Carreira em Pedagogia: onde você pode atuar?

Existe um mito que os formandos em Pedagogia apenas podem atuar dentro de sala de aula. Logo, as pessoas imaginam que ao longo da sua carreira, elas vão se empenhar em apenas alfabetizar crianças no ensino fundamental e assim por diante. Esse raciocínio não está completamente errado, mas as atividades de um pedagogo vão muito além disso.

A Faculdade de Pedagogia oferece inúmeras possibilidades profissionais e algumas delas até estão distantes do ambiente escolar tradicional, como a grande maioria costuma prever. Conheça um pouco mais sobre os outros campos de atuação desta importante área da educação!

Nova call to action

Gestão Escolar

Atuar na administração educacional é um dos caminhos mais comuns – e mais cobiçados – para os pedagogos mais experientes. Essa área possui diversas posições que podem ser preenchidas, como supervisão, coordenação e direção. Em todos os casos, o profissional assume a responsabilidade do acompanhamento pedagógico de uma instituição de ensino. Esses cargos se destacam por oferecer excelentes remunerações para quem tem especialização.

Hospitais Pediátricos

Garantindo o acesso à educação para crianças e adolescentes que estão internados ou doentes, a Educação Hospitalar realiza um trabalho bastante humanístico. De forma personalizada, o pedagogo produz conteúdos educacionais adequados para que o aluno-paciente possa continuar os estudos de acordo com as suas limitações.

Além de ajudar os pacientes com suas tarefas escolares, o profissional desenvolve atividades lúdicas e recreativas para aliviar a tensão do ambiente hospitalar. As iniciativas envolvem contação de histórias, jogos educativos, sessão de filmes, entre outras possíveis brincadeiras que estejam relacionadas aos assuntos que estão sendo estudados.

Psicopedagogia

Essa é uma área que vem se destacando nos últimos anos, ao explorar os conceitos da Psicologia e Pedagogia, porém, o pedagogo necessita de uma especialização específica para atuar. Seu trabalho consiste em acompanhar o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, identificar possíveis transtornos e realizar um tratamento para diminuir tais problemas de assimilação, por exemplo.

Além de atuar em ambientes escolares, o psicopedagogo pode colaborar com as dificuldades de aprendizagem de indivíduos em hospitais, empresas e ONGs. Bem como desenvolver tratamentos individuais em consultórios.

Empresas

A Pedagogia Empresarial é um ramo da educação que tem como objetivo reconstruir e exercitar conceitos básicos dentro do ambiente corporativo. O pedagogo vai desenvolver atividades e treinamentos específicos que envolvam a criatividade, espírito de equipe e capacidade de concentração, por exemplo.

A intenção de ter esse profissional dentro de empresas de diversos setores é criar estratégias educacionais que provoquem mudanças no comportamento dos colaboradores. Todo esse aprendizado será utilizado para melhorar o desempenho da equipe dentro do ambiente de trabalho, assim como ter efeitos na vida pessoal desses indivíduos.

Editoras

Os conhecimentos da Pedagogia Tradicional são essenciais para a elaboração de materiais didáticos e publicações destinadas para o público infantil. Atualmente, as principais editoras brasileiras possuem oportunidades para que pedagogos atuem na criação e edição de conteúdos educativos para diversas idades.

Jogos e Programas Educativos

Assim como dentro das editoras, os pedagogos podem trabalhar em parceria com desenvolvedores de softwares educativos. Com essa indústria conquistando cada vez mais espaço no Brasil, os conceitos da Pedagogia podem ser aplicados dentro de jogos e programas focados na construção do saber de crianças e jovens.

Gostou de conhecer as várias oportunidades que o curso de Pedagogia oferece aos formandos? Encantou-se ainda mais por essa área da educação? Venha para Multivix e descubra como se inscrever nessa importantíssima graduação!