A pandemia de coronavírus forçou muitas empresas a se reinventarem. A impossibilidade de realizar eventos presenciais provocou uma verdadeira migração para o digital, levando muitos a acreditarem que não haveria regresso.
Mas a verdade é que, tão logo a pandemia deu sinais de melhoria e as atividades presenciais voltaram a ser possíveis, a demanda por eventos presenciais retornou com tudo.
Confira agora como está o mercado para a gestão de eventos e as vantagens de atuar nesta área!
Eventos: da crise ao crescimento
De acordo com estudos, o setor de eventos teve um déficit de 230 bilhões de reais nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia de coronavírus.
E não é para menos: as atividades presenciais tiveram que ser paralisadas por meses a fio, até que a maioria da população estivesse vacinada e protegida contra o vírus.
Mas, com o fim da pandemia, as pessoas estavam ávidas por contato humano. E isso se refletiu em um crescimento de 400% em relação ao ano de 2020 e a um faturamento de 75,4 bilhões de reais em 2022.
Só entre janeiro e setembro de 2022, o ecossistema de eventos gerou mais de 229 mil empregos em todo o país, demonstrando sua força na retomada da economia.
Dentro deste contexto, as expectativas para 2023 são de crescimento e grandes oportunidades.
Tendências do setor de eventos para ficar de olho
Trabalhar com gestão de eventos exige que você esteja a par das tendências que surgem para o segmento. Por isso, listamos a seguir o que estará em alta em 2023 e nos próximos anos:
Micro eventos
Mesmo com a volta à normalidade nas atividades presenciais, tomar cuidado com aglomerações continua sendo uma medida de proteção. Nesse sentido, os micro eventos ganharam muita força.
De forma resumida, são eventos com pequenas quantidades de participantes, nos quais existe uma interação maior entre as pessoas. Exemplo disso são os workshops, oficinas, sessões de degustação e rodas de conversa, entre outros.
Além da proteção, os micro eventos oferecem experiências diferenciadas para quem está participando, já que existe mais protagonismo dos participantes. Deste modo, é possível criar vínculos mais fortes e duradouros entre uma empresa e seu público.
Eventos híbridos
Uma das tendências para 2023 e anos seguintes é a manutenção dos eventos híbridos, isto é, parte presenciais, parte on-line.
Essa tendência se configurou por vários motivos, mas o principal deles é, sem dúvida, a escalabilidade.
Eventos presenciais têm espaço limitado. E quanto mais espaço você precisa contratar, mais caros os eventos ficam. Nesse sentido, ao optar por transmitir o evento online, você amplia sua capacidade de participantes sem, no entanto, precisar gastar mais com estrutura física.
Os eventos híbridos também atendem a uma tendência natural dos consumidores: a comodidade. Tem gente que prefere assistir a um evento on-line, do conforto da sua casa, em vez de ter que se deslocar até o local onde ele está sendo realizado.
Tecnologia por todos os lados
A tecnologia é uma grande aliada do setor de eventos, pois é capaz de gerar experiências inovadoras e, ao mesmo tempo, munir a equipe de gestão de eventos de dados essenciais sobre os participantes.
Por esse motivo, mais do que nunca, a tecnologia estará presente na maioria dos eventos, sejam eles presenciais ou on-line.
Do momento da inscrição, passando pelo check-in e a experiência pós-evento, a tecnologia deverá se focar na experiência do usuário. Isto significa investir em recursos como inteligência artificial, realidade virtual e meta verso.
Mídias sociais provocando interatividade
As mídias sociais continuam sendo fortes aliadas de quem trabalha com gestão de eventos. Isso porque elas oferecem diversos recursos para interagir com o público antes, durante e após os eventos.
No pré-evento, é possível realizar a divulgação e desencadear ações de expectativa. Algo que já é bem conhecido no mercado de lançamentos.
Durante o evento, é possível enviar pesquisas em tempo real, fornecer materiais adicionais mediante leitura de QR Code e até brincar com os participantes através de estratégias de gamificação.
No pós-evento, você pode dar continuidade ao relacionamento, oferecendo insights por meio de postagens, enviando materiais adicionais via mídias sociais ou ainda fomentar outros sub-eventos para aumentar o seu alcance e engajamento.
Gestão de eventos com ESG
Outro ponto que será destaque nos eventos no pós-pandemia é a adoção da ESG – Environmental, Social and Governance. Ou seja, eventos mais sustentáveis, socialmente responsáveis e ambientalmente corretos.
Isso significa pensar o planejamento de eventos com mais consciência, prezando por materiais recicláveis, redução do consumo de recursos naturais, atenção para qualquer impacto ambiental e muita inclusão social.
Como se preparar para este novo cenário na gestão de eventos?
Como você pôde notar, o setor de eventos está trazendo muitas novidades e, com elas, muitas oportunidades também.
Mas, para aproveitá-las, você precisa se preparar. E a melhor forma de fazer isso é buscando qualificação profissional.
Melhor ainda, se for uma formação de nível superior, que te dê as ferramentas certas não só para ingressar no mercado de eventos, mas para desenvolver sua carreira com segurança.
É por isso que aqui na Multivix desenvolvemos a graduação tecnológica EAD em gestão de eventos com uma grade curricular totalmente focada nas necessidades do mercado.
Ao longo da formação, você desenvolve todas as habilidades de que necessita para se tornar um profissional de gestão de eventos de destaque e conquistar as melhores oportunidades do setor.
Nos 4 semestres da graduação, você vai aprender a planejar, executar e mensurar resultados de eventos sociais, esportivos, corporativos e culturais de forma estratégica.
Também vai ter a oportunidade de se aprofundar em eventos gastronômicos, turismo de eventos e eventos técnico-científicos. Além disso, você vai se aprofundar em ferramentas de marketing on e off-line para aproveitar todo o potencial dos eventos híbridos.
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