gramática também é um ponto importante, com destaque para o emprego dos tempos verbais, concordância nominal e verbal, e interpretação de textos argumentativos.

Matemática

A prova de matemática no Enem tem cobrado questões como resolução de problemas contextualizados, que demandam raciocínio lógico e aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

Além disso, álgebra, geometria, estatística e porcentagem são temas recorrentes, com enfoque na interpretação de gráficos e tabelas.

Ciências da Natureza

Nas provas de ciências da natureza, o Enem costuma abordar conteúdos de biologia, física e química de forma integrada, enfatizando a interdisciplinaridade.

Nesse sentido, questões sobre ecologia, genética, mecânica, termologia, e reações químicas são comuns, com destaque para a resolução de problemas e análise de experimentos.

Ciências Humanas

Em ciências humanas, as questões envolvem principalmente história, geografia, filosofia e sociologia.

O Enem tem explorado temas contemporâneos, como globalização, movimentos sociais, diversidade cultural e questões ambientais. A interpretação de mapas, gráficos e textos históricos também é recorrente.

Redação

A redação é uma das partes mais importantes do Enem e exige dos candidatos a capacidade de argumentação, coesão textual e domínio da norma culta da língua.

Entre os temas abordados nas últimas edições estão questões sociais, ambientais, políticas e culturais.

Dicas práticas para aproveitar melhor as provas anteriores do Enem

Agora que você já sabe o que caiu no Enem nos anos anteriores, que tal conferir dicas práticas para aproveitar melhor as provas das edições passadas para estudar?

Crie flash cards

Os flash cards são ótimos para treinar a resolução de exercícios. Esse método consiste em colocar uma pergunta em cada cartão, embaralhar as questões e ir tirando cards aleatoriamente. Aquelas perguntas que você errar devem ser alvo da sua revisão nos estudos.

Responde ou repassa

Aproveite os flash cards para estudar de forma divertida com seus amigos. Crie um desafio, onde uma pessoa faz a pergunta e outras duas respondem. Se a pessoa não souber a resposta, deve repassar a vez para outra, até que alguém acerte.

Vocês podem incrementar a brincadeira criando pontuações para cada resposta certa. Quem vencer ganha um prêmio.

Simulados

O método mais tradicional e desafiador de usar as provas anteriores do Enem para estudar é fazendo simulados.

Defina um dia da semana em que você possa se dedicar por 5 horas inteiras ao estudo e pegue uma das provas para resolver. Aqui, valem as regras do Enem, como não parar para olhar o celular ou conversar com outras pessoas.

Essa dinâmica pode te ajudar a se preparar psicologicamente quando a prova for para valer.

Pronto para estudar para o Enem e tirar nota máxima? Aproveite e saiba como se dar bem na redação!