Como fazer um plano de estudo para faculdade EaD

Estudar no modelo EaD traz uma série de benefícios: economia de tempo e dinheiro, maior flexibilidade e a capacidade de se autoconhecer. Entretanto, para ter sucesso nessa modalidade, é imprescindível ter um plano de estudo EaD. Neste texto, lhe daremos algumas dicas de como fazer esse planejamento, então prepare o papel, caneta e boa leitura!

Em qualquer graduação, ter um plano de estudos é essencial para manter o foco e a organização. Saiba como montar para seu curso EaD.

Separe o período de estudo de cada matéria de acordo com a sua importância

O primeiro passo para saber como estudar a distância é definir quais serão os períodos de estudo para cada matéria. É indicado que não divida o seu horário de estudo igualmente para cada matéria, já que elas possuem diferenças de conteúdo. Isto é, uma disciplina pode ser mais fácil para você, enquanto outras podem ser mais difíceis.

Dedique mais tempo para aquelas matérias consideradas importantes no período ou as que você tenha uma maior dificuldade. Com isso, você conseguirá se sair melhor nelas e tirar boas notas nas provas.

Defina suas metas

Um ótimo jeito de se sentir motivado a estudar cada vez mais é definir metas de pequeno, médio e longo prazo na área de estudo EaD. Por exemplo: você poderá estipular tirar uma certa nota em uma matéria, ou aprender toda uma matéria em um certo período.

É importante que não estipule metas difíceis de serem cumpridas, caso o contrário, isso lhe causará desestímulo  para estudar. Ao mesmo tempo, procure não fazer metas muito fáceis, pois você não passará por desafios.

Organize seus horários em uma tabela

Uma outra forma de entender como estudar a distância e  visualizar melhor como está sua semana e os horários dedicados para estudar é por meio de uma tabela. Com ela, você terá uma visão mais ampla do que precisa fazer durante esse período e organizar melhor os tempos livres para estudar.

Você poderá criar a sua tabela no Excel ou procurar um modelo pronto para imprimir. Assim, você poderá colocá-la na parede ou em algum local visível no seu quarto, para que possa consultá-la sempre que precisar.

Se mantenha organizado

Um estudante EaD precisa se manter sempre organizado, para que nenhuma matéria seja esquecida e para conciliar os seus demais afazeres com os estudos, garantindo, assim, um bom aprendizado.

Por mais que seja um benefício ter flexibilidade para estudar, não deixe essa ação para a última hora e procure sempre revisar o seu planejamento para evitar imprevistos e  mudanças na sua rotina que lhe atrapalhem.

Seja disciplinado na sua faculdade EaD

Estudantes EaD também precisam ser bastante disciplinados para seguirem o seu próprio plano de estudo à risca. Mantendo uma rotina, conseguirão ver toda a matéria antes de realizarem as suas provas semestrais.

Procure formas de evitar a preguiça e escolha os turnos em que você está mais focado para estudar, assim você conseguirá bater todas as suas metas, além de ter um ótimo rendimento acadêmico.

Aprendendo como fazer um plano de estudo para a sua faculdade EaD, você conseguirá ter um bom desempenho nas matérias fáceis e difíceis, ter disciplina e organização para estudar em casa, além de conseguir altas notas nas suas provas e trabalhos acadêmicos.

Gostou do texto? Então baixe o nosso guia e saiba tudo sobre o modelo de ensino EaD!