• Blog
  • Independência financeira: como conquistar a sua

Independência financeira: como conquistar a sua

Independência financeira: como conquistar a sua

Se você está em busca de independência financeira, saiba que não está só. Este é o desejo de 80% das pessoas jovens. Mas será que é só nisso que elas pensam?

Certamente, não. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, conquistar a casa própria, ter uma carreira de sucesso e fazer a diferença no mundo estão entre os sonhos listados por essa parcela da população.

Porém, tudo isso começa com segurança financeira. Afinal, primeiro precisamos satisfazer as nossas necessidades básicas, como alimentação, segurança, educação, moradia, etc, para depois mirar em objetivos mais ousados.

Por isso, resolvemos compartilhar com você dicas fundamentais para alcançar a sua independência financeira e assim alçar voos mais altos na sua vida pessoal e profissional.

Continua com a gente?

Entenda o porquê

De acordo com Simon Sinek, tudo começa com o porquê. Se você sabe por que quer conquistar a sua liberdade financeira, encontrará um como.

Sendo assim, comece se perguntando o básico: por qual motivo você quer sua liberdade financeira? O que te motiva a ir em busca desse objetivo?

Viajar, sair da casa dos seus pais, começar um negócio próprio… as possibilidades são infinitas. E, se você não tiver um motivo bem definido na sua cabeça, pode se perder no caminho e acabar procrastinando seu sonho.

Portanto, pare por alguns minutos e coloque no papel tudo o que você poderia fazer se tivesse independência financeira hoje. Em seguida, enumere todas essas possibilidades por ordem de prioridade.

Assim, você vai começar a entender que caminho tem que tomar para atingir os resultados que deseja.

Tenha um planejamento de curto, médio e longo prazo

Conquistar a liberdade financeira nem sempre é fácil. Algumas pessoas têm apoio dos pais na hora de comprar um carro ou mesmo um apartamento. Outras, não.

Independentemente do seu contexto, o ideal é que você tenha um planejamento de curto, médio e longo prazo. Ou seja, o que você pode fazer a curto prazo para dar os primeiros passos rumo à sua liberdade financeira? E no médio prazo, é possível fazer algo mais?

Por exemplo: se você já trabalha, talvez seja possível guardar uma porcentagem do seu salário todos os meses para abrir um pequeno negócio. Essa é uma estratégia de curto prazo que te permite planejar quando será possível conquistar sua liberdade financeira.

Uma estratégia de médio prazo seria guardar o dinheiro do seu décimo terceiro salário para dar um up nas suas economias do ano todo e, assim, alcançar seu sonho mais rapidamente.

Quando você traça um plano, fica mais fácil identificar o que precisa fazer para alcançar seus objetivos. E assim, pode quebrar esse objetivo maior em tarefas menores, mais fáceis de gerenciar e de ajustar, caso seja necessário.

Comece reduzindo gastos desnecessários

Sabe aquele lanche na rua, o livro que você comprou, mas nem vai ler, ou mesmo aquela peça de roupa que você achou bonita, mas não precisa?

Esses são gastos supérfluos que podem fazer toda a diferença no tempo que você vai levar para conquistar a sua independência financeira. Portanto, comece seu planejamento eliminando os gastos desnecessários.

Faça uma planilha ou baixe um app de gestão financeira para controlar melhor suas finanças. Liste todas as suas despesas fixas e indispensáveis, como a mensalidade da faculdade, a conta de luz e telefone, etc.

Depois, verifique a sua conta do cartão de crédito para eliminar o que não for estritamente necessário. Será que você precisa pagar três serviços de streaming ao mesmo tempo?

Faça uma varredura em tudo o que pode ser cancelado ou ajustado para que se torne menos custoso para você. E sabe o que fazer com a diferença? Guarde-a.

Busque fontes alternativas de renda

Ter independência financeira pode exigir um esforço a mais. Mas com certeza você sentirá que valeu a pena quando atingir seu objetivo. E que esforço é esse?

Talvez você tenha que buscar fontes alternativas de renda, seja em tempo integral ou parcial. E aí, as opções são inúmeras.

Você pode começar pelo mais básico, como vender sanduíches naturais ou bombons para os seus colegas de turma, por exemplo. Também pode aproveitar um conhecimento ou habilidade que tenha para ajudar outras pessoas.

Que tal levar os cachorros da vizinhança para dar um passeio? Ou, ainda, dar aulas de reforço escolar para as crianças do seu bairro?

Quem sabe, você possa ajudar os idosos da sua vizinhança com dicas de tecnologia e acessibilidade à internet.

Adora escrever? Que tal buscar trabalhos como redator freelancer? Ou então, gerenciar as mídias sociais dos pequenos empreendimentos do seu bairro?

Gosta de jardinagem ou paisagismo? Aproveite seu hobby para fazer uma renda extra deixando o jardim dos seus vizinhos mais bonito.

Sabonetes artesanais, crochê, marchetaria, planilhas de excel, apresentações de Power Point… Tem tanta gente precisando de serviços individualizados que poderíamos passar horas e horas listando as possibilidades aqui.

Mas deixamos essa tarefa para você: liste 10 coisas que você sabe fazer muito bem e pelas quais poderia cobrar para fazer para outras pessoas. Então comece a divulgar seus serviços.

Qualifique-se

Quanto mais conhecimento e habilidades você adquire, mais oportunidades de carreira tem ao seu dispor.

Afinal, você pode transitar entre cargos, exercer mais de uma profissão, assumir posições de liderança e até mesmo empreender por conta própria aplicando os conhecimentos adquiridos.

Além disso, o aumento da renda está diretamente relacionado à qualificação das pessoas, pois cargos de maior remuneração exigem mais habilidades. Sendo assim, quanto mais você investe em aprendizado, mais portas está abrindo para o seu sucesso profissional. Logo, para sua independência financeira.

Aqui na Multivix, acreditamos no seu potencial e transformamos objetivos em cursos de graduação e pós-graduação para que você possa conquistar a sua independência financeira com qualidade e segurança.

Faça parte do time Multivix. Conheça nossos cursos!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!