Menu
  • Blog
  • Como posso começar uma redação
Como posso começar uma redação

O primeiro passo é sempre o mais difícil. Isso vale para tudo na vida: um empreendimento, aprender um esporte ou começar uma redação. E se você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) essa última é especialmente importante.

Mas calma, fazer uma introdução incrível não é nenhum bicho de 7 cabeças. Se você seguir algumas técnicas e tiver atenção, com certeza o primeiro parágrafo da sua redação será muito bom.

Por isso, neste texto daremos algumas dicas para que você comece sua redação com o pé direito. Vamos lá?

Apresente o tema

A melhor maneira de começar uma redação é apresentado o tema. A introdução, como a nomenclatura já diz, é para apresentar o conteúdo que será trabalhado ao longo dos próximos parágrafos.

É interessante repetir o nome do tema, ou usar sinônimos para mostrar que a redação será sobre aquele assunto específico.

Contextualize o tema

A introdução, por outro lado, não deve ser usada apenas como uma forma de falar que você escreverá sobre o assunto X ou Y. Na verdade, ela precisa contextualizar o seu tema e mostrar para o leitor qual é o seu viés de análise, mas sem emitir opinião ou argumentar.

Então, imagine que você precisa fazer uma redação sobre o uso da tecnologia no século XXI. Uma boa introdução seria mais ou menos assim:

“Os avanços tecnológicos conquistados na última década permitiram a evolução de várias áreas do conhecimento. Entretanto, ela também gerou patologias.”

Ao escrever a introdução dessa forma, você mostra que o seu tema é falar sobre a tecnologia no século XXI, mesmo sem dizer isso diretamente. Além disso, essa introdução mostra, também, que o texto falará dos danos que essa tecnologia pode provocar.

Seja objetivo

A sua introdução deve ir direto ao ponto. Para começar uma redação corretamente é importante mostrar o que será discutido e qual é o viés do texto em, no máximo, três linhas. Caso passe disso, tente cortar o que não é essencial.

Lembre-se: é no primeiro parágrafo que você pode conquistar ou afastar o seu leitor.

Deixe a argumentação para o desenvolvimento

Além de seguir todas essas dicas, também é muito importante que você não argumente na introdução. Toda a justificativa do seu posicionamento deve aparecer no desenvolvimento do texto — esse é o espaço para isso.

Dessa forma, uma introdução que fale, por exemplo:

“A tecnologia proporcionou muitos avanços científicos na última década. Entretanto, seu uso abusivo acarretou e baixo entendimento dos usuários culminou em patologias.”

Por mais que este trecho esteja bem escrito, ele tem um erro gravíssimo: a segunda frase começa a argumentar a respeito do tema. Em uma prova, como o Enem, você pode perder muitos pontos se fizer isso, já que demonstra falta de domínio em relação à estrutura textual que está sendo avaliada.

Como você pode ver, começar uma redação não é nenhum grande segredo, muito menos um “bicho de 7 cabeças”. Tudo o que você precisa fazer é manter o foco, entender a proposta e usar os conhecimentos que tem sobre a produção textual.

Para melhorar ainda mais as suas habilidades nessa área, recomendamos que você leia nosso texto sobre as técnicas para se fazer uma boa redação! Ah, caso ainda esteja em dúvida sobre qual faculdade fazer, leia o e-book no qual falamos da escolha do curso a partir do seu perfil!