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Linkedin: como usar a rede da melhor forma?

Linkedin: como usar a rede da melhor forma?

Quando o assunto é trabalho, a melhor rede social para estar é, sem dúvida, o Linkedin. Com mais de 1 bilhão de usuários distribuídos em 200 países, a rede social promove conexões profissionais e debates em torno de temas emergentes, fomentando a troca de conhecimento.

Contudo, seu potencial para gerar oportunidades de carreira ainda é pouco utilizado pela maioria dos usuários. Isso porque muitas pessoas ainda veem a plataforma como um simples currículo online, onde você mantém publicadas suas experiências profissionais e acadêmicas.

Mas a ferramenta vai muito além disso, é claro. Ela é um ótimo lugar para construir sua marca pessoal e encontrar pessoas que compartilham das suas ideias. Também é um lugar no qual você pode captar leads, criar newsletters e até mesmo páginas corporativas.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir todo o potencial do Linkedin e como utilizá-lo ao seu favor. Continue a leitura!

Por que ter um perfil no Linkedin?

Ter um perfil no Linkedin é obrigatório para quem deseja ser lembrado no mercado de trabalho e encontrar oportunidades de carreira sem precisar sair de casa.

A rede social promove o encontro entre profissionais e empregadores de forma facilitada, o que resulta em 7 contratações por minuto por meio da plataforma.

Para quem atua no segmento B2B, é essencial saber que 80% dos leads gerados em mídias sociais vêm do Linkedin. Nesse sentido, esta é a melhor plataforma para fomentar negócios e se conectar com potenciais parceiros comerciais.

Outra vantagem de estar no Linkedin é a facilidade com que você pode se conectar com profissionais do seu nicho de mercado ou até mesmo referências em determinado segmento.

Assim, você se mantém a par das principais novidades do setor e pode compartilhar sua visão de mundo com essas pessoas ao comentar em seus posts.

Mesmo que você não tenha tempo para ficar navegando pela rede social, é possível agendar a publicação de conteúdos, o que facilita na hora de manter a sua presença de forma constante na rede.

Mas não se engane: mais do que postar, você precisa interagir com as pessoas. Por isso, separe alguns minutos do seu dia para fazer esse trabalho de networking.

Como otimizar seu perfil no Linkedin?

Para que as empresas encontrem você, é fundamental ter um perfil bem otimizado no Linkedin. Ou seja, construído com base em algumas técnicas que facilitam com que a plataforma exiba seu perfil em resultados de buscas. Confira algumas dicas:

Foto

A foto do Linkedin não precisa ser de estúdio, mas deve ter uma boa apresentação e transmitir a ideia que você deseja passar às pessoas. Se você trabalha com publicidade, design, escrita criativa, entre outras áreas mais descoladas, a foto pode seguir essa ideia.

Mas, se você deseja cargos de gerência e direção ou então quer se tornar uma referência para um segmento de mercado mais conservador, a foto deve transmitir essa imagem.

Título

O título pode refletir cargos que você ocupa ou almeja, como Analista de Marketing, ou então focar na transformação que você pode oferecer às pessoas. Por exemplo: conduzo marcas e pessoas do zero ao reconhecimento nas redes sociais.

O importante aqui é inserir palavras-chave que ajudem as pessoas a encontrar você e a identificar de primeira o que você faz. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para definir qual é o melhor título para o seu perfil no Linkedin.

Sobre

Este é o espaço onde você pode explorar a sua trajetória de forma mais livre, contando as pessoas o que faz, que tipo de resultados gera, quais são suas principais habilidades, entre outras características.

Sinta-se à vontade para falar sobre hobbies ou outros elementos que possam gerar conexão com outras pessoas. Mas lembre-se de também utilizar palavras-chave que ajudarão as pessoas a chegar até você e compreender que você pode ser uma boa escolha para uma nova posição.

Experiência

O campo de experiências é totalmente dedicado a criar uma linha do tempo profissional, na qual você lista cargos que ocupou e empresas nas quais trabalhou.

Você pode aproveitar para destacar resultados conquistados e principais competências desenvolvidas em cada experiência.

Formação Acadêmica

Apresente seus cursos em ordem cronológica decrescente, isto é, da mais recente para a mais antiga. Você pode aproveitar para mencionar trabalhos em grupo, detalhes de cada formação e as principais competências adquiridas.

Licenças e certificados

Este é um campo do seu perfil no Linkedin que pode receber licenças profissionais obtidas em órgãos de acreditação profissional e certificados de cursos de extensão ou qualificação profissional.

Projetos

A participação em projetos, voluntários ou não, é uma boa forma de se destacar de outras pessoas no Linkedin e demonstrar seu engajamento com causas sociais ou transformações relevantes para a sociedade.

Aproveite este campo para comunicar o que aprendeu em cada projeto e como cada iniciativa impactou a vida de outras pessoas.

Competências

As competências são habilidades técnicas e comportamentais que você adquire ao longo da vida. Elas podem estar relacionadas ao trabalho, à sua vida acadêmica e até à participação em grupos sociais.

No perfil do Linkedin, elas se transformam em palavras-chave capazes de atrair a atenção de potenciais empregadores ou parceiros de negócios, contribuindo para a formação de networking ou até mesmo a chegada de propostas de trabalho.

Como destravar sua carreira com o Linkedin

Até mesmo quem não tem muita experiência ou ainda não teve a oportunidade de realizar muitos cursos pode se beneficiar de ter um perfil no Linkedin. Isso porque a plataforma oferece cursos gratuitos que contribuem para o desenvolvimento de competências requeridas pelo mercado.

A rede social também oferece planos pagos, a partir dos quais você tem acesso a uma série de ferramentas de captação de leads e vendas. Uma oportunidade de ouro para quem está em busca de clientes qualificados.

Com a assinatura paga, você também pode se conectar com milhares de pessoas e assim ampliar sua rede de contatos de forma mais rápida. Assim, tem a chance de encontrar mais oportunidades.

Mas você precisa de uma assinatura paga para brilhar no Linkedin? A resposta é não. Tudo o que você precisa é se dedicar a construir relacionamentos autênticos, gerando valor para a sua rede por meio do compartilhamento de ideias.

E já que falamos em ideias, que tal aprender a aplicar o storytelling para criar posts ainda mais atrativos no Linkedin?

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!