Enem: cronograma para não perder nada em 2024

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio já está com as inscrições abertas e consiste em uma das melhores formas de avaliar seu aprendizado no Ensino Médio. Além disso, ele abre portas para inúmeros processos seletivos para o ensino superior, tanto em faculdades públicas quanto privadas.

Exatamente por isso, milhares de estudantes de todo o país já estão atentos ao cronograma do Enem 2024 para não perder nenhum detalhe e assim garantir sua entrada na graduação.

Se você é uma destas pessoas, continue neste artigo. Vamos te dar todos os detalhes do Enem 2024!

O que é o Enem?

Enem é o acrônimo para Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova aplicada a nível nacional que tem por objetivo avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes ao longo do Ensino Médio.

Aplicado desde 1998, o Enem já sofreu várias mudanças e hoje consiste em uma das formas mais democráticas de se conquistar uma vaga em uma universidade, seja pública ou privada.

Com a sua nota do Enem, você pode se candidatar em várias instituições de ensino sem a necessidade de fazer vários vestibulares. Desse modo, você ganha mais tempo para se dedicar aos estudos e focar em uma única prova, com validade nacional.

Inclusive, muitas instituições de ensino aceitam inscrições com notas de edições passadas do Enem, isto é, de anos anteriores. Assim, você não precisa fazer a prova todos os anos, a menos que queira.

Qual é o cronograma do Enem 2024?

De acordo com o Edital no. 51 do Diário Oficial da União, de 10/05/2024, o Enem cumprirá o seguinte cronograma:

• Inscrições: de 27/05/24 a 07/06/24
    • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/05/24 a 12/06/24
    • Tratamento pelo nome social: de 27/05/24 a 07/06/24
  • Atendimento especializado
    • Solicitação: de 27/05/24 a 07/06/24
    • Resultado: 17/06/24
    • Recurso: de 17/06/24 a 21/06/24
    • Resultado do recurso: 27/06/24
  • Aplicação da prova: 03 e 10/11/24
  • Divulgação do gabarito: 20/11/24
  • Divulgação do resultado: 13/01/25

Estar atento aos prazos é fundamental para que você não perca a oportunidade de realizar a prova do Enem e de garantir a sua vaga na universidade de sua preferência. Mas afinal, quem pode fazer o Enem?

Quem está apto a fazer o Enem?

Agora que você já conhece o cronograma do Enem 2024, talvez esteja se perguntando se você pode realizar a prova. Por isso, vamos dar mais detalhes a você.

Todas as pessoas que já concluíram o Ensino Médio podem realizar o Enem 2024 e utilizar a nota obtida para concorrer a uma vaga no ensino superior. E isso se aplica não só a quem acabou de concluir o Ensino Médio, mas também àquelas pessoas que já o fizeram há bastante tempo.

Portanto, se você sempre teve o desejo de fazer um curso superior mas nunca teve oportunidade, também pode aproveitar o Enem para realizar este sonho.

Só para você ter uma ideia, o Enem 2023 contou com 9.475 candidatos acima dos 60 anos de idade. Viu como nunca é tarde para estudar?

Outra coisa que talvez você não saiba, é que quem ainda não terminou o Ensino Médio também pode realizar a prova. Essas pessoas são chamadas de “treineiros”.

Neste caso, você realiza o Enem para conhecer melhor o formato da prova e testar como andam os seus conhecimentos. A diferença é que você não poderá utilizar a sua nota para ingressar em uma faculdade.

Por outro lado, já terá um bom parâmetro para saber o que precisa estudar com mais dedicação para se sair bem quando for a sua vez de fazer o Enem para valer.

Como funciona o Enem, afinal?

De acordo com o cronograma do Enem 2024, as provas serão divididas em dois dias: 03 e 10/11/24. No dia 03, a duração das provas será de 5h30 e no dia 10, de 5h.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estão abarcados os conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, você será avaliado em seus conhecimentos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, serão avaliados os conhecimentos de Química, Física e Biologia. Por fim, em Matemáticas e suas Tecnologias, seus conhecimentos de matemática serão colocados à prova.

Cada uma dessas provas é composta de 45 questões e a redação tem teor argumentativo-dissertativo. Para ela, é fundamental que você esteja a par dos principais acontecimentos nacionais e internacionais, além de ter a habilidade de se expressar de forma coerente e coesa na escrita.

Como utilizar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior?

A nota do Enem pode ser usada em três programas governamentais: o Fies, o Sisu e o Prouni.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é o mais utilizado pela maioria dos estudantes, pois ele substitui o vestibular em inúmeras instituições de ensino. Dessa forma, você apenas se inscreve para o curso e instituição desejados e aguarda o resultado classificatório por nota.

No Prouni, você inscreve sua nota do Enem para concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas. E no Fies, você utiliza sua nota do Enem para obter financiamento estudantil para ingressar em uma universidade particular.

Aqui na Multivix, você pode utilizar a sua nota do Enem para concorrer a qualquer uma dessas modalidades. Além disso, tem acesso a outras opções de crédito e bolsas estudantis.

Acesse nosso site e conheça todas as possibilidades de ingresso!