Você sabe como funciona o curso de Biomedicina? Essa área do conhecimento é uma intersecção entre a Ciência Biológica e a Ciência da Saúde. Nele, o estudante tanto aprende conteúdos próximos das formações em Biologia e Química, quanto os conhecimentos da Medicina.
Assim, quem cursa biomedicina tem um papel muito importante na sociedade atual. Ele é o grande responsável por estudar as patologias e desenvolver os tratamentos que serão usados pelos médicos para tratar os pacientes.
Quer conhecer mais algumas curiosidades sobre a área? Continue a leitura!
O biomédico pode atuar em dezenove áreas
A pessoa formada no curso de Biomedicina pode atuar, até o momento, em dezenove diferentes áreas. Essa informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região em seu site oficial.
Nesse portal você encontra a lista completa com todas as áreas validadas pelo Conselho e uma breve descrição sobre o trabalho e as competências necessárias em cada uma delas — vale a pena olhar para entender o que lhe espera após se formar.
O trabalho da Biomedicina está intimamente ligado à ciência
O bacharel em Biomedicina é uma pessoa que tem sua atividade profissional intimamente ligada ao método científico. Mesmo em campos mais práticos, como a fiscalização, a metodologia de pesquisa é aplicada constantemente.
Isso faz da área uma excelente opção para quem gosta de ciência, mas não sabe, ao certo, se quer seguir uma carreira acadêmica (fazendo pesquisas no Mestrado e Doutorado) ou atuar diretamente no mercado.
Várias áreas precisam do biomédico para que possam funcionar
A Biomedicina é muito conhecida pelos seus trabalhos no âmbito de centros de pesquisa de medicamentos, no quais os profissionais analisam patógenos, testam reagentes e desenvolvem fármacos.
Entretanto, o biomédico também tem seu espaço em outros ambientes. Na área da pesquisa é possível trabalhar, também, com a produção de produtos estéticos, por exemplo. Além disso, esse profissional também atua em:
- controle de epidemias;
- órgãos de fiscalização como a vigilância sanitária;
- laboratórios de análise;
- entre outras áreas.
O curso de Biomedicina é amplo e completo
O curso de bacharelado em Biomedicina é uma formação muito interessante, que faz a ligação de conhecimentos de diversas áreas, como a Química, a Biologia e a Medicina.
Assim, na graduação o estudante aprende sobre o funcionamento dos vírus e bactérias, suas estruturas e ciclo de vida, bem como sobre o corpo humano. A formação também é repleta de conteúdos práticos que envolvem análises laboratoriais e trabalhos com diagnósticos.
Além disso, a faculdade de Biomedicina abre várias portas para você, tanto no mercado quanto no meio acadêmico. Assim, essa é uma das formações mais interessantes e ricas disponíveis atualmente.
Quer saber um pouco mais sobre o que o biomédico faz? Leia nosso texto que fala sobre o que fazer depois de se formar em Biomedicina!