A área de Engenharia é bastante procurada por diversos estudantes. O curso de Engenharia Elétrica é um dos mais requisitados pelos amantes de exatas, devido à sua possível expansão e possibilidades de mercado.
Neste texto, você entenderá quais assuntos são estudados durante o curso de Engenharia Elétrica, em quais áreas esse tipo de profissional poderá atuar e quais características ele deverá ter para se destacar no mercado.
O que se estuda em um curso de Engenharia Elétrica?
Quem cursa a faculdade de Engenharia Elétrica lidará com muitas matérias da área de exatas. Algumas como álgebra, geometria e cálculo se farão presentes durante todo o período de estudo. A seguir, confira outras matérias que fazem parte da grade curricular dessa formação:
- Álgebra Linear;
- Cálculo Numérico;
- Eletrônica Básica;
- Física;
- Química Geral;
- Circuitos Integrados;
- Conversão de Energia;
- Eletrônica Digital;
- Instalações Elétricas;
- Ondas eletromagnéticas;
- Instrumentação eletrônica;
- Semicondutores;
- Sistemas de energia Elétrica;
- Eletrônica;
- Telecomunicações;
- Sistemas de Controle;
- Eletrônica de Potência;
- Processamento de Sinais.
A ordem ou nome das matérias podem sofrer mudanças a depender da instituição de ensino escolhida pelo aluno para cursar Engenharia Elétrica. Entretanto, o curso sempre abordará matérias de dois tipos: os fundamentos da Engenharia e matérias específicas para o exercício da profissão.
Quer saber como funciona o curso de Engenharia Elétrica da Multivix? Então clique aqui e baixe o nosso e-book com todas as informações sobre o curso!
Como está o mercado para o profissional de Engenharia Elétrica?
Com o atual plano do governo de expandir o setor de energia nacional, é esperado que exista uma alta demanda por profissionais nessa área em todo o país.
O Engenheiro Elétrico é requisitado em empresas privadas e públicas e para uma diversidade de cargos. Ele poderá trabalhar diretamente com a geração de energia, como em hidrelétricas, eólica ou solar. Também é bastante comum encontrar engenheiros eletricistas atuando em empresas de comunicações, realizando a projeção de redes 3G ou 4G, além de construir sistemas de processamento e comunicação digital.
Também existe espaço para o engenheiro eletricista na área de automação, na qual ele ficará responsável em criar equipamentos que ajudem e facilitem os serviços feitos pela empresa em escala industrial, maximizando a sua produtividade.
Outra área que necessita constantemente de engenheiros elétricos é a de construções, já que a parte elétrica de uma casa, indústria ou prédio precisa ser planejada e feita por especialistas na área.
Quais as características de um engenheiro elétrico?
Um engenheiro elétrico precisa se manter constantemente atualizado sobre a sua área de atuação: um profissional que se mostra capacitado e antenado com as tendências da sua profissão, se destaca no mercado.
Um bom engenheiro elétrico também precisa saber gerenciar o seu tempo, já que precisará lidar com vários processos durante o seu período de trabalho, além disso, deverá reservar um tempo do seu dia para estudar.
E então? Decidiu que fará uma faculdade de Engenharia Elétrica? É muito importante escolher uma instituição de ensino que lhe forneça um ensino de qualidade e materiais de ponta para o treinamento prático da profissão, como a Multivix.