No campo da pesquisa, existem muitos métodos de estudo que contribuem para uma melhor compreensão de tendências e comportamentos. E um desses métodos é o estudo transversal.
Muito utilizado na área de saúde, esse método de estudo ajuda os profissionais a analisar dados de maneira observacional, sem a necessidade de interação direta com a população que está sendo pesquisada.
Seu principal uso está na investigação da prevalência de uma determinada condição em um grupo específico e contribui para o desenvolvimento de soluções adaptadas a esse público.
Quer saber mais sobre o assunto? Continua a leitura!
O que é um estudo transversal?
Estudo transversal é um método de análise baseado na observação de dados, sem a interação direta entre a pessoa que faz a análise e a população analisada.
Ele tem por objetivo investigar a predominância de determinadas condições, como doenças, em um determinado período de tempo e um grupo específico de pessoas.
Por exemplo: o estudo transversal pode ser utilizado para analisar a predominância de doenças em uma cidade após um desastre natural, como o de Mariana, em 2015.
Nesse sentido, trata-se de uma importante ferramenta de trabalho para profissionais de saúde. Mas esse método de estudo também pode ser aplicado em outras áreas, como você verá a seguir.
Onde posso aplicar o estudo transversal?
O estudo transversal é um método de análise que pode ser empregado em inúmeros contextos, como:
Educação
Na educação, o estudo transversal pode ajudar a compreender o impacto da alimentação deficitária no processo de aprendizagem dos alunos.
Também pode contribuir para entender os diferentes mecanismos de aprendizagem de determinados grupos, auxiliando no estabelecimento de um processo educativo mais individualizado.
Nas empresas
Nas empresas, o estudo transversal pode ser aplicado para compreender como diferentes setores reagem às políticas de recursos humanos ou como diferentes níveis hierárquicos respondem a decisões tomadas pela organização.
Na saúde
Neste campo, o estudo transversal pode contribuir para identificar a prevalência de doenças em grupos específicos, como a ocorrência de fibromialgia em mulheres, ou os riscos biológicos dentro de um centro de pesquisas, por exemplo.
No comércio
O comércio pode se beneficiar muito do estudo transversal na pesquisa sobre o comportamento dos consumidores e como eles reagem a novos produtos, variações de preços e até localização de lojas.
No marketing
O marketing também pode aplicar o estudo transversal para se aprofundar no comportamento dos consumidores e identificar melhores formas de comunicação com cada público, assim como aprimorar suas estratégias mercadológicas.
Você também pode aplicar o estudo transversal em áreas como administração, engenharia e mobilidade urbana, entre muitas outras. Basta compreender o seu objetivo, o público a ser estudado e o contexto no qual está inserido.
Como funciona um estudo transversal?
A equipe de pesquisadores aplica questionários quantitativos e qualitativos a um determinado grupo de pessoas, visando identificar a prevalência da condição estudada naquele momento.
Após a coleta de informações, procede-se com a análise dos dados, visando determinar a quantidade de pessoas afetadas dentro do grupo analisado.
Qual a importância do estudo transversal?
O estudo transversal pode contribuir de inúmeras formas para o avanço de pesquisas e políticas públicas de saúde.
Ele pode, por exemplo, apontar a necessidade de intervenção em um determinado local devido à contaminação de rios, que podem prejudicar a saúde da população ribeirinha.
Outra vantagem do estudo transversal é detectar a predominância de determinados tipos de doenças em um segmento específico da população, como é o caso da prevalência de certos tipos de câncer em pessoas fumantes.
Identificar a correlação entre a poluição do ar em grandes centros urbanos e o surgimento de problemas respiratórios é outro exemplo de como o estudo transversal pode ser aplicado.
Além disso, o estudo transversal tem um custo financeiro mais interessante do que outros métodos de pesquisa, o que faz com que muitos estudantes e pesquisadores optem por ele na hora de analisar dados.
Como conduzir um estudo transversal?
Para desenvolver um estudo transversal é fundamental seguir uma sequência organizada de ações, a fim de garantir a fiabilidade do estudo, bem como a qualidade dos dados coletados e analisados.
Defina seu objetivo
O que você deseja analisar? Ter em mente o que você pretende investigar com o estudo transversal é o primeiro passo para conduzir a sua análise e não perder de vista seu objetivo final.
Segmente sua amostra
Qual é o grupo ou população que você deseja analisar? Trata-se dos moradores de uma cidade, os pacientes internados em um hospital ou os trabalhadores de uma indústria?
Quanto mais você conhecer esse público a fundo, mais fácil será conduzir o terceiro passo do seu estudo.
Identifique as variáveis
O terceiro passo para realizar um estudo transversal é identificar as variáveis que serão estudadas, isto é, quais dados você pretende analisar?
Saiba exatamente quais dados você vai precisar para conduzir seu estudo de forma a torná-lo o mais preciso possível.
Colete os dados
Agora chegou a parte prática do estudo transversal, ou seja, a coleta de dados. Essa coleta pode ser feita de várias maneiras, desde entrevistas pessoais até o preenchimentos de questionários online.
Vale a pena orientar os participantes da pesquisa com antecedência sobre os seus objetivos e a importância de responder às perguntas com o máximo de precisão e transparência possível.
Caso haja necessidade de exames, lembre-se de obter o consentimento das pessoas para isso e manter o sigilo sobre os dados sensíveis.
Faça a análise dos dados
Depois da coleta, vem a análise de dados, que pode ser considerada uma das etapas mais importantes de todo o estudo transversal. Isso porque é durante a análise que você vai tirar as conclusões sobre o seu estudo e também obter insights que podem expandir seu objetivo de pesquisa.
Como você pode ver, o estudo transversal é uma excelente forma de conduzir pesquisas e apresentar resultados. Mas ele não é o único, conheça também o estudo de caso e como desenvolver um!